Home / Animais / O Que a Mosca Pode Causar? Doenças Transmitidas por Moscas

O Que a Mosca Pode Causar? Doenças Transmitidas por Moscas

Você tem noção dos males e o que a mosca pode causar para o ser humano? Certamente que todos sabem que este inseto é uma grande ameaça para residências e empresas, em especial aquelas que trabalham na indústria alimentícia.

Comparadas com outras pragas, tal como baratas e roedores, as moscas se tornaram as responsáveis ​​por ocasionar um bom número de graves doenças em pessoas e animais. Mas por qual motivo?

Bem, as moscas que são domésticas, junto com as outras espécies dos insetos perigosos, são conhecidas pelo fato de espalhar uma gama de doenças bastante prejudiciais.

A Organização Mundial da Saúde estima que esses pequenos inconvenientes são responsáveis ​​pela transmissão de ao menos 65 doenças. Estas podem impactar a saúde das pessoas em geral, resultando nos muitos danos materiais, físicos e psíquicos.

O Que a Mosca Pode Causar com Relação às Doenças

Sabe-se que as moscas são as responsáveis ​​pelo fato de espalhar várias doenças e infecções. A OMS afirma que esses insetos domésticos são portadores de doenças diarréicas, infecções de pele e olhos. Ao contrário de outros animais, como mosquitos, estes não picam diretamente, não se mostrando como vetor direto.

Também foi comprovado o que a mosca pode causar com relação à transmissão de patógenos por alimentos, sua toxina e resistência associadas. As áreas próximas aos locais de produção animal correm maior risco de acumular doenças transmitidas por alimentos pelas moscas.

Doenças da Mosca Comum nas Residências

As moscas domésticas são conhecidas por transmitir e espalhar algumas das doenças abaixo:

  • Cólera;
  • Conjuntivite;
  • Disenteria;
  • Gastroenterite;
  • Salmonelose;
  • Tuberculose;
  • Febre tifoide.

Esses insetos fazem a transmissão no intervalo entre os seus hábitos de comportamento, alimentação e reprodução. As moscas domésticas geralmente se alimentam de matéria apodrecida ou em decomposição, além de fezes humanas e animais. Quando esse tipo de praga se deleita com um item de alimento infectado por bactérias, acumula o patógeno no esôfago ou no sistema digestivo.

Como essa espécie consome o hábito de regurgitar o conteúdo do estômago em objetos sólidos, quaisquer bactérias que vivem no esôfago serão transmitidas ao item que se está consumindo. Assim, as bactérias moradoras do sistema digestivo se transmitirão aos produtos onde defecaram.

Nas áreas em que esses alimentos são encontrados, os itens em si, bem como seus criadouros preferidos, costumam hospedar os patógenos que causam os males.

Mosca Em Cima da Laranja
Mosca Em Cima da Laranja

Por causa desse “receptáculo”, as moscas podem acumular bactérias nos pelos minúsculos das pernas e do corpo. Quando o inseto pousa em um item alimentar, ou qualquer outro produto, qualquer patógeno que se prenda aos referidos pelos pode ser facilmente transmitido.

Como Se Pode Adquirir Doenças Transmitidas Por Moscas?

Sabemos o que a mosca pode causar, mas como? A maneira mais comum da transmissão é o consumo dos líquidos e alimentos contaminados.

Você pega a doença transmitida pela mosca doméstica ao consumir qualquer bebida ou alimento em que tenha pousado, regurgitado, urinado ou defecado. A transmissão pode também ocorrer por conta do uso dos utensílios culinários e louças contaminadas.

O contato direto também é uma forma única de contaminação. Sem contar com o fato de que, ao encostar-se nos produtos infectados, depois tocar o olho ou ferida, como arranhão, o risco é o mesmo.

A Prevenção das Doenças Transmitidas

A prevenção dos males causados por esses insetos pode ser feita tomando-se medidas proativas. Isso reduzirá a presença de moscas em sua casa ou empresa.

Comida Higienizada

Seguir práticas certas com relação à higiene alimentar ajuda a prevenir as propagações de doenças relacionadas à mosca. Assim, serão removidas as nocivas bactérias causadoras de males da saúde. Isso é feito garantindo que todos os ingredientes em estado cru sejam armazenados da forma higiênica e lavados cuidadosamente antes de usar.

Garanta que os talheres e outros utensílios, bem como a alimentação e áreas para preparação, sejam mantidas no mais alto padrão higiênico. Isso também auxiliará na eliminação de bactérias distribuídas pela mosca. Além do mais, tornará os locais de comida menos atrativos para os insetos nocivos, reduzindo os riscos da propagação de males.

Eliminar Locais de Reprodução

Locais de reprodução comuns de moscas são:

  • Galpões para animais;
  • Lixo;
  • Excrementos.

Estas são algumas das áreas principais em que acumulam patógenos associados às várias doenças desses péssimos animais.

A eliminação dessas áreas reduzirá o risco das moscas contaminarem objetos, alimentos e pessoas, mas também ajudará que elas sejam evitadas inteiramente.

Galpões de Animais

Galpões, currais e estábulos de animais devem ter os métodos corretos de prevenção de moscas instalados. Isso reduzirá o risco de incidências contaminantes. Instale mosquiteiros e mantenha rigorosas regras de higienização.

Lixo

Mosca no Lixo
Mosca no Lixo

O que a mosca pode causar é um mal extremo. Um sistema adequado de gerenciamento de resíduos deve estar em vigor para garantir que as unidades de resíduos não sejam sobrecarregadas e sejam esvaziadas regularmente. Os compartimentos devem ter uma tampa adequada, sempre presa, e as unidades devem ser limpas regularmente.

Excremento

Os banheiros precisam ser limpos de forma regular, com cantos e tubulações funcionando sem problemas. Tal ação reduzirá o transbordamento e acúmulo. A tela contra moscas podem ser instaladas em cima dos drenos e das tampas para ventilação, o que impede a entrada de insetos.

Em termos de gado ou outros animais, o estrume deve ser empilhado para reduzir a área da superfície. Preste atenção, pois ele também deve ser coberto com folhas de plástico e outros materiais à prova de mosca.

Controle Profissional de Pragas

A maneira mais eficiente de prevenir o que a mosca pode causar é contar com a ajuda de uma empresa profissional de controle de pragas. Um exterminador de insetos poderá oferecer serviços e soluções proativos para controlar e evitar moscas.

As unidades de controle desse serviço são projetadas e desenvolvidas com a melhor tecnologia. A inovação hoje em dia é capaz de atrair, eliminar e encapsular moscas de maneira eficaz e higiênica. Isso reduz significativamente os riscos de contaminação de alimentos, superfícies e, principalmente, das pessoas.

Você agora sabe o que a mosca pode causar, então, tome as devidas providências e não perca mais tempo. Não permita que sua residência nem seu local de trabalho fique à mercê desse terrível problema.

Veja também

Como Ter um Pato de Estimação? Como Ter Legalizado?

Pato é um termo usado para designar várias espécies de aves pertencentes à mesma família …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *