Home / Animais / Mamba Azul: Características, Fotos e Nome Científico

Mamba Azul: Características, Fotos e Nome Científico

Características da Mamba Azul, gênero, fotos e Nome Científico

As serpentes Mamba são uma das espécies mais temidas no mundo, uma vez que o seu veneno é muito famoso por ser um dos mais mortais que existem na face da Terra. Embora possuam grande beleza, elas podem ser bem perigosas caso se vejam em alguma situação que lhe representem algum tipo de ameaça.

As diferentes espécies desta família são conhecidas normalmente por suas cores. São elas:

Porém, há algum tempo atrás surgiu a notícia de uma cobra de cor azul, que poderia pertencer ao mesmo gênero que as Mambas foi encontrada na Ilha de Komodo. Porém, ao aprofundar os estudos, foi descoberto que na verdade a “Mamba Azul” pertence ao gênero Trimeresurus. 

Sendo assim, a tal da “Mamba Azul” passou a ser chamada de Cryptelytrops insularis. Uma espécie pouquíssimo conhecida e que despertou a curiosidade de muitas pessoas que se interessam pelo assunto, já que a mesma apresenta em suas escamas um incrível e belo tom de azul.

Saiba Mais Sobre a Curiosa Cryptelytrops Insularis, que não é a Mamba Azul

Esta espécie na verdade é considerada como uma raríssima variação da subespécie Trimeresurus insularis, que também é conhecida como víbora de ilha Branca.

De início se imaginou que esta incrível cor azul se tratasse apenas de uma mudança de cor temporária da mesma, por alguma situação temporária. Após a passagem desta circunstancia em específico, imaginava-se que ela voltasse a apresentar a cor verde.

Porém não foi exatamente isto o que aconteceu. Ao pesquisarem mais a fundo sobre este animal observou-se que embora rara, as cobras da espécie Cryptelytrops insularis que apresentavam essa cor azul, realmente a tinham permanentemente.

Embora se saiba que estas cobras costumam se alimentar de animais como pequenos roedores e até lagartos, além disto, pouco se sabe a respeito desta espécie.

Cobra Krait Malasiana Azul – Não é uma Mamba Azul, Mas é tão Perigosa Quanto!

A cobra Krait malasiana azul é uma das serpentes mais venenosas do mundo inteiro. O seu veneno é tão potente, que mesmo se a sua vítima receber o antídoto e socorro médico rapidamente, ainda haverá 50% de chance de a pessoa vir a morte.

Isto porque o seu veneno possui uma toxina neurotóxica, que ao entrar em contato com a vítima, é capaz de paralisar todos os músculos do indivíduo.

Este animal pode chegar a atingir 108 centímetros de comprimento e possui uma aparência bem marcante. O seu corpo é todo dividido por faixas transversais que se intercalam entre escamas de cor preta e um azul incrivelmente belo e chamativo.

Elas costumam se alimentar de outras espécies de serpentes, podendo ser considerada como uma espécie de canibal. Porém também pode se alimentar de outros animais como ratos, lagartos e até mesmo sapos.

Outras Espécies de Cobras que Possuem a Cor Azul com Fotos

Embora não sejam denominadas como Mamba Azul, as espécies que serão apresentadas aqui, também possuem o tom azul como uma de suas principais características.

  1. Serpente de Liga de São Francisco

Esta serpente que recebe o nome científico de Thamnophis sirtalis tetrataenia e possui uma incrível combinação de cores que fazem dela um animal incrivelmente único. Contendo em suas escamas o casamente perfeito entre as cores azul, vermelho-alaranjado e preto, esta belíssima espécie é também considerada rara, uma vez que é ameaçada de extinção.

Ela costuma ser encontrada em algumas regiões da península de São Franciso, lugar de onde surgiu o seu nome. Porém é raro conseguir avistá-la, já que é uma espécie que costuma se esconder e até mesmo fugir. Por isto capturá-la é considerada uma missão bem difícil.

Costuma viver próxima a regiões úmidas e que possuam lagoas por perto, uma vez que também gosta de ficar na água. Já quando se diz respeito a sua alimentação, a Serpente de Liga De São Francisco costuma se alimentar de alguns peixes, rãs, insetos e até mesmo minhocas.

2. Píton Verde Arborícola

A cobra Píton Verde Arborícola, que recebe também o nome científico de Morelia viridis, é uma especie que possui a cor verde, porém existe um momento de sua vida que ela pode vir a apresentar a coloração azulada e é exatamente por este motivo que ela se encontra nesta lista.

Durante a fase adulta, esta cobra apresenta cor predominantemente verde, porém, em um dado momento de suas vidas, as fêmeas desta espécie passam a apresentar uma cor diferente: a cor azul.

É isso mesmo que você leu! E esse fenômeno de mudança de cor costuma ocorrer quando a Píton Verde Arborícola fica grávida. O grande responsável por essa curiosa e incrível mudança é a ação dos hormônios que tem a sua quantidade alterada a ponto de modificar o tom das escamas deste animal.

Após pôr os seus ovos, os seus níveis hormonais voltam ao normal e então esta espécie de Píton volta a apresentar a coloração verde esmeralda. Entretanto, quando a fêmea coloca uma quantidade de ovos razoavelmente grande, ela pode apresentar ainda a cor azul em suas escamas por um breve período de tempo, mesmo após pôr os seus ovos.

Além disto, não são todas as cobras desta espécie que sofrem esta modificação de cor quando passam pelo período de gravidez, o que faz com que este fato seja considerado ainda mais raro.

A raridade deste fato se dá por uma série de motivos, entre elas o próprio fator hormonal. Porém, ele tem ficado cada vez mais difícil pelo fato de que muitos criadores tem criado mutações através de cruzamento seletivo, o que fez com que a espécie não passasse a não sofre a alteração de cor e até mesmo fez com que elas passassem a apresentar novas variações de cores.

Considerações Finais

Como falamos inicialmente, não existe a cobra Mamba Azul. Entretanto existem algumas espécies que levam em suas escamas esta cor tão bela que é o azul, fazendo com que estes animais se tornem incrivelmente bonitos, curiosos e exóticos.

Curiosidades da Mamba Azul
Curiosidades da Mamba Azul

E ai? Gostou de saber um pouco mais sobre as cobras que  possuem a cor azul? Para saber mais sobre alguns tipos de cobra nós recomendamos a leitura do artigo “Mamba Verde Ocidental: Fotos e Hábitos“.

E para continuar tendo acesso aos melhores conteúdos sobre a natureza, continue acompanhando o Blog Mundo Ecologia.

Veja também

Quanto Tempo Dura Casulo de Borboleta?

Borboletas formam a superfamília Papilionoidea,  o termo designa qualquer uma das numerosas espécies de insetos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *