Home / Animais / Marmota Menzbieri: Características, Nome Científico e Fotos

Marmota Menzbieri: Características, Nome Científico e Fotos

Ei, gostaria de lhe apresentar uma amiga! Ela é muito gente boa e carismática, garanto que você vai adorar conhecê-la!

Tenho a certeza de que você não sabe nada sobre a Marmota Menzbieri, este animal é bastante curioso, se quiser conhecê-lo melhor basta me seguir nesta aventura por dentro do mundo dos animais!

Não dá para resistir ao olhar fofo de fuinha desta pequena marmota altamente carismática e amável, se você é daqueles(a) que se deixa levar pela fofura dos animais, então é bem provável que se renda facilmente a este belíssimo bichinho.

A Fofa Marmota Menzbieri: Características e Nome Científico

Por acaso você conhece a família Sciuridae? Ela é composta por inúmeros roedores, grandes e pequenos, nossa doce Marmota Menzbieri faz parte dela!

Infelizmente a distância vai impossibilitar você de admirar esta incrível marmota, ela vive nas distantes terras da Ásia Central e somente por lá pode ser vista. Infelizmente não poderemos apreciá-la pelas terras brasileiras, mas quem sabe você não consegue ir até ela um dia!

Já ouviu falar no Tian Shan? Eu duvido muito, pois trata-se de um agrupamento de montanhas lá do Cazaquistão! Pense em um lugar bem distante: é bem neste local onde a fofa marmota Menzbieri mora!

Nossa amiga Menzbieri não anda muito segura ultimamente, pois as ações humanas têm destruído muito o seu habitat natural, isso está causando o sumiço dela na fauna da Ásia Central e este fato tem aproximado cada vez mais o perigo da extinção total dela.

Marmota Menzbieri Características

A Marmota Menzbieri é a mais pequena de sua espécie, pode chegar a 50 cm acompanhada de um peso que alcança singelos 5,0 kg, comparada com outros animais dá para ver o quanto ela é pequena. Ela é a mais baixinha de toda a classe das marmotas!

A pelugem dela é longa e densa; sua cauda é bem curta e acompanha cores bastante escuras que chegam perto do marrom e do preto.

Sabia que as marmotas mudam de cor conforme a estação? É isso mesmo, nossa amiguinha possui tal característica!

Já reparou no quanto as marmotas são parecidas com os esquilos? Se você tiver uma boa percepção vai ver que elas possuem uma semelhança incrível! Isso não ocorre a toa, estes animais são todos de uma mesma família, a Sciuridae! Agora você já sabe o porque eles se parecem tanto um com o outro, são nada mais nada menos do que parentes!

Nossa Marmota Menzbieri é um pouco preguiçosa, pois pode dormir por um longo período, seis meses. Não a julgue por isso, todas de sua espécie também possuem o mesmo habito, então não seja tão rigoroso(a) com ela!

Ao acordar do seu sono de princesa a Marmota Menzbieri não perde tempo, ela trata logo de ir procurar o que comer. Nisso eu concordo com ela, não há nada mais importante do que dar uma boa dormida e logo a seguir encher um pouco a barriga, isso é algo essencial!

Outra característica que você pode ver em qualquer marmota (também na Menzbieri) é a sua comunicação através de gritos sonoros com ruídos, eles possuem um tom meio fino mas suficiente para que todos os outros animais da espécie possam ouvir o sinal de alerta.

Com quem você mora? A Marmota Menzbieri gosta sempre de estar em muitas companhias, por isso, anda com bastante membros e vive em colônias!

Marmota Menzbieri em seu Habitat

Nossa fofa marmotinha precisa ficar sempre em alerta: as aves de rapina procuram por ela e não a deixam em paz. Na vida em colônias a Menzbieri fica sempre em vigilância, cada membro possui a responsabilidade de permanecer sempre atento, pois qualquer vacilo pode ser fatal.

Ainda falando sobre comida, não se esqueça de que a Menzbieri é um animal com paladar herbívoro, portanto, só come ervas e outras vegetações disponíveis em seu habitat, como ela mora em montanhas extremamente altas, acredito que a única coisa que se tenha para comer por lá seja ervas.

Alguns Segredos Sobre a Marmota Menzbieri

Olha, as coisas que irei falar aqui não dizem respeito a apenas esta espécie de marmota, portanto, considere-as uma característica de todas as espécies desta classe.

Você sabia que as marmotas saem de casa e nunca mais voltam? Quando filhotes elas deixam a casa da mãe e partem para aventuras e aprendizados na mata a fora, ao fazerem isso é como se fosse um último adeus, pois não voltam mais! Que triste não?!

Por acaso você sabia que as marmotas são boas contribuintes para os avanços medicinais? Elas são ótimas para se estudar o câncer de fígado induzido pela hepatite B! Estes animais possuem os mesmos sintomas de nós humanos, por isso, fica mais fácil compreender esta doença que tanto afeta as pessoas!

Os animais podem ser bem semelhantes a nós seres humanos quanto a alguns comportamentos: As marmotas se cumprimentam com uma espécie de beijo um tanto estranho, uma toca a boca da outra com o nariz.

Por mais que nos gabemos por nossas habilidades, sempre haverá animais que nos surpreenderão por terem características bem semelhantes as nossas. Saiba que as marmotas conseguem cavar túneis extremamente profundos e com total mobilidade. Elas são engenheiras natas!

Além de ser bem parecida com os esquilos, tenho para mim que as marmotas lembram bastante os adoráveis porquinhos da Índia, essas lindas criaturinhas também são ótimas escavadoras e sua aparência lembra muito a das marmotas.

Uma outra característica das marmotas que você já sabe mas é bom enfatizar, é a questão do grito delas, algumas pessoas acham extremamente engraçado o som emitido por estes animais, existe até um vídeo viral na internet em que uma marmota grita de uma maneira hilária e tira risos de todo mundo.

Bom amigo(a), chego ao fim desta matéria convicto de que contribuí em muito para o seu conhecimento a respeito da fauna e flora brasileira e também mundial.

Sempre que quiser saber mais a respeito dos seres vivos que existem neste mundo, procure exatamente neste site, ele é sem dúvidas a sua melhor opção!

Muito obrigado pela sua visita e até a próxima!

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *