Home / Animais / Olhos das Aranhas: Elas Tem Visão? Como Funciona? Quantos Tem?

Olhos das Aranhas: Elas Tem Visão? Como Funciona? Quantos Tem?

Para aqueles que não gostam de aranhas, chegar perto o suficiente para contar seus olhos pode ser um pouco assustador. As aranhas são incríveis e diversificadas, além de serem muito benéficas para nós e os ecossistemas locais. Elas enxergam? Quantos olhos a aranha tem? Como funciona a sua visão? Para entender os olhos das aranhas, precisamos entender o estilo de vida delas.

Olhos das Aranhas: Elas Tem Visão? Como Funciona? Quantos Olhos Tem?

Existem dois tipos principais de aranhas: aranhas de caça e aranhas de teia. Dependendo de como elas se alimentam, seus corpos e olhos têm formas e tamanhos diferentes. Em geral, as aranhas construtoras de teias tendem a ter pouca visão e dependem muito de toques, vibrações e sinais químicos para encontrar suas presas. Aranhas de caça são as aranhas que não constroem teias, em vez disso, elas constroem armadilhas no solo ou correm por aí pulando em outros insetos e comendo-os.

É por isso que você vê aranhas no chão da cozinha à noite quando acende a luz e elas se afastam. Você interrompeu a “caça à comida” delas. As aranhas geralmente têm oito ou menos olhos (algumas têm seis ou menos). A maioria das aranhas de teia não consegue enxergar bem, em vez disso, elas podem detectar mudanças na luz e na escuridão, que se relacionam com suas sugestões de fotoperíodo (dia/noite) para a construção da teia.

Algumas aranhas de caça também não têm uma ótima visão, mas podem captar movimentos rápidos e mudanças de luz e escuridão. Outras aranhas também podem detectar luz polarizada, como abelhas e algumas aves, e podem usar essa habilidade para encontrar presas. Alguns, como aranhas saltadeiras, também podem ver a luz ultravioleta. Mas existem também aquelas aranhas de caça que têm visão muito boa, durante o dia.

Características dos Olhos de Aranhas

Os olhos de aranha são mais parecidos com olhos humanos do que os olhos compostos de outros insetos. Como mencionado anteriormente, a maioria das aranhas tem oito. Acredita-se que os dois primeiros descendam dos primeiros olhos “simples” dos ancestrais aracnídeos, mas que os outros vieram da “divisão” dos olhos compostos ancestrais. O benefício de ter mais olhos parecidos com câmera, como o nosso, é que os olhos compostos de insetos não têm uma resolução muito boa, é como ver fotos muito pixeladas, que são granuladas. Uma única lente grande em um olho não restringe a resolução como um olho composto.

Existem dois tipos de olhos em aranhas, principal e secundários, e eles geralmente são organizados em duas linhas. Na primeira fileira de olhos, existem os olhos antero-medianos (meio da cabeça) e os olhos antero-laterais (lados da cabeça). Na segunda fileira de olhos, existem os olhos postero-medianos (meio da cabeça) e os olhos póstero-laterais (lados da cabeça). Onde esses olhos estão localizados é muito específico da espécie, e freqüentemente usado para identificar as famílias de aranhas.

Olhos das Aranhas
Olhos das Aranhas

Ao contrário dos olhos humanos, existe uma “divisão de função” em olhos de aranha, especialmente aranhas de caça. O par de olhos antero medianos é o que a maioria das pessoas percebem imediatamente em uma aranha. Estes são frequentemente os maiores olhos no meio da cabeça (linha superior), e são referidos como os olhos principais. Esses olhos são bons em selecionar detalhes e geralmente aparecem escuros ou enegrecidos, sem muita reflexão da luz (com algumas exceções em espécies).

Os olhos secundários geralmente têm um tapete lucidum atrás deles. Isso é como a camada atrás dos olhos humanos que reflete e causa “olhos vermelhos” nas fotos. O tapete reflete a luz que entra na retina, o que aumenta a sensibilidade visual e os torna melhores em ver com pouca luz. Quando caçam aranhas à noite, muitos pesquisadores usam a lanterna para procurar por seus olhos ou reflexos tapetum dos olhos da aranha.

A Nitidez de Visão das Aranhas

Esses estudos não são óbvios, muito poucas equipes estão trabalhando na visão e precisamos conhecer como isso é feito. Aparentemente, os olhos das aranhas são simples, não são como insetos com olhos facetados, como já dissemos. As aranhas têm apenas uma pequena retina, atrás delas há alguns músculos para guiá-las, mas ao nível de nitidez, de acordo com o que sabemos, é bastante medíocre. A maioria das aranhas teria uma visão de reconhecimento de formas grandes, não necessariamente na cor, nós não sabemos, e elas percebem especialmente mudanças no brilho.

Algumas famílias, possuem espécies consideradas como tento, aparentemente, uma boa visão. Estas têm dois olhos que são um pouco maiores que os outros e teriam uma visão muito mais próxima da nossa. Claro, é condicional porque o estudo da visão das aranhas não é fácil, tem havido alguns artigos publicados, algumas pessoas que trabalharam nele especialmente na visão de algumas dessas espécies, que são realmente orientadas à vista para pular em sua presa. Essa visão pobre ou percepção mais geral de seu ambiente é, portanto, compensada por outros órgãos sensoriais.

Um Truque Revelador

Pesquisadores descobriram recentemente que os olhos das aranhas saltadoras têm empregos muito específicos, mas para descobrir isso eles tiveram que fazer alguns de truques. Primeiro pegaram aranhas saltadoras e enxugaram pares de seus olhos com tinta (verde ou laranja), para fazer o equivalente a óculos enevoados. Em 16 das aranhas eles não usaram tinta, em 16 outros eles mascararam os olhos principais, e em 14 outros eles cobriram só os olhos laterais (não se preocupe, eles tiraram a tinta mais tarde, então nenhuma aranha foi machucada a realização deste estudo).

As aranhas foram testadas usando um iPod touch e movendo sombras escuras (imitando um predador). Se uma aranha respondesse ao movimento do ponto, isso indicaria então que elas poderiam “ver”. No entanto, se elas não respondessem, então elas seriam efetivamente cegos para o movimento e a sombra. Os pesquisadores descobriram que as aranhas com seus principais olhos bloqueados podiam ver o movimento e responder, mas as aranhas que tinham seus olhos colaterais bloqueados não respondiam. Isso significa que seus olhos secundários são críticos para captar o movimento e o perigo potencial de predadores ou presas. Isso confirma que há, de fato, uma “separação de função” de seus olhos e pra que servem.

Veja também

Espécies de Aranhas Grandes no Brasil e no Mundo

As aranhas são artrópodes de 8 patas, com quase sempre estruturas responsáveis por injetar veneno …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *