Home / Animais / O que Significa Quando o Cachorro Fica Lambendo a Gente?

O que Significa Quando o Cachorro Fica Lambendo a Gente?

Você já deve ter percebido que os cachorros adoram lamber seus donos, às vezes até mesmo as visitas que chegam na nossa casa. A gente acaba ficando sem identificar o que será que ele está querendo nos dizer. Para te ajudar a entender alguns dos motivos que podem levar a esse comportamento, separamos uma série de informações bem relevantes para você.

Saiba que isso pode acontecer por inúmeros motivos e você pode aprender com a gente o que pode estar acontecendo. Pode ser sim apenas uma forma do cão demonstrar afeto ao seu dono, mas isso pode acontecer por diversos outros motivos.

Para entender isso melhor é preciso saber que isso pode ser um ato instintivo para ele. Os cães são lambidos pela mãe quando ainda são filhotes e podem lamber uns ao outros também para identificar membros do seu grupo, isso era muito comum nos antepassados dele. Os cães também podem crescer explorando o mundo através da sua língua, por isso esse comportamento pode ser tão comum. 

Lambida de Cachorro
Lambida de Cachorro

Como disse a fêmea, costumam lamber os seus filhotes, tudo isso para que o cheiro dela se fixe no cão e eles não se percam, pois pelo cheio conseguem se reconhecer. Da mesma forma é bem comum que os pequenos lambam seus filhotes para dizer que estão com fome.

Descobrimos então que os cachorros possuem inúmeros motivos para lamber seus tutores, assim como lamber de forma geral. Já sabemos que isso pode ser algo instintivo em diversas situações, precisamos aprender a identificar então o que ele está querendo nos dizer do que jeito que ele sabe se expressar.

Esses animais estão acostumados a viver em grupos, desde filhotes até a vida adulta na natureza . Então entenda que você tem um grande significado para ele, você faz parte do mesmo grupo que ele, por isso em você se sente seguro, alimentado e amado. Por isso, na maior parte das vezes ele está apenas dizendo que te ama, mas sabemos que isso pode acontecer também em outras situações.

O que Significa Quando o Cachorro Fica Lambendo a Gente?

Separamos aqui alguns motivos que podem despertar esse comportamento no seu cachorro, fique com a gente.

Percepção

É através de algumas lambidas que nosso pet pode perceber nossos sentimentos, por onde andamos, com quem estivemos, se tivemos contato com outro animal e até se estamos com alguma doença. A língua do cachorro é capaz de muitas percepções. Não podemos deixar de dizer que eles também adoram sentir o sabor da nossa transpiração. Por isso também podem passar horas nos lambendo sem se cansar, enquanto ele não tiver todas as informações que quer ele não para.

Impaciência

Outro motivo para que seu cão te lamba repetidas vezes sem parar é a impaciência, ele pode estar entediado ou ansioso, procure entender. Pense se você tem levado ele para passar com frequência, se tem brincado com ele. Às vezes é só um acúmulo de energia que precisa ser consumido. É um comportamento que precisa ser observado e acompanhado, para entender o que pode estar deixando seu pet tão ansioso. Perceba também se ele fica se lambendo também insistentemente, ou mordendo as patas, isso também é sinal de ansiedade. Ele pode se machucar e até infeccionar o local.

Se esse comportamento vem acontecendo de forma recorrente é importante procurar um médico veterinário e um profissional adestrador, pois eles te ajudarão a identificar se o problema é psicológico ou físico. Treinamentos diários aliados a passeios e brincadeiras são a melhor maneira de desestressar seu pet.

Subordinação

É bem comum também esse tipo de atitude nos cães, muitas vezes eles têm o hábito de lamber muito o pé do seu dono. Nesses casos ele pode estar tentando demonstrar que é submisso a você. Dessa forma ele te considera o seu líder e te respeita.

Quer Atrair a  sua Atenção

Cachorro Lambendo Criança
Dog licking a boys face

Já reparou em uma criança quando quer atenção da mãe, os cachorros também tem lá suas técnicas para conseguir isso. Eles podem latir excessivamente até ser atendido, mas também podem te lamber despretensiosamente para ganhar um carinho, por exemplo. Para eles. Os cachorros entendem que lamber é uma demonstração de afeto, pois é assim que aprenderam quando filhotes e por isso repetem esse comportamento com o dono.

Por Qual Motivo os Cães Se Lambem?

Lambida de Cachorro
Lambida de Cachorro

Agora que entendemos por quais motivos esses animais podem nos lamber vamos entender melhor o motivo de isso também acontecer entre eles.

Isso acontece basicamente porque os cães são basicamente bem curiosos e com apenas uma lambida ele consegue descobrir muitas informações sobre aquele outro cão. Eles possuem dentro da boca um órgão muito funcional, quando ele lambe outro cão esse órgão é capaz de identificar por exemplo feromonas, com essas informações ele pode descobrir por exemplo se aquela fêmea já está apta para copular.

Higiene e Lambidas de Cachorro na Face

Saiba que se isso ocorrer eventualmente por algum descuido não deve gerar grandes problemas para se preocupar. Mas cuide bastante, pois infelizmente os cães saem lambendo tudo o que veem pela frente sem filtro, por isso na sua saliva pode carregar algumas bactérias que podem afetar nossa saúde, que podem gerar apenas um mal estar ou casos mais graves.

Por isso procure manter a higiene do seu animal em dia, com escovação dos dentes frequentemente, sempre limpo e escovado. Isso vai ajudar bastante, mas claro que não impede que lambidas causem problemas.

Separamos algumas dicas que podem ajudar você a ter uma relação mais segura com o seu pet, confira.

Se certifique a carteira de vacinação dele esteja completa e que ele tenha recebido os vermífugos necessários,

Cuide para que durante o passeio ele fique cheirando fezes e urinas de outros cães, animais mortos, lixos e etc,

Banhos, escovação dos pelos e dos dentes garantem menos risco.

Não esqueça das consultas ao médico veterinário para se certificar da saúde do seu melhor amigo. A prevenção ainda é o melhor remédio.

Veja também

Lhasa Apso

Tudo Sobre a Raça Lhasa Apso: Características e Fotos

Hoje vamos falar da raça de cachorro Lhasa Apso, conhecer um pouco mais sobre as …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.