Home / Animais / O Que Fazer Para Acabar com Moscas em Casas e Apartamentos?

O Que Fazer Para Acabar com Moscas em Casas e Apartamentos?

As moscas são alguns dos insetos mais indesejados em ambientes de circulação humana. Contudo, é em casa que elas podem ser fonte de maior desconforto. Descubra formas de mantê-las longe do seu lar doce lar.

O que fazer para acabar com moscas quando elas são presença constante e inconveniente em sua casa? Pequenas e zumbidoras, elas são fonte de contaminação certa, principalmente pelo gosto que possuem pelos restos deixados.

Por estarem sempre circulando em matéria decomposta os riscos de transmitirem doenças é real. Sendo assim, é preciso isolar a sua casa ou apartamento destes insetos repugnantes. Não é normal que haja moscas circulando no ambiente, algo as está atraindo e é preciso eliminar o motivo.

Apesar de pequenas, elas podem se tornar bem desagradáveis durante uma refeição em família, por exemplo. E mais, sua presença pode significar que você não anda cuidando da higienização da casa como deveria. Aprenda agora como é necessário, possível e fácil se manter livre destas intrusas.

O Que Fazer Para Acabar Com as Moscas? Tenho Mesmo Que Me Preocupar Com Elas?

A resposta é sim, com toda certeza. Homem e mosca não devem dividir o mesmo ambiente. Isto se deve ao fato de que a espécie animal é altamente perigosa por ser meio de propagação de doenças. Elas tanto podem ser o agente causador quanto ser hospedeiro de agentes patogênicos.

Elas se alimentam predominantemente de:

  • Fezes
  • Escarro
  • Pus
  • Açúcar
  • Frutas
  • Produtos animais e vegetais em decomposição

Sendo assim, imagine o quanto é perigoso que estes animais circulem pela sua cozinha próximo aos seus alimentos. Apesar de algumas espécies servirem ao homem como animais experimentais e controle de pragas, outras são extremamente condenáveis.

Quando você chega a se perguntar o que fazer para acabar com as moscas elas devem estar causando um desconforto real. Moscas não apenas pousam sobre alimentos e superfícies, elas defecam e eliminam saliva nos mesmos. Por isso, é possível com atenção reconhecer o local onde pousaram.

É possível notar que houve visita de moscas quando há manchas escuras nas superfícies. Isto se deve ao fato de a mesma ter ali depositado suas fezes. Outra coloração significativa é a esbranquiçada, representando o depósito de saliva do inseto.

As moscas se alimentam por sucção, sendo assim, os alimentos precisam ser sólidos ou líquidos para absorção pelo seu sistema digestivo. Desta forma, naqueles de consistência mais sólida ela depositará sua saliva a fim de dissolvê-lo para melhor ingeri-lo.

Ou seja, sim, você precisa se livrar já das moscas que estejam visitando sua casa ou apartamento. A higienização correta do ambiente e alguns cuidados extras são mais que suficientes para mantê-las longe da sua família.

O Que Fazer Para Acabar Com as Moscas? Cuidando Da Casa E Do Apartamento Como Se Deve

Inseticida Contra Moscas
Inseticida Contra Moscas

Moscas são, predominantemente, atraídas pelo lixo orgânico. Portanto, aquele que você acumula na cozinha é um perfeito chamariz. Ele deve ser trocado com regularidade, nunca deixe passar de um dia para o outro. Com o tempo os restos vão se decompondo progressivamente e liberando odor atrativo para elas.

O ideal é conseguir manter o lixo numa área externa, mas, quem mora em apartamento já não tem essa opção. Sendo assim, troque o lixo diariamente e lembre-se de higienizar a lixeira pois ela acumula resíduos líquidos. Logicamente, sua lixeira deve possuir uma tampa que vede com eficiência.

Na sua cozinha, jamais deixe alimentos descobertos, principalmente aqueles que já foram abertos. Guarde-os em vasilhas com tampa, em loca seco e fresco. Cuidado com as frutas na fruteira, na medida em que amadurecem liberam líquido que atrai as moscas. Refrigere-as quando chegarem neste estado.

Não acumule louça, o resto dos alimentos na pia atrai os insetos. Da mesma forma que deve manter a pia limpa, cuide também da bancada. Depois de preparar as refeições não deixe caldos e outros líquidos sem remoção. Qualquer vestígio de comida é um chamariz para os insetos.

Mantenha limpos também o pano de pia e prato e também a bucha de lava-louças. Eles podem acumular resíduos alimentares, e por estarem constantemente úmidos, são ainda mais favoráveis à proliferação bacteriana. Após o uso, lave-os e ponha-os para secar.

Outras Medidas Para Acabar Com as Moscas

Acabando Com as Moscas
Acabando Com as Moscas

Há o que fazer para acabar com as moscas que não seja por meio do uso de inseticida? Apesar de ser uma alternativa empregada por muitos, por parecer mais efetiva, ela guarda seus inconvenientes. Sua composição química pode ser danosa às pessoas e animais que residem na casa.

Sendo assim, existem meios mais naturais e saudáveis de se expulsar as moscas de sua casa ou apartamento. Como elas possuem um olfato sensível, o uso de produtos com cheiros fortes pode afastá-las definitivamente. Veja algumas alternativas de itens e como utilizá-los.

  • Eucalipto e hortelã: seu cheirinho forte e agradável não é tolerado pelas voadoras. Macere algumas folhas e mantenha em cantos nos cômodos. Também pode utilizar produtos de higienização contendo esses aromas.
  • Vinagre: o cheiro forte do vinagre também incomoda as moscas. Por isso, você pode usá-lo para passar nas janelas e aberturas, fazendo uma espécie de bloqueio nas entradas viáveis. Elas detestam!
  • Borra de café: depois de preparar a bebida reserve a borra e a ponha num recipiente de metal e espera secar. Queime os resíduos de café moído lentamente como se fosse um incenso. A fumaça afasta não só as moscas como também formigas, lesmas e caracóis.
  • Incenso comum: os incensos comuns vendidos em forma de varetas também funcionam muito bem. O odor forte afugente as moscas que não suportam a intensidade dos aromas. Na hora da compra lembre-se de eucalipto, hortelã e fragrâncias similares.

Conclusão

Com a chegada do calor elas surgem para visitinhas incômodas. O aumento da temperatura no verão é ideal para reprodução das moscas. Contudo, não é preciso se tornar refém destes insetos. Além de medidas de higienização em sua casa ou apartamento, você conta com medidas naturais de combate às intrusas.

Dispensar o lixo com regularidade, manter a casa limpa sem resíduos alimentares pelos cantos. O cheirinho de limpeza é detestável para os insetos, principalmente de produtos à base de eucalipto, por exemplo. Proteja os alimentos na cozinha e não deixe nada exposto que possa atraí-las.

As moscas são perigosos vetores de doenças, portanto não devem ser toleradas. Conhecimento é poder, com as informações corretas você consegue se livrar das moscas e sem fazer uso do inseticida químico. Zele pela sua saúde e da sua família.

Veja também

Onde Dormem os Saguis? Como Eles Descansam?

Vamos conhecer hoje um pouco mais sobre os saguis, se você tem muitas curiosidades sobre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *