Home / Animais / Marreco-Corredor: Características, Habitat e Nome Científico

Marreco-Corredor: Características, Habitat e Nome Científico

Os marrecos servem muito bem a fazendas e sítios, já que sua criação é simples e, dessa maneira, não exige tanto por parte dos donos. Logo, cresce cada vez mais o número de locais especializados na criação de marrecos, seja para o uso próprio, para a venda no mercado local ou até mesmo para comercialização no mercado internacional.

Em todo caso, o certo é que essa ave já possui um espaço muito importante no cenário rural. Em todo caso, nem todas as pessoas sabem exatamente como vivem os marrecos, e algumas sequer entendem que marrecos podem ser de espécies distintas. Nesse sentido, as aves do tipo podem variar muito em diversos aspectos, a depender da espécie em questão.

Um bom exemplo é o chamado marreco-corredor, também conhecido como marreco-corredor-indiano, um tipo interessante de marreco que possui fama no Hemisfério Norte, embora não seja tão popular na América do Sul. Na verdade, no Brasil pode ser bastante complicado ter acesso ao marreco-corredor, vendido a valores muito altos no país. Se você deseja saber mais sobre o marreco-corredor, se tornando capaz até mesmo de entender o porquê desse nome, veja as informações sobre a ave logo abaixo.

Características e Nome Científico do Marreco-Corredor

O marreco-corredor, antes de tudo, possui esse nome pelo fato de dar a impressão de correr a todo momento, mesmo quando está apenas caminhando. Isso acontece porque o animal possui as pernas muito curtas, com o tronco grande em tamanho desproporcional. Por consequência, a impressão é de que o marreco-corredor está sempre correndo em alta velocidade, algo que não é verdade.

Porém, no meio científico o animal é conhecido oficialmente como Anas platyrhynchos domesticus. Esse animal pode ter cerca de 2 quilos nos casos em que cresce mais, embora o esperado seja que o marreco-corredor não ultrapasse a marca de 1,5 quilo. A ave é conhecida pelo fato de não lidar tão bem com as pessoas, sobretudo quando o ser humano força um contato muito íntimo. Por isso é tão natural que o marreco-corredor fuja até mesmo do seu dono, sendo a comida uma ótima maneira de atrair o animal para mais perto.

Os animais da espécie podem atingir até cerca de 75 centímetros de altura, com um porte muito elegante, embora o animal caminhe com aparente dificuldade. Em todo caso, o corpo do marreco-corredor costuma variar em cores, o que depende de cada individuo. O animal pode ser branco por completo ou ter detalhes em marrom, além de alguns outros em cinza.

Mais Informações Sobre o Marreco-Corredor

O marreco-corredor é um animal tímido, que não lida tão bem com as pessoas. Os ovos colocados pela fêmea podem chegar a 65 gramas, o que é um porte bastante considerável. Ademais, o animal costuma colocar cerca de 180 a 200 ovos por ano, embora o recorde mundial seja de 350 ovos em 12 meses – lembre-se de que esse número é completamente fora da realidade de um marreco-corredor comum, mas já aconteceu. De qualquer maneira, não espere menos de 180 ovos em um único ano, o que já é bastante positivo.

A fêmea pode começar a colocar ovos a partir dos 6 meses, idade em que atinge a sua maturidade sexual e, assim, começa a reproduzir. O mais natural é que uma fêmea coloque ovos de forma contínua ao longo de três ou quatro anos, ainda que algumas consigam bater cinco anos. O tempo médio que a fêmea do marreco-corredor suporta colocando ovos é muito semelhante ao de outras espécies do marreco e também semelhante àquele das espécies de patos.

Família de Marreco-Corredor
Família de Marreco-Corredor

Há muitas pessoas que fazem uso do marreco-corredor apenas pelas suas habilidades para a ornamentação, já que o animal encaixa bem em jardins e deixa o ambiente mais leve; sua forma de andar, sobretudo, é curiosa e alegra o local. Contudo, ainda assim há fazendas que fazem uso do marreco-corredor de forma mais profissional.

Conheça a Origem do Marreco-Corredor

A origem do marreco-corredor não é muito clara, já que esse animal é conhecido pelas pessoas há milhares de anos. Portanto, não há um entendimento tão claro em relação ao local em que o animal surgiu inicialmente.

Há uma corrente muito forte que indica a Ásia como o local de nascimento do marreco-corredor, com os ingleses importando o animal ao longo do tempo – vale dizer que, atualmente, o marreco-corredor é muito comum em quase toda a Inglaterra. Dentro dessa corrente, até mesmo a origem verdadeira do marreco-corredor oscila e varia, já que o animal pode ter surgido na China, Malásia ou na Índia, como indica o seu nome; em muitos locais do mundo a ave é chamada de marreco-corredor-indiano.

Seja qual for a sua origem verdadeira, o certo mesmo é que o marreco-corredor se desenvolveu muito bem mesmo na Inglaterra, onde encontrou o clima adequado para crescer de forma estruturada. Assim, atualmente a Inglaterra ainda é um belo cenário para a criação do marreco-corredor.

Uso do Marreco-Corredor

No passado, o marreco-corredor era usado de forma exclusiva para a produção de ovos e para o consumo da carne. Contudo, com o tempo o animal ganhou outras utilizações. Para começar, muitas pessoas usam o marreco-corredor para a ornamentação de jardins e ambientes de lago, pois o animal é gracioso e não ataca as pessoas – na verdade, o marreco-corredor sequer gosta tanto de se aproximar dos seres humanos, o que pode ser bom nesse tipo de situação.

Ademais, a forma de andar do marreco é muito interessante e curiosa, o que diverte a muitos. Assim, essa nova forma de uso do marreco-corredor fez com que o animal fosse, cada vez mais, colocado em cruzamentos montados pelas pessoas. Isso fez com que as variedades de coloração do marreco-corredor aumentassem muito, havendo animais brancos, cinzas e mistos.

O marreco se espalhou por todo o mundo com o tempo, o que fez com que o número de exemplares aumentasse de forma muito significava. Segundo dados e opiniões de alguns especialistas, o mais provável é que a espécie, no futuro, se relacione ainda mais com o uso ornamental e menos com o uso para a produção de ovos ou consumo de carne.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *