Home / Animais / Lagarto Manchado do Planalto: Características e Habitat

Lagarto Manchado do Planalto: Características e Habitat

Os répteis são populares no continente americano, seja na parte Sul ou no lado Norte. Em todo caso, o certo mesmo é que esses animais existem em larga escala. Assim, nos países da América do Sul, por exemplo, é comum que existam jacarés aos montes – ao menos nas partes de Floresta Amazônica. Já no centro do Brasil há uma enorme oferta de lagartos, enquanto as partes urbanas possuem lagartixas aos montes. Em todo caso, o certo é que os répteis estão por toda parte.

Na América do Norte não é muito diferente, embora por lá seja mais comum ver os lagartos. Sim, porque o México, por exemplo, possui uma infinidade de espécies de lagartos ao longo de todo o país. A região de Chihuahua ostenta fama internacional pelo fato de ter variados répteis do tipo, que estão por toda parte.

O mais comum, porém, é que esses animais fiquem no deserto. Assim, um bom exemplo é o chamado lagarto manchado do planalto, também conhecido apenas como lagarto de Chihuahua. Todavia, na região há muitos outros tipo de lagartos, então é necessário diferenciar melhor esse ser vivo. Em todo caso, se você deseja saber mais sobre o lagarto manchado do planalto, veja as principais informações sobre o animal logo abaixo.

Habitat do Lagarto Manchado do Planalto

O lagarto manchado do planalto é um tipo bastante interessante de réptil, que vive entre o México e os Estados Unidos. Esse ser vivo ocupa a parte do Texas quando em território estadunidense, além de ocupar a região de Chihuahua quando no México. Em todo caso, ambas são desérticas e possuem climas quentes, além de secos.

Logo, o lagarto manchado do planalto não precisa tanto de água para se manter vivo ao longo de muito tempo. Na realidade, sequer a oferta de alimentos é tão elevada, pois a presença de vida na região é muito pequena. O lagarto manchado do planalto se integra com outros lagartos, mas não costuma ver muitos animais diferentes ao longo da vida.

Lagarto Manchado do Planalto

A espécie ainda pode se reproduzir com outras espécies de lagartos que também vivem nessa região, certamente a que possui as maiores ofertas de lagartos em todo o planeta. Dessa maneira, por vezes os filhotes do lagarto manchado do planalto não podem se reproduzir. Mas isso não prejudica o crescimento da população, já que a espécie se mantém em ótimo estado de conservação, muito longe da extinção.

Detalhes Físicos do Lagarto Manchado do Planalto

O lagarto manchado do planalto, muito comum na fronteira entre o México e os Estados Unidos, mais precisamente entre o Texas e Chihuahua, pode chegar aos 30 centímetros de comprimento quando bem alimentado. O animal tende a crescer de maneira rápida quando recebe alimentação adequada nos primeiros anos de vida. Assim, o lagarto manchado do planalto tem uma cor verde-escura por quase todo o corpo, sendo o verde muito marcante nessa espécie.

Porém, o animal possui ainda listras na cor marrom, que passam por todo o seu corpo. As listras dão o nome de “manchado” ao lagarto, que guarda essa variação de cores. É possível que o réptil tenha manchas brancas entre as listras na cor marrom, além de detalhes em preto. Um detalhe bastante interessante é que a fêmea do lagarto manchado do planalto tem a garganta na cor laranja, enquanto os machos não possuem tal característica. Portanto, essa é a forma mais eficiente de fazer a diferenciação entre ambos já que o tamanho é muito semelhante.

Ainda que nem todas as fêmeas tenham o tom de laranja na região, a grande maioria possui. Por fim, a cauda do lagarto manchado do planalto é muito longa, podendo ser até três vezes maior que o restante do corpo. O animal pode ser conhecido como “chicote manchado” em algumas partes do México, justamente por ter o rabo grande as listras que vão da cabeça à cauda.

Como Se Comporta o Lagarto Manchado do Planalto

O lagarto manchado do planalto é um ser vivo bastante cauteloso e tranquilo. Por conseguinte, é natural que a espécie evite o conflito a todo custo, pois é pequena e frágil. O medo pode ser um forte aliado do lagarto manchado do planalto nesse sentido, pois faz com que o animal, ao ver um perigo, logo fuja para uma área de proteção coberta.

O lagarto manchado do planalto é um ser diurno, que precisa do sol para sobreviver e gosta de caçar quando o dia ainda está claro. Na realidade, o animal faz grande parte da sua rotina logo pela manhã, enquanto à noite sequer costuma sair da toca. O lagarto manchado do planalto, como vive no deserto, por vezes tende a cavar buracos na areia para se movimentar. O réptil faz isso em um movimento muito rápido, o que dificulta bastante o trabalho de quem deseja alcançá-lo.

Aspidoscelis Septemvittatus

Sobre o modo de reprodução do lagarto manchado do planalto, as fêmeas colocam os ovos no meio do verão, demorando cerca de 6 a 8 semanas para que os filhotes possam nascer. O período de contato sexual se dá um pouco antes, ainda na primavera. Vale ressaltar que o lagarto manchado do planalto não gosta do inverno, por mais que a estação não seja tão rigorosa na região de Chihuahua.

Nome Científico e Mais Sobre o Lagarto Manchado do Planalto

O lagarto manchado do planalto é um típico lagarto do deserto, que não precisa de água em grande quantidade e se vira muito bem quando não tem alimentos em abundância.

Ademais, pela sua rotina de animal diurno e pela extrema necessidade de contato frequente com o sol, o lagarto manchado do planalto pode ser considerando um verdadeiro símbolo da região – assim como algumas outras espécies de lagartos que ocupam o Texas e Chihuahua. O nome científico do lagarto manchado do planalto é Aspidoscelis septemvittatus.

Entretanto, como ninguém chama o réptil assim fora do ambiente científico, há mexicanos e estadunidenses que sequer conhecem ao certo o nome do lagarto manchado. Seu estado de conservação é bom em ambos os lados da fronteira, o que possui relação com o fato de o avanço urbano sobre as regiões mais desérticas da América do Norte ser pequeno.

Veja também

Marreco de Topete: Características, Classificação Científica e Fotos

Conhecido como Marreco Pom Pom, também podemos ouvir falar no nome Marreco de Topete. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *