Home / Animais / O Que São os Animais Selvagens?

O Que São os Animais Selvagens?

Hoje vamos falar sobre um assunto bem interessante, um pouco mais sobre os animais, muitas vezes falamos sobre animais selvagens e outras vezes sobre animais domésticos. Algumas pessoas podem ficar um pouco confusas sobre essa diferença, e por isso vamos esclarecer um pouco mais sobre eles hoje.

O Que São os Animais Selvagens?

Como dissemos, os animais são divididos em animais selvagens e em animais domésticos. Os animais domesticados são aqueles que já possuem um histórico de convivência com o homem, são animais domesticados por nós ao longo da história. Um forte exemplo são os nossos pets, aqueles que fazem parte da nossa família.

Quando citamos os animais selvagens, estamos falando justamente ao contrário disso. São animais que não foram domesticados pelo homem, eles vivem a sua forma na natureza de forma livre e seguindo apenas o seu próprio instinto.

Para facilitar ainda mais a compreensão, vamos deixar claro que animais selvagens e silvestres se tratam da mesma coisa. Esses animais estão soltos e vivem sem nenhum contato com o ser humano, seguindo a vida como deve ser, eles possuem a própria rotina de procurar abrigo e comida, de se alimentar e alimentar a sua família. Seus próprios grupos estabelecem a regra que todos devem seguir e assim vivem harmonicamente como deve ser.

O ideal seria que o ser humano nunca tivesse nenhuma interferência na natureza, mas infelizmente devido a caça ilegal e a destruição do habitat desses animais que eles correm um grande risco de desaparecer. A extinção deles acaba se tornando iminente, tudo isso tem um grande impacto negativo no meio ambiente, porque quebra todo o ciclo e nós também acabamos afetados.

Animais Selvagens

Os animais silvestres não são facilmente domesticados, e o homem muitas vezes os olham como ameaça e sem importância e por isso insistem em caçar. Aliás, muitos são caçados para fomentar uma indústria que aprecia pele, pelos e algumas outras partes de animais selvagens.

Quando se fala em ataques de animais silvestres ao homem, isso nunca é por maldade ou proposital. O animal está apenas tentando se defender e defender o seu território, visto que já entende o homem como uma ameaça. Ele assusta o bicho, destrói seu lar e mata outros animais, é impossível que eles não o percebam como ameaça.

É importante entender toda ecologia, e saber que esses animais têm papéis muito importantes dentro dessa cadeia. Para todo o ecossistema funcionar é preciso que cada um faça a sua parte na natureza. Podemos citar como animais selvagens alguns como o leão, a onça, o tigre, o lobo e muitos outros.

Comercialização Ilegal de Animais Selvagens

Esse é outro ponto importante de entender, o comércio desses animais é crime. Muitas pessoas caçam esses animais na natureza, os colocam em gaiolas e os vendem para pessoas curiosas que querem ter um bicho exótico em casa. Jamais faça isso, esses animais precisam seguir o que a natureza planejou, ele não será feliz preso em sua casa, não contribua para isso. Infelizmente esse é um mercado crescente que movimenta bilhões todos os anos, quebre esse ciclo.

Saiba que somos diretamente impactos com esse tráfico ilegal, pois quando se retira um animal selvagem na natureza você causa um desequilíbrio enorme no ecossistema. Nós humanos dependemos do bom funcionamento do do ecossistema para sobreviver, afinal é da natureza que vem nossa comida e nossos remédios.

Saiba que o nosso país tem grande participação nesse crime, aqui acontece tráfico que fomenta não só por aqui, mas que leve e trás animais de diversos países. Se conseguirmos controlar internamente esse problema, somos capazes de contribuir para que isso aconteça no mundo.

Precisamos falar também do sofrimento que é para eles a maneira como são levados e trazidos, são utilizados ônibus, caminhões e carros. Eles precisam viver escondidos, por isso viajam espremidos, sem ar, com fome e sede, por conta disso, infelizmente muitos deles morrem nesse caminho. 

Além disso tudo esses animais ainda sofrem com maus tratos, na tentativa de domesticar esses animais e facilitar a venda, esses animais são maltratados a fim de terem uma aparência mais tranquila.

Os animais mais comercializados por aqui e também no mundo são, em primeiro lugar está o nosso papagaio, em segundo temos as araras, depois os periquitos, os nossos micos, as tartarugas e depois os tucanos.

Tigres
Tigres

Por mais tentador que seja, não tenha esses animais na sua casa se você gostar deles e da natureza. Eles precisam viver livres na natureza, acredite que, por melhor que você o trate, ele não será tão feliz quanto era livre.

Aliás, de acordo com a lei é ilegal domesticar esses animais. Estamos falando de animais proibidos, existem sim alguns animais que exigem permissão para serem comercializados. Exigindo que se procure apenas vendedores que têm essa permissão, mas ao menos que você seja um estudioso do assunto não adquira nem dessa forma.

Caso você veja alguém comercializando de maneira ilegal esses animais denuncie, não contribua e não incentive que outras pessoas comprem. O telefone que pode ser utilizado para essa denúncia é o 0800 618080, ele funciona durante a semana em horário comercial.

Adquirir animais de comércio ilegal e de quem não se saiba a procedência é um grande perigo, pois você pode ser contaminado com doenças que nem sabia que o animal podia transmitir, ser atacado por eles já que normalmente não são animais domesticados e muitos outros problemas.

O animal só perde com isso, ele pode enfrentar uma depressão por ser afastado do seu habitat e de sua família, não vão conseguir dar sequência para a reprodução da sua espécie. Ficam confinados em espaços muito pequenos, não importa o quanto destine de espaço, nunca vai superar a natureza. A alimentação vai ser mudada, pode acabar desenvolvendo doenças que não teriam na natureza e acabar morrendo.

Veja também

Norfolk Terrier

História do Norfolk Terrier, Personalidade e Origem da Raça

Hoje voltamos a falar da raça Norfolk Terrier, mas vamos nos aprofundar hoje na história …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.