Home / Animais / Alimentação do Papagaio em Cativeiro

Alimentação do Papagaio em Cativeiro

Curupaco! Louro quer biscoito! A expressão é comum e conhecida, não é? Mas realmente é a comida prefrida do papagaio? Ou melhor, realmente é a comida ideal pra dar a um papagaio? Bom, na natureza não era isso que ele comia decerto. Porque então vamos dar isso em cativeiro ao pássaro? Estamos certos disso? Vamos esclarecer os fatos sobre o que deve e não deve dar ao papagaio pra comer.

O termo papagaio inclui cerca de 370 espécies de aves encontradas nas florestas tropicais da Ásia, África e Américas. Considerado como o mais inteligente de todos os pássaros, papagaios variam de espécies tão pequenas a ponto de pesar somente dez gramas a pássaros que podem chegar a pesar cinco quilos.

A Família do Papagaio

São aves de longevidade, tendo pequenas espécies com sobrevida em torno dos vinte anos a outras espécies, boa parte dos espécimes da família psittacidae, podendo ultrapassar até mesmo os cem anos de idade.

Apesar dessas características interessantes, é a sua capacidade de imitar humanos e bicos curvos e afiados pelos quais são famosos. Estes fatores, juntamente com a longa vida útil desta ave, garante um companheiro inteligente e vitalício para os seres humanos, tornando-os populares como animais de estimação.

Infelizmente, é essa popularidade que está levando algumas espécies à extinção, muitas vezes caçadas ilegalmente na natureza e vendidas no comércio de animais de estimação. Das 370 espécies de papagaios, cerca de 150 são geralmente mantidos como animais de estimação.

O Que Ele Come em Seu Habitat Natural

A maioria dos papagaios selvagens são herbívoros e consomem diferentes tipos de frutas, nozes, sementes, frutos e flores. Algumas espécies se alimentam extensivamente de pólen e néctar, e até têm línguas especializadas com pontas semelhante a pincel para extrair esses materiais das flores. Sendo altamente nutritiva, a maioria dos papagaios não perde a oportunidade de fazer um lanche nessas substâncias, e tem sido observada até mesmo ignorar floras prontamente disponíveis, para voar longas distâncias procurando por elas.

Certas espécies são onívoros, que consomem matéria vegetal e animal, ou até mesmo insetívoros, caso em que a maior parte de sua dieta inclui insetos e caracóis. Há outros muitos dentre as variedades de papagaios que se alimentam principalmente de frutas, sementes e nozes. Pode-se afirmar também que quase todos comem argila. Mas porque comer barro? Porque na natureza, a terra em que habitam absorve as toxinas das sementes que os papagaios comem, além de fornecer minerais adicionais.

Bico de Papagaio
Bico de Papagaio

Apesar da variedade em sua dieta, os bicos fortes e curvos dos papagaios atestam o fato de que a maior parte de sua dieta na natureza compreende nozes e sementes. Na verdade, essas aves consomem frutas carnudas apenas para alcançar suas sementes, que são descartadas pela maioria dos animais. A mandíbula inferior é usada para quebrar a casca dura, após o que a fruta é girada para retirar a casca restante. Alguns papagaios também usam os pés para pegar grandes itens alimentares enquanto comem.

Os Alimentos do Papagaio em Cativeiro
Os Alimentos do Papagaio em Cativeiro

Quando surgem oportunidades, pode lidar com papagaios que insistem na possibilidade de consumir carne. Sobre a carne, porém, vale aqui enfatizar o seguinte: uma coisa é o papagaio atacar ninhos e comer filhotes ou ovos, algo que na natureza é recorrente. Outra coisa é alimentar essas aves com carne em cativeiro. O principal valor nutricional obtido pela ingestão de carne é que ela é uma fonte de proteína.

 Seu papagaio deve ser capaz de obter a proteína necessária através da dieta que você fornece. Demasiada proteína na dieta do seu pássaro pode levar a futuros problemas renais. Gorduras saturadas e colesterol também são encontrados em grandes quantidades na carne, e nenhuma dessas substâncias é boa para as aves. Algumas carnes podem conter antibióticos em uma quantidade desconhecida que, em relação à saúde, pode ser nociva a longo prazo pra sua ave.

A Alimentação Adequada em Cativeiro

Apesar do fato de que as dietas silvestres compreendem principalmente sementes e nozes, em cativeiro, estas devem ser dadas apenas como guloseimas ocasionais. Estes itens são ricos em gordura, o que pode ser uma causa da obesidade, uma vez que os papagaios em cativeiro levam um estilo de vida sedentário. Eles também podem privar a ave de estimação de nutrientes essenciais, como vitamina A, minerais e cálcio.

Pesquisadores acreditam que os papagaios têm os requisitos emocionais de uma criança humana de três anos de idade e requerem um monitoramento similar de sua dieta. Na natureza, eles vivem juntos em um grupo, onde aprendem a escolher o alimento certo. Como não têm essa orientação em cativeiro, seus cuidadores têm que fazer esse trabalho por eles. Como os seres humanos, ou melhor, igual as crianças, os papagaios em cativeiro tendem a adorar guloseimas, e viram a cara pra hortaliças.

Acredita-se que a maioria (entre 65 e 75%) da dieta de um papagaio em cativeiro deve incluir alimentos formulados ou peletizados. Este alimento é nutricionalmente completo, o que torna desnecessários suplementos adicionais. Cerca de vinte por cento da dieta deve consistir em vegetais frescos ou cozidos e folhas verdes. Frutas, sendo principalmente açúcar e água, não devem ser mais de cinco por cento. Como mencionado anteriormente, sementes e nozes devem ser servidas como um tratamento ocasional.

Recomendações Úteis para Memorizar

No caso de frutas, recomendamos:mangas, pêssegos, melões, uvas, amêndoas, mamões, kiwis, laranjas, tangerinas, nectarinas, amoras, damascos e morangos. No caso de verduras recomendamos: couve, abobrinha, todas as cores de pimentão, cenoura, beterraba, couve, batata-doce, chicória e pepinos. Os seguintes itens podem ser prejudiciais ou mortais para papagaios: abacate, chocolate, bebidas alcoólicas, produtos com cafeína, cebola, alho, sementes de maçã ou sementes de cereja.

Entre os alimentos processados, itens salgados ou gordurosos devem ser evitados. Qualquer coisa feita de grãos ou legumes, como pão de trigo integral, macarrão e cereais, pode ser dada ocasionalmente. Na verdade, os papagaios têm um gosto especial pela massa. Como as aves, em geral, são intolerantes à lactose, os produtos lácteos devem ser evitados. Fontes animais de proteína como ovos cozidos, frango cozido e ossos cozidos podem ser dado às vezes.

É importante lembrar que ninguém gosta de comer a mesma comida todos os dias, incluindo os papagaios. Por isso, recomenda-se incluir uma variedade de alimentos para manter seu animal de estimação interessado. Entre os alimentos cozidos, uma regra geral a ser lembrada é: se algo é saudável para um ser humano, é saudável para um papagaio. Aprenda os critérios!

Veja também

Crocodilo-Siamês: Características, Nome Cientifico e Fotos

O crocodilo siamês é encontrado em pequenos e médios crocodilos de água doce nativos da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *