Home / Animais / Qual a Velocidade de um Guepardo? Por Que Ele é Tão Rápido?

Qual a Velocidade de um Guepardo? Por Que Ele é Tão Rápido?

Conhecer detalhes sobre a fauna do nosso planeta é algo extremamente interessante, principalmente porque os animais vivem no mesmo ecossistema que a gente e, consequentemente, influenciam bastante no meio em que vivemos, assim como nós influenciamos no habitat deles.

Por esse motivo, cada vez mais as pessoas estão se interessando em pesquisar sobre as espécies animais existentes no mundo e entender um pouco mais sobre as características de cada uma; principalmente quando essa espécie é de um animal tão famoso, como é o caso do guepardo.

Portanto, neste artigo falaremos mais especificamente sobre o guepardo; citando suas características, a sua velocidade (um grande destaque do animal) e muitas outras coisas que com certeza te deixarão de queixo caído; logo, continue lendo para entender tudo!

Características do Guepardo

O guepardo também pode ser chamado popularmente de chita, sendo que seu nome científico é Acinonyx jubatus. O que significa que ele é um animal pertencente ao gênero Acinonyx, que engloba animais mamíferos que pertencem à família dos felídeos.

  • Alimentação

Como já é de se esperar, o guepardo é um animal com hábitos alimentares carnívoros, o que significa que ele se alimenta essencialmente de outros animais. Mais especificamente, ele costuma se alimentar de animais que pesem menos de 40kg (como por exemplo as gazelas), mas também come insetos com bastante frequência.

Características do Guepardo
  • Reprodução

Geralmente, a fêmea atinge a maturidade sexual com 2 anos de idade, enquanto o macho atinge a maturidade aos 3 anos de idade. Diferentemente de outros mamíferos, as fêmeas do guepardo não possuem um território marcado e suas ninhadas são maiores do que o normal, podendo nascer até 8 filhotes de uma vez (apesar da média ser entre 4 e 5 filhotes).

  • Físico

O guepardo é um animal de focinho curto e compacto, além de sua cabeça também ser pequena. Musculoso, ele impõe bastante respeito no reino animal, apesar de ser um dos felinos mais sociáveis presentes na natureza. Ele chega a medir 1,5 metros e pesar entre 30kg e 65kg, variando muito de exemplar para exemplar. Sua pelagem é amarelada e ele possui duas listras pretas típicas saindo de ambos os olhos, além das típicas manchas pretas pelo corpo.

  • Modo de caçar

Essa é uma espécie que não gasta muita energia para caçar, já que seu corpo tende a superaquecer. Por isso, ele observa a presa silenciosamente e parte para o ataque de maneira extremamente rápida, surpreendendo a presa e a caçando em menos de um minuto, de acordo com diversas pesquisas.

Velocidade do Guepardo

Como podemos perceber pelo modo como o guepardo caça, esse é um animal extremamente rápido e ágil, já que essas características são muito importantes para sua plena sobrevivência em meio ao reino animal.

Apesar de todos saberem que o guepardo é um animal veloz, os estudos científicos ainda não entraram exatamente em um acordo para definir a velocidade do animal. Por isso, devemos analisar a velocidade do guepardo em diversos contextos diferentes.

  • Em um espaço de 500m: os cientistas entraram em um acordo que, nessas condições, a velocidade do guepardo tende a ser 100km/h em média;

  • Caso específico: em um caso específico estudado, o guepardo caçou a sua presa em apenas 20 segundos – em um espaço de 640 metros,  o que significa que sua velocidade média foi de 120km/h;
  • Condições normais: portanto, em condições normais pode-se afirmar que a velocidade média do guepardo tende a ser, no máximo, 110km/h.

É importante lembrar que apesar de poder correr muito rápido, o guepardo não tende a correr por muito tempo, pois – como dissemos anteriormente o seu corpo tende a superaquecer e por isso ele se esforça para poupar energia.

Por que o Guepardo é Tão Rápido?

Todos já entendemos que o guepardo é um dos animais mais rápidos da natureza, mas qual seria a necessidade adaptativa para ele correr tão rápido assim? Afinal, por que o guepardo é tão rápido a ponto de correr em uma velocidade de 100km/h?

Como você já deve ter percebido, a explicação é bem simples: para conseguir caçar. Assim como citamos no tópico de caça, o guepardo é um animal que faz ataques surpresas e tem como presas animais ágeis, como a lebre; isso faz com que seja necessário ter bastante velocidade em pouco tempo.

Isso e o fato de ele ser um animal unicamente carnívoro faz com que seja necessário ter bastante velocidade, e por isso podemos dizer que o guepardo é um dos seres mais rápidos do reino animal.

Situação na Natureza

Infelizmente, devemos dizer que o guepardo se encontra atualmente classificado como VU (vulnerable – vulnerável) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. Isso significa que ele irá entrar para o estado de “perigo” se nada for feito para mudar as condições de conservação da espécie que existem atualmente.

É claro que já podemos imaginar o motivo da ameaça: o crescimento desenfreado das cidades, que causa a perda do habitat e a caça ilegal desenfreada, principalmente para vender a pele do animal. Apesar da situação vulnerável, a subespécie africana do animal já se encontra em situação crítica, enquanto a espécie asiática também está muito ameaçada.

Por isso, é necessário criar leis mais rígidas para fiscalizar a caça ilegal ao guepardo – já que ela não deveria ocorrer de forma alguma. Além da sua extinção, a redução da população de guepardos poderá gerar uma hiperpopulação de suas presas, e a consequente extinção dos animais que essas presas consomem; e também poderá gerar a extinção dos animais que se alimentam do guepardo, desequilibrando toda a cadeia alimentar.

Logo, é importante percebermos qual o tamanho da importância que temos na natureza. A caça ilegal de um animal e a sua consequente extinção afetam diretamente a população de muitos outros animais do ecossistema, o que acaba nos afetando diretamente como pudemos perceber pelo texto.

Quer saber mais informações sobre o guepardo e não sabe onde encontrar fontes confiáveis e de qualidade? Sem problemas, temos a solução para você! Você pode ler também em nosso site: Quais São os Predadores do Guepardo e Seus Inimigos Naturais?

Veja também

Quais os Sintomas de Piometra em Cachorros? Como Tratar?

Apesar do nome diferente, infelizmente, trata-se de um problema grave, mas muito comum em cadelas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *