Home / Animais / Macaca Cyclopis ou Macaco de Taiwan: Características e Fotos

Macaca Cyclopis ou Macaco de Taiwan: Características e Fotos

Os primatas em geral são seres bem interessantes, de capacidade e inteligências formidáveis, e certas espécies são bem curiosas de observar. É o caso do Macaca cyclopis ou Macaco de Taiwan, tema do nosso próximo texto, onde vai fazer um dossiê completo desse primata muito peculiar.

Principais Características

Como o próprio nome popular já indica, essa espécie de macaco é endêmica da ilha de Taiwan, sendo posteriormente introduzida em solo japonês. Por sinal, em termos de primatas, esse é o único tipo que vive em Taiwan (além dos seres humanos, é claro).

Essa espécie mede entre 50 e 60 cm mais ou menos, chegando a pesar quase 12 kg, sendo que as fêmeas, geralmente, são menores. Já as caudas deles são um pouco longas, medindo entre 25 e 45 cm. Em termos de coloração, esses macacos podem ser tanto marrons, quanto acinzentados. Outra característica bem peculiar dessa espécie é que o macaco de Taiwan possui “bolsas especiais” localizadas nas bochechas, e que servem para armazenar comida.

Como relação ao habitat, essa espécie vive em florestas coníferas e temperadas, da mesma forma que vivem em áreas de bambu e também em pradarias. No geral, podem ser encontrados em qualquer parte de Taiwan, desde áreas plantas, de onde são atraídos devido à presença de culturas frutíferas, até em locais montanhosos, onde a altitude ultrapassa os 3.000 metros.

São primatas que forma uma estrutura social bem organizada, muitas vezes contendo inúmeros machos e fêmeas em um mesmo grupo, geralmente com cerca de 45 indivíduos, ou até mais. Interessante notar ainda que, nesses grupos, os macacos de Taiwan se comunicam através de sons e gestos dos mais variados tipos. Inclusive, machos solitários representam cerca de 5% dos espécimes, e quando é o período de acasalamento, eles acabam interagindo com grupos mais numerosos.

São primatas cujos hábitos são diurnos, e além disso, é mais comum eles ficarem nas árvores do que na terra. Sua dieta se resume a frutas, folhas, brotos, grama, insetos, caracóis e também a ovos de pássaros de vez em quando. Ou seja, podemos dizer que esse animal é onívoro.

Macaco de Taiwan
Macaco de Taiwan

Em geral, descansam em forragens nas florestas e pradarias.

Como é a Reprodução Desses Primatas?

As fêmeas dessa espécie dão a luz a apenas 1 filhote de cada vez, e quase sempre entre a primavera e o verão. São elas também que têm a responsabilidade de cuidar de sua cria. Já o acasalamento, na maior parte das vezes, acontece entre os meses de outubro e janeiro.

Macaco de Taiwan com Filhote
Macaco de Taiwan com Filhote

A gestação do macaco de Taiwan é mais curta do que a de um ser humano, podendo chegar a 5 meses e meio mais ou menos. Quando nascem, os filhotes são totalmente dependentes da mãe, e tanto isso é verdade que eles ficam nos braços dela todo o tempo pelos próximos 3 meses, e só se separam dela com cerca de 1 ano de vida. Porém, eles só se tornam independentes mesmo a partir dos 2 anos de idade.

Com relação à longevidade, esses primatas têm, em média, 30 anos de expectativa de vida.

História Evolutiva

De acordo com estudos e pesquisas, os ancestrais dessa espécie de primata surgiram, na verdade, na China continental. Durante a última Era do Gelo, o que aconteceu a alguns milhares de anos atrás, o Estreito de Taiwan era coberto por uma geleira, onde muitas espécies de animais conseguiam se mover até com certa facilidade.

A Espécie Macaca Cyclopis
A Espécie Macaca Cyclopis

Só que após o gelo derreter, os macacos que ficaram em Taiwan acabaram por evoluir gradualmente para uma espécie única, que é justamente a Macaca cyclopis. Inclusive, atualmente, existem 21 espécies conhecidas de primatas do gênero Macaca, sendo que a maioria se encontra na Ásia, enquanto que o restante vive no norte africano.

Essas 21 espécies que se originaram daquele antigo primata da Era do Gelo foram classificadas em 4,categorias pelo conhecido primatologista Jack Fooden. Essa categorias levam em consideração o formato dos órgãos sexuais, e são as seguintes: o formoso, o japonês, o de cauda longa e o macaco Rhesus.

Perigos e Ameaças

Atualmente não há maior predador para o macaco de Taiwan do que o próprio ser humano, que caça esses animais para obter sua carne (bastante apreciada em certos lugares), ou simplesmente porque esses primatas danificam plantações. Outro motivo pelo qual esse primata é caçado é para que seja usado em experiências científicas.

Tudo isso vem diminuindo gradativamente a quantidade de macacos de Taiwan na -região onde vivem. Ainda não chegou ao ponto crítico da espécie se encontrar ameaçada de extinção, mas, caso a caça predatória continue nesse ritmo, certamente, em pouco tempo haverá pouquíssimos exemplares na natureza.

E, claro, tudo isso sem contar a degradação dos ambientes naturais em que esses animais vivem, com problemas do tipo desmatamento, queimadas, e por aí vai. Um problema que não atinge somente o macaco de Taiwan por sinal.

Em alguns locais são vistos mais macacos de Taiwan do que antes por conta da presença de turistas, que, invariavelmente, oferecem comida a esses animais, o que acaba atraindo grupos para locais específicos, o que acaba não não muito a dimensão de que essa espécies pode vir a sofrer, sim, com o perigo da extinção.

Café com Saliva de Macaco: Curiosidade

Em Taiwan, grãos de café literalmente cuspidos pelo Macaca cyclopis são usados na produção dessa bebida tão apreciada no mundo inteiro. Esse procedimento é especialmente feito na vila de Zhanghu. Ao contrário de outros lugares, que consideram essa espécie de primata uma espécie de praga, nessa vila, eles ajudam na mão de obra de alguns fazendeiros.

A questão é que para pegar os grãos do café propriamente dito, as pessoas precisam descascar uma fruta inteira, porém, como esse é um dos alimentos preferidos desse macaco, ele simplesmente come a fruta e cospe fora o grão, facilitando o processo para produtores de café da região.

Café com Saliva de Macaco
Café com Saliva de Macaco

Por sinal, muita gente viaja até essa vila, e um dos atrativos é justamente o café feito com esses grãos, o que, pra muitos, acaba deixando a bebida mais doce, e com cheiro de baunilha, digamos assim. Uma iguaria bem “diferente”, mas, ao mesmo tempo, interessante.

Vai um cafézinho?

Veja também

Jumento Pêga: Características, Nome Cientifico e Fotos

O Brasil possui muitos itens que pertencem exclusivamente ao país, tais como flores e outros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *