Home / Animais / Mosca Mutuca de Cavalo: Curiosidades, O Que Atrai e Imagens

Mosca Mutuca de Cavalo: Curiosidades, O Que Atrai e Imagens

Todos já sabemos que os insetos não são muito amados pelas pessoas, principalmente por conta dos barulhos que eles fazem ou apenas por conta da aparência, que muitas vezes é considerada nojenta pela maioria das pessoas.

Nesse caso, é claro que a mosca não escaparia. A verdade é que a mosca é um dos insetos mais odiados, já que além da aparência considerada nojenta por muitas pessoas, ela também faz barulho e fica voando ao redor do lixo, o que não é do agrado de ninguém.

Mosca Mutuca de Cavalo

Apesar disso, muitas pessoas não entendem muito bem como as moscas são e muito menos o que as atrai, e seria muito bem entender, justamente para evitar fazer coisas que podem atrair essas moscas com facilidade.

Por este motivo, neste artigo falaremos sobre a mosca mutuca de cavalo. Continue lendo o texto para saber exatamente como ela é atraída, além de entender algumas curiosidades sobre a espécie e também ver imagens!

O Que Atrai a Mosca Mutuca de Cavalo?

Como dissemos anteriormente, entender o que atrai é mosca é justamente uma forma de se preparar para afastá-la do ambiente em que você vive. Isso porque ao saber o que atrai a mosca você saberá exatamente o que não fazer, e dessa forma conseguirá espantá-la com facilidade.

Em primeiro lugar, devemos dizer que as moscas são, em sua maioria, atraídas por duas coisas diferentes: sangue e matéria orgânica. Isso significa basicamente que existem moscas que vão atrás de sangue, outras vão atrás de lixo e fezes, e outras vão atrás de ambos.

Assim, de maneira geral uma mosca pode ser atraída por tudo isso, e é exatamente por isso que elas tendem a aparecer em ambientes com muito lixo, por exemplo.

Fotos Mosca Mutuca de Cavalo

No caso da mosca mutuca de cavalo, podemos dizer que ela é atraída principalmente – na grande maioria das vezes, por sangue. Dessa forma, carnes e até mesmo machucados abertos e expostos podem ser um atrativo para essa mosca. Sabendo isso, é importante ficar atento também aos seus animais, já que eles podem ter feridas que você nem mesmo sabe, e isso pode acabar atraindo a mosca mutuca de cavalo. Portanto, agora você já sabe exatamente o que atrai essa espécie e pode pensar em maneiras de não deixar o seu ambiente propicio para o aparecimento dessa mosca.

Curiosidade 1: Nome Científico

O nome científico é muitas vezes visto, de maneira muito errônea, como algo chato e entediante, que não vale a pena aprender. Isso porque provavelmente ele pode parecer difícil para pessoas que não gostam de ciência, já que sua representação é em latim.

Porém, podemos garantir que aprender o nome cientifico é muito simples. Basicamente, ele é um nome formado por dois termos, sendo que o primeiro termo corresponde ao gênero do animal e o segundo termo corresponde à espécie; assim, fica claro que é um nome formado por dois nomes no geral.

O nome cientifico é extremamente útil porque ele individualiza os seres; isso porque um mesmo ser vivo pode ter diversos nomes populares, mas apenas um nome cientifico, e isso é essencial até mesmo para universalizar a ciência, já que o nome cientifico se mantém o mesmo independentemente do idioma. Nesse caso, podemos dizer que o nome cientifico da mosca mutuca de cavalo é Tabanus bovinus, e isso significa que o seu gênero é o Tabanus e a sua espécie é a bovinus. Portanto, agora você já sabe exatamente como o nome cientifico é formado, qual a sua utilidade e qual o nome cientifico dessa espécie de maneira mais especifica, interessante não é mesmo?

Curiosidade 2: Nome Popular

Além do nome cientifico todo animal possui um nome popular, que nada mais é do que o nome pelo qual ele é chamado pelas pessoas, e esse nome pode variar muito, sempre dependendo da região que está sendo levada em consideração, e principalmente do idioma.

Dessa forma, o nome popular “mosca mutuca de cavalo” pode não ser tão autoexplicativo, mas a sua versão em inglês “biting horse-fly” com certeza é. E é exatamente por isso que o nome científico é tão necessário.

Porém, voltando ao nome popular, basicamente essa espécie é chamada dessa forma porque ela costuma picar cavalos, justamente porque ela procura por sangue na grande maioria das vezes, como dissemos no tópico anterior.

Dessa forma, o cavalo é um animal de grande porte que não consegue se defender da mosca, e é exatamente por isso que essa espécie costuma picar cavalos, e é justamente em locais que eles estão que ela é mais recorrente e também precisa ser evitada. Portanto, agora você sabe exatamente o que o nome dessa mosca significa e entende ainda mais um pouco os seus hábitos com relação aos outros animais, nesse caso, o seu papel é justamente picar e tirar sangue.

Curiosidade 3: A Busca Pelo Sangue

Você já entendeu que a mosca mutuca de cavalo está em busca de sangue em praticamente tudo o que faz na vida; porém, ainda não te dissemos o motivo de ela procurar por sangue a todos os momentos.

Basicamente, essa mosca busca por sangue apenas quando ela é fêmea, pois ela precisa conseguir adquirir a quantidade necessária de proteína para fazer os seus ovos que irão originar novas moscas.

Dessa forma, basicamente a mosca mutuca de cavalo está em busca de sangue justamente para conseguir continuar a sua espécie, e apenas as fêmeas fazem isso. Enquanto isso, os machos preferem pegar matérias orgânicas das florestas, pois eles não precisam de tanta proteína e também conseguem marcar território com mais facilidade.

Portanto, agora você sabe exatamente o porquê de a mosca mutuca de cavalo se alimentar de sangue na maior parte do tempo, além de saber o significado de seus nomes e qual é a sua presa principal.

Quer saber ainda mais informações sobre outros seres vivos, mas não sabe onde encontrar textos de qualidade na internet? Sem problemas, aqui no Mundo Ecologia temos os melhores artigos para você! Por isso, leia também em nosso site: Soim-Preto, Mico-Preto ou Taboqueiro: Nome Científico e Imagens

Veja também

Raça de Cavalo Bashkir Curly: Características, História e Fotos

Os cavalos são provavelmente os equídeos mais famosos, graças à sua grande proximidade com os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *