Home / Animais / Qual o Tempo de Vida de um Calango?

Qual o Tempo de Vida de um Calango?

Calangos, lagartixas, iguanas e camaleões são repteis a quem é atribuído a denominação genérica de lagartos. Neste contexto, os calangos e lagartixas são os mais próximos do nosso cotidiano.

As lagartixas podem ser encontradas com frequência no interior das residências e possuem a habilidade para escalar paredes, bem como adaptação nas patas que permite tal aderência às superfícies. Em relação aos calangos, estes são um pouco maiores do que as lagartixas e estão mais presentes no solo ou em ambientes pedregosos- geralmente, estão mais distantes de locais com grande circulação de pessoas.

De forma genérica, didática e resumido, pode-se dizer que, enquanto as lagartixas podem ser encontradas no interior das casas, os lagartos podem ser encontrados no quintal ou ainda em terrenos mais isolados.

A lagartixa-doméstica-tropical (Hemidactylus mabouia) é a espécie mais famosa da sua classificação. Em relação aos calangos, uma das espécies mais conhecidas é o Calango-verde (nome científico Ameiva ameiva).

Mas afinal, quais as características destes pequeninos lagartos, como é o seu comportamento e qual o tempo de vida de um calango.

Venha conosco e descubra.

Boa leitura.

Calango Comportamento e Outras Características

Os calangos são consideravelmente maiores do que as lagartixas ‘caseiras’ e algumas espécies podem alcançar até 20 centímetros de comprimento.

São animais insetívoros, mas que também alimentam-se de certos artrópodes.

Gostam de estarem em locais com madeira, pedras ou concreto, de modo que facilite sua camuflagem.

Comportamento do Calango
Comportamento do Calango

Ao se sentirem amedrontados, costumam esconder-se em meio a fendas ou buracos. Caso sejam capturados, podem permanecer imóveis- para transmitir a falsa impressão de estarem mortos.

Curiosamente, estes animais podem ser criados em cativeiro, mas desde que sejam criados desde filhotes. No viveiro em que estiverem, devem ser colocados elementos como rochas, troncos, folhas- de modo a mimetizar o hábitat natural. Apesar de, na natureza, viverem em bando, não é aconselhável colocar vários calangos juntos no viveiro, visto que podem desenvolver uma competição mortal. Pelo menos, na natureza desenvolvem um senso de hierarquia.

Qual o Tempo de Vida de um Calango?

Não há muitas fontes a respeito deste tópico, mas acredita-se que um calango viva cerca de 2 anos. Algumas sutis variações nesta media devem ser consideradas entre uma espécie e outra.

Espécie: Calango Verde/ Nome Científico: Ameiva Ameiva

Esta espécie também pode ser conhecida pelos nomes de tijubina, laceta, jacarepinima, bico-doce e outros.

É encontrado no Brasil e em outras áreas da América do Sul e América Central- envolvendo a costa oeste do Equador, Colômbia e Peru; assim como o extremo sul da Argentina (envolvendo também a Bolívia e o Paraguai); extremo norte do Suriname, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, e Trinidade y Tobago.

Aqui no Brasil, pode ser encontrado nos biomas da Caatinga, Floresta Amazônica, assim como em partes do Cerrado.

Em relação às características físicas da espécie, este calango possui o corpo alongado, cabeça pontuda e língua levemente bifurcada. O comprimento é capaz de alcançar o valor de 55 centímetros.

A coloração não é uniforme e conta com a composição das cores castanho, creme, verde e, até mesmo, certas nuances de azul. Neste quesito, o dimorfismo sexual se faz presente, uma vez que os machos apresentam um verde mais vibrante, assim como as manchas padrão tradicionais da espécie mais destacadas. No caso das fêmeas, este verde seria mais ‘empoeirado’ e ligeiramente menos nítido.

Também há outros tópicos a considerar dentro do dimorfismo sexual, uma vez que os machos apresentam cabeças e membros maiores do que as fêmeas (embora não haja grande diferenças no comprimento total do corpo), assim como papadas mais expandidas.

Tanto machos quanto fêmeas possuem, em cada membro, um total de 15 a 24 poros femorais, os quais medem, aproximadamente, 1 milímetro de diâmetro.

Em relação aos hábitos reprodutivos, é inusitado saber que o macho persegue a fêmea e, assim que alcança, morde a nuca da mesma. Cada oviposição conta com uma média de 2 a 6 ovos, os quais permanecem em incubação por 5 meses, eclodindo durante a estação chuvosa.

A maturidade sexual de machos e fêmeas é atingida aos 8 meses de idade.

Espécie: Calango Seringueiro/ Nome Científico: Plica Plica

Esta espécie também pode ser conhecida pelo nome de calango da árvore, uma vez que frequentemente é encontrado em troncos e galhos (tornando-se uma das exceções por não ser essencialmente terrestre).

O macho pode alcançar até 177 milímetros de comprimento, ao passo que a fêmea não ultrapassa a marca de 151 centímetros.

Plica Plica
Plica Plica

Este calango possui um diferencial importante em relação às demais espécies que é a presença de tufos de escamas espinhosas em cada lado do pescoço. Além disso, possuem 5 garras compridas, sendo que o quarto dedos é o mais longo de todos.

A cabeça é larga, porém curta.

O corpo é achatado e possui uma crista que se estende ao longo da coluna vertebra. A cauda é fina, mas também comprida.

Espécie: Lagarto da Larva Amazônica/ Nome Científico: Tropidurus Torquatus

Aqui no Brasil ,esta espécie pode ser encontrada nos biomas do Cerrado e mata Atlântica, abrangendo neste contexto os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Bahia e Distrito Federal.

Na América Latina, pode ser encontrado no Uruguai, Paraguai, colômbia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

A coloração está compreendida entre o marrom e o bege, com certas variações entre machos e fêmeas.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre os calangos, que tal continuar por aqui conosco para visitar também outros artigos do site ?

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha na nossa lupa de pesquisa no canto superior direito desta página. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários. Também pode usar o espaço abaixo para deixar o feedback sobre nossos textos.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Animal Diversity Web. Ameiva ameiva. Disponível em: < https://animaldiversity.org/accounts/Ameiva_ameiva/>;

G1 Terra da Gente. Ameiva é conhecida como bico-doce e ocorre em toda América do Sul. Disponível em: < http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2016/04/ameiva-e-conhecido-como-bico-doce-e-ocorre-em-toda-america-do-sul.html>;

G1 Terra da Gente. Calango da árvore. Disponível em: < http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2014/12/ calango-da-arvore.html>;

Wikipédia. Ameiva ameiva. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Ameiva_ameiva>;

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *