Home / Animais / O Que Fazer Para Acabar Com Ratos no Forro de Casa?

O Que Fazer Para Acabar Com Ratos no Forro de Casa?

É muito comum que os ratos sejam um grave problema para as famílias de todo o mundo, já que esses animais são conhecidos por espalhar doenças diversas. Ademais, os ratos são conhecidos também pela sua capacidade de se esconder e de fugir das pessoas, entrando em locais praticamente inacessíveis e deixando os perseguidores completamente confusos, sem saber o que houve.

De toda forma, o certo é que ninguém deseja ratos importunando o seu lar, até mesmo pelo fato de os ratos serem um sinal claro de falta de higiene básica. Porém, mesmo em locais higienizados periodicamente, é possível que existam ratos aos montes, que por vezes conseguem construir ninhos em locais que o dono da casa sequer imagina.

Dessa forma, considerando que os ratos se multiplicam de forma bastante rápida, já que o seu processo de reprodução é muito veloz, logo se tem uma infestação desses animais.

O Problema dos

Logo, por mais que os ratos possam não ser um grave problema se combatidos no início do seu processo de multiplicação, quando não se percebe que eles estão ali logo no começo, a presença desses animais pode se transformar em um problema grave.

Isso porque, em média, apenas 4 fêmeas são capazes de gerar aproximadamente 200 filhotes por ano. Levando em conta que nem todos os filhotes vão sobreviver, ainda assim é um número incrivelmente alto, que mostra muito bem como os ratos se proliferam de maneira veloz e, às vezes, sem alarde. Assim, a maneira mais fácil de proteger contra ratos é estar sempre em estado de alerta para os pequenos indícios que pode haver animais do tipo na sua casa.

Móveis ou produtos roídos, madeira apodrecendo, ambientes úmidos, trilhas de comida pelo chão e a presença de um ou outro rato pode ser o indício de que a sua casa está passando por problemas e é necessário que uma decisão seja tomada a esse respeito.

Rato Cinzento

Portanto, existem locais específicos de uma casa normal que podem ser mais atrativos para os ratos, como pequenos buracos perto da cozinha ou da despensa ou mesmo ambientes umidificados por algum motivo. Ademais, locais que tenham restos de comida também são muito atrativos para os ratos, que são capazes de farejar de longe coisas do tipo.

Assim, forros ou compartimentos semelhantes também podem servir muito bem como local de ninho para esses ratos, que conseguem se estabelecer em ambientes fechados desse tipo em questão de poucos dias. Porém, existem algumas medidas a tomar que podem acabar com os ratos na sua casa. Mais precisamente, algumas medidas específicas podem exterminar os ratos no forro do seu lar.

É importante lembrar, contudo, que essas medidas devem ser complementadas por um ambiente que seja inóspito para os ratos. Assim, deixar restos de comida pela casa, portas abertas à noite ou a despensa da cozinha em ambientes de fácil acesso para ratos pode ser um problema grave.

Veja abaixo algumas medidas para acabar com os ratos no forro de casa.

Mantenha o Forro Limpo

Os ratos pretos são ratos que possuem a habilidade de escalar paredes e de subir no telhado ou no forro da sua casa. Assim, a forma mais fácil e direta de combater esses ratos é limpar o forro de casa com frequência, sempre se certificando de que não há ratos ali. O principal motivo para que os ratos busquem o forro é o fato de o local ser quente, por vezes úmido e, sobretudo, bastante sujo. Isso porque, em geral, as pessoas só limpam os locais imediatamente acessíveis aos olhos, esquecendo daqueles ambientes que não podem ser vistos diretamente. Não cometa esse erro, pois locais do tipo são um prato cheio para os ratos.

Portanto, trate também de não deixar entulho, móveis antigos, produtos em geral ou qualquer coisa do tipo no forro da sua casa. Pois, quando o ambiente está limpo e sem qualquer coisa que possa servir de ninho, os ratos dificilmente se estabelecerão ali, já que eles têm a necessidade de se sentirem protegidos no ninho.

Por fim, é recomendado que você faça um plano e trate de cuidar do forro de casa rotineiramente, um intervalo bem definido.

Feche as Possíveis Entradas de Ratos no Forro

Os ratos apenas serão um problema para você se conseguirem ter acesso à sua casa e ao seu forro. Logo, uma forma direta e rápida de acabar com os ratos no forro de casa é fechar as possíveis entradas desses animais no local.

Para tal, procure no forro qualquer buraco que possa servir como ponto de entrada para os ratos, tratando de fechar cada uma delas com cimento assim que for localizada. Dessa forma, um forro bem fechado não trará problemas para você e fará com que os ratos fiquem longe.

Contrate Um Serviço de Dedetização

Um bom serviço de dedetização pode ser a última cartada contra os ratos, já que apenas é aconselhável chamar uma empresa para acabar com o problema quando você já tentou outras formas e não conseguiu. Dessa forma, procure uma boa empresa de dedetização na sua cidade, se informe com outros clientes a respeito do serviço e dê fim aos ratos no seu forro.

Dedetizadora de Ratos

Pois, através de venenos controlados, as empresas de dedetização são capazes de expulsar os ratos da sua casa e, ademais, ainda impedir que esses animais fiquem bastante tempo longe do seu lar.

Use a Boa e Velha Ratoeira no Forro

Uma tentativa bastante clássica, mas também muito útil, de acabar com os ratos é a partir das ratoeiras. Com a evolução da tecnologia, atualmente as ratoeiras já não são de madeira como aquelas mais antigas, existindo outras formas de prender os ratos.

Assim, são diversos produtos que funcionam como ratoeiras, sendo necessário que você busque aquele que mais se adapta ao seu problema para acabar completamente com os ratos na sua casa.

Contudo, se houver uma fonte de alimentação ou lixo no forro, os ratos seguirão voltando para a sua casa, independentemente de você acabar com um ou outro deles. Portanto, é importante também tomar as outras medidas contra os ratos.

Veja também

Pelecanus Conspicillatus

Para que Serve o Papo do Pelicano? Qual Sua Função?

O pelicano (família taxonômica Pelecanidae) é uma ave aquática descrita pela primeira vez no ano …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *