Home / Animais / O Que Significa a Tatuagem de Borboleta?

O Que Significa a Tatuagem de Borboleta?

As tatuagens são muito comuns em toda a sociedade atualmente, sendo usadas para diversos fins e muitos objetivos distintos. Se no passado o uso de tatuagens era visto como algo maléfico para a carreira profissional ou para o relacionamento com as pessoas, hoje esse tipo de pensamento já se tornou muito menos comum.

Isso porque, cada vez mais, as pessoas optam por fazer tatuagens dos mais variados tipos em diversas partes de todo o corpo. Sempre me busca de eternizar momentos, as pessoas optam pela tatuagem para marcar na pele algo de importante que aconteceu, uma data de destaque, um belo desenho ou simplesmente uma figura que chamou a atenção por algum motivo.

Tudo isso é bastante comum nesse universo de tatuagens, onde a idade não é um problema e qualquer pedido pode ser atendido. Logo, ainda que você não tenha tatuagens, alguém ao seu redor certamente possui.

Dentre os diversos desenhos possíveis, contudo, há aqueles mais clássicos. São aqueles desenhos que se tornaram comuns ainda no século XX, quando as tatuagens sequer eram tão comuns na sociedade em geral e ainda erma vistas de forma negativa por muitas pessoas e famílias.

Dentre esses desenhos, é possível citar o dragão, as flores, o escorpião rei e, como não poderia deixar de ser, a famosa tatuagem de borboleta. Sim pois você certamente já viu alguém com a tattoo de borboleta por aí, já que esse tipo de desenho se tornou muito comum e cada vez mais ganha novos adeptos, ainda que atualmente exista uma grande variedade de possibilidades de símbolos para fazer.

Porém, ainda que você até mesmo tenha a tatuagem de borboleta, é possível que não saiba o que significa esse tipo de marca na pele. Contudo, se você deseja conhecer mais sobre a tattoo de borboleta, preste atenção.

O Que Significa a Tatuagem de Borboleta?

A grande verdade é que a tatuagem de borboleta é mais encontrada nas mulheres, já que esse tipo de desenho costuma ser mais relacionado ao público feminino. As borboletas são belas, têm várias cores, podem ter tamanhos muito diferentes e, quase sempre, costumam ter um significado próprio para quem fez a marca na pele.

Contudo, ainda que a pessoa tenha um significado particular para a tatuagem de borboleta, a verdade é que esse tipo de desenho possui a sua própria história e costuma ser reconhecido assim. No caso, a tatuagem de borboleta costuma ser mais vista como uma forma de conexão entre a pessoa e a natureza, o que mostra bem como as pessoas podem interagir com os animais.

Tatuagem de Borboleta
Tatuagem de Borboleta

Assim, há muitos séculos a borboleta é vista como uma conexão firme entre homem e meio ambiente, algo que ainda hoje possui sentido. Porém, a borboleta ainda pode representar o espírito livre da pessoa, que gosta de voar de forma leve em busca do que quer.

Outros Significados da Tatuagem de Borboleta

Além disso, a tattoo ainda pode significar que uma nova alma humana nasce a cada vez que uma borboleta sai do seu casulo e começa a voar, completando o seu ciclo natural. Contudo, há também uma linha de pessoas que vê a borboleta como uma forma de demonstrar graciosidade e leveza, e por isso as mulheres costumam fazer uso desse tipo de desenho com mais frequência.

Outro ponto de vista já diz que as borboletas, quando marcadas em tatuagens, querem apontar que aquela pessoa possui a capacidade de errar e de dar a volta por cima em sua vida, recomeçando do zero, como a borboleta quando nasce lagarta e precisa atingir a sua fase mais bela, a de borboleta que encanta e voa de forma livre.

De qualquer forma, o certo mesmo é que o desenho de borboleta é muito bonito e costuma ser muito marcante para as pessoas que o fazem.

História da Tatuagem no Brasil

A tatuagem é muito antiga em todo o mundo, mas no Brasil esse tipo de marca na pele não é assim tão comum há tanto tempo. Logo, isso quer dizer que as populações indígenas que habitavam o Brasil antes dos europeus chegarem não costumavam fazer marcas no corpo, como tatuagens ou qualquer coisa parecida.

Já os portugueses, que chegaram aqui mais tarde, também não eram adeptos das tattoos. Isso porque os europeus, sendo católicos em sua grande maioria, sob risco de morte ao negar a fé cristã, não eram adeptos de realizar marcas na pele.

Na verdade, a realização de marcas na pele sempre foi um problema para a fé cristã, já que na Bíblia Sagrada é apontado de forma bastante clara que o seguidor cristão não deve ter marcas externas no corpo. De qualquer maneira, no Brasil a tatuagem ganhou fama na década de 1960, em Santos, que recebia muitos turistas de todo o mundo e, assim, rapidamente começou a receber a influência desses turistas.

Assim, um dinamarquês, Knud Gregersen, é o primeiro tatuador conhecido de todo o Brasil, tendo um espaço para tatuagens perto do Porto de Santos, uma região boêmia da cidade, com muitos bares e prostitutas. Assim, desde então a tatuagem já passou a ser vista como um problema, já que era algo comum das classes mais baixas e marginalizadas.

Logo, as pessoas alheias àquele mundo não viam com bons olhos o uso de marcas na pele, algo que apenas começou a mudar quando grandes personalidades do país passaram a fazer tatuagens, alterando aos poucos o pensamento das pessoas.

Remoção de Tatuagem

No passado, as tatuagens eram realizadas e não poderiam ser removidas, já que as tribos não possuíam a técnica necessária para retirar as marcas feitas na pele. Contudo, com o avanço tecnológico, cada vez mais se torna comum que as pessoas optem por retirar uma tatuagem já feita.

Esse tipo de procedimento só é possível a partir de técnicas a laser, embora nem sempre seja possível remover 100% a tatuagem. A dor é muito considerável nesse tipo de caso, e o valor também pode ser bastante elevado. Logo, ainda hoje é muito bom pensar bastante antes de optar por realizar uma tatuagem.

Veja também

Ciclo de Vida da Pulga: Quantos Anos Elas Vivem?

Quem tem animais domésticos em casa com certeza já enfrentou um problema bastante comum em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *