Home / Animais / Quais Os Animais Que Tem Mais Dentes Na Boca?

Quais Os Animais Que Tem Mais Dentes Na Boca?

A dentição é uma parte importante do corpo de boa parte dos animais, já que é através dela que eles podem se alimentar, e consequentemente, sobreviver. Mas, nesse aspecto, você sabe quais são os animais que possuem mais dentes na natureza? Vamos descobrir a seguir.

Que Animais Possuem O Maior Número De Dentes?

Quando o assunto me quantidade de dentes de um animal qualquer, é comum pensarmos em seres muito grandes, como, baleias, tubarões e jacarés. Porém, por incrível que pareça, o tamanho do corpo não é, necessariamente, diretamente proporcional ao número de dentes na boca de um animal.

Tanto é que em termos de quantidade, os animais que possuem mais dentes na natureza são os moluscos, como, por exemplo, caramujos, lesmas e caracóis. Pra se ter uma ideia, esses pequenos invertebrados têm entre 2 mil e 15 mil microdentes, sendo constituídos por quitina, substância, por exemplo, que forma o exoesqueleto de artrópodes, como os insetos.

Esses microdentes dos moluscos ficam localizados na rádula do animal, que é um órgão similar à nossa língua. A sua função é bem simples: servem para raspar as rochas presentes no habitat desses animais, com a intenção de pegar microalgas, ou até pequenos animais que servem de alimento aos moluscos.

Como dá pra perceber, esses microdentes não têm utilidade para mastigar ou mesmo para agarrar presas, porém, ainda têm serventia no que se refere à uma função importantíssima para esses seres: encontrar alimento para a sua sobrevivência. Fora que segundo pesquisas, esses microdentes são tão resistentes quanto os materiais mais fortes produzidos pelo próprio ser humano.

E, Quais Os Animais Com Maior Número De Dentes Entre Os Vertebrados?

Com relação aos animais em geral, já vimos que não tem pra ninguém quando o assunto é dentição: os moluscos possuem dentes para dar e vender. Mas, quando restringimos isso para os animais vertebrados, os campões são, sem dúvida, os tubarões e golfinhos. Existem espécies de tubarões, por exemplo, com exatamente 60 dentes em suas enormes bocas. Só lembrando que o ser humano, no máximo, possui 32 dentes.

E, quando chegamos numa espécie como o tubarão branco, aí que a competição fica desigual, pois ele pode ter até 3 mil dentes triangulares, serrilhados e muito afiados, com cerca de 7 cm cada um. Essa verdadeira arma de destruição em massa fica inserida nas maxilas em fileiras que ficam um pouco inclinadas para o lado de dentro da boca. Numa única mordida, esse tubarão pode exercer uma força de 3 toneladas por centímetro quadrado!

Bom destacar também que ao longo de sua vida um tubarão pode perder até 30 mil dentes, já que toda vez que um cai, outro nasce no mesmo lugar. Obviamente que como se trata de um grande predador, acaba sendo comum encontrar vários dentes de tubarão no leito dos mares, devido a embates com suas presas.

Já os golfinhos ganham medalha de prata dentro dos vertebrados, possuindo entre 80 e 100 dentes em sua boca. Afinal, não nos esqueçamos que, assim como os tubarões, os golfinhos também são predadores, e precisam de uma quantidade considerável de dentes bem afiados para podem caçar.

Ressaltando que existem algumas espécies de golfinhos que possuem mais de 200 dentes, e que a sua alimentação é à base de peixes, camarões e lulas. Como eles digerem o alimento sem mastigar, alguns golfinhos da família ziphiidae possuem irrisórios 2 dentes apenas, que servem de gancho para a captura de seus alimentos em alto mar. É, inclusive, graças aos círculos presentes nos dentes que os cientistas conseguem identificar a idade dos golfinhos.

Quanto a Força Da Mordida, a Quantidade De Dentes Influencia?

É muito simples responder essa pergunta: simplesmente não. Ter uma grande quantidade de dentes não significa, necessariamente, uma mordida extremamente forte.

Quer um exemplo claro disso? Peguemos a onça pintada, que possui apenas 30 dentes em sua boca, e mesmo assim tem uma mordida tão potente quanto AA de um tubarão branco, que possui 3 mil dentes. Portanto, não há relação entre a quantidade de dentes e a força empregada pelo animal.

Só pra deixar essa questão ainda mais clara, a força da mordida de um homem de 70 kg de peso, e com 32 dentes, é de apenas um quinto da mordida da orça pintada e do tubarão branco.

E, Quais Os Animais Com Dentes Mais Aterrorizantes Da Natureza?

Têm alguns tipos de animais que podem até perder em quantidade de dentes na boca, mas certamente ganham no sentido de amedrontar qualquer um que chegue perto deles. Dentre esses animais que possuem dentes verdadeiramente tenebrosos está a babirusa, uma espécie de porco selvagem nativo da Indonésia, e que possui algumas poucas presas saindo pela boca, numa visão aterradora.

Outro animal com dentes nada convidativos é o narval, uma espécie de baleia, que também é conhecida como unicórnio do mar. Esses animais marinhos possuem uma espécie de bico que pode chegar a 4 metros de comprimento, que, na verdade, é um imenso dente canino superdesenvolvido que se estende para fora da boca de maneira assustadora.

O hipopótamo é mais um animal que é bom não chegar muito perto devido aos seus enormes e poderosos dentes. Terceiro maior animal terrestre que existe, o hipopótamo pode medir até 5 metros de comprimento, e de sua enorme bocarra surgem os maiores caninos do reino animal, com cerca de 40 cm de comprimento.

Nesse sentido, também não podemos ignorar o tubarão motoserra, que já tem um nome bem autoexplicativo. Ele já está extinto da natureza há um bom tempo, mas sua aparência ainda impressiona. Podia medir até 6 metros de comprimento, e sua dentição na forma de uma motoserra destroçava as suas presas bem rápido.

E, por fim, podemos citar também os babuínos, que podem chegar a pesar 36 kg, com caninos em sua boca que podem chegar a 5 cm de comprimento fácil, fácil. Inclusive, são maiores do que os mesmos dentes caninos de leões adultos.

Em suma, fica o aviso: animais selvagens têm as suas armas para se defender, e caso seja preciso, eles vão usar, especialmente se forem dentes grandes e bem afiados (e nem precisam ser muito assim pra fazerem um estrago e tanto).

Veja também

Como Cuidar de um Basset Hound Filhote: Cuidados e Doenças

Você já ouviu falar do cão Basset Hound? Pois bem, esta raça possui cãezinhos bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *