Home / Animais / Como se Cria um Mini PIG ?

Como se Cria um Mini PIG ?

O mini pig é uma raça de porco doméstico também conhecida como “porcos em miniatura”. O tamanho mais reduzido vem contribuindo para certa popularização como animais de estimação. Estes animais podem ser criados tanto em residências regulares, quanto em sítios e fazendas. No entanto, recomenda-se observar os genitores do animal (de modo a checar se o mesmo não vai crescer além do esperado).

Curiosamente, os mini pigs vem sendo empregados em inúmeras pesquisas médicas nas áreas de farmacologia, toxicologia, Pneumologia, cardiologia, cirurgia experimental, entre outros campos. São dotados de grande inteligência e facilidade no manejo laboratorial.

Mesmo com a popularização deste como animais de estimação, algumas localidades dos Estados Unidos contam com leis proibindo animais ‘tipicamente de fazenda’, nos limites das cidades. Esta regulação também pode ser encontrada em algumas cidades do Brasil.

Caso você tenha interesse em adquirir e criar um desses adoráveis animais, deve ter se perguntado : afinal, como se cria um mini pig ?

Pois bem, venha conosco e descubra.

Boa leitura.

Características do Porco ‘Comum’

Porco Adulto Comum
Porco Adulto Comum

Os porcos selvagens e os domesticados pertencem à Subordem Suiformes e família Suidae. Estes animais teriam sido introduzidos no Brasil no ano de 1550.

O porco doméstico (nome científico Sus domesticos) é a espécie à qual estamos mais habituados. Basicamente, é um animal maciço com cabeça cujo perfil é triangular. Sua arcada dentária é composta por 44 dentes permanentes, dentre eles incisivos inferiores que são alongados (e assemelham-se a uma pá), bem como dentes caninos revirados. A coloração da pele é rosada na maioria dos casos, no entanto, também apresenta pelagem (embora espaçada).

As fêmeas atingem a maturidade sexual entre os 3 a 12 meses de idade. Quando não há fecundação, o período de cio (também chamado de estro) ocorre a cada 18 a 24 dias. A duração do estro é 2 a 3 dias.

A gestação de uma fêmea possui duração estimada entre 112 a 120 dias.

Em relação às informações referentes ao peso, altura (ao nível da cernelha) e comprimento, é importante compreender que há variação em relação às raças, no entanto, é possível estabelecer médias aproximadas. O comprimento total pode variar entre 90 centímetros a 1,8 metros. A altura geralmente está compreendida entre 70 a 95 centímetros. No que diz respeito ao peso, a variação é ainda mais exorbitante- abrangendo a faixa dos 50 aos 500 quilos. Convém lembrar que esses valores são aplicáveis aos indivíduos adultos.

Um porco comum pode viver até aproximadamente 20 anos.

Os porcos possuem grande importância comercial, uma vez que respondem por 44% do consumo de carne no mundo inteiro. No entanto, no Brasil, este percentual é inferior, alcançando apenas 15%.

Características do Mini Pig

Diferentemente  dos porcos comuns que possuem o focinho mais alongado, os mini pigs possuem o focinho pequeno e curto. É importante estar atento a esse detalhe, antes de levar o porco para casa.

O peso médio de um mini pig está compreendido entre 25 a 35 quilos. Em termos de altura, a média está os 40 a 50 centímetros. No caso do comprimento, o mini pig apresenta entre 80 a 90 centímetros.

Como Surgiu o Mini Pig ?

Mini Pig Como Pet
Mini Pig Como Pet

Acredita-se que os porcos da raça “vietnamita barrigudo” seriam os precursores dos mini pigs atuais. Além de uma barriga curvada, essa raça era conhecida pela sua ‘pequena’ estatura. Esta raça ganhou popularidade primeiramente no Canadá e nos Estados Unidos. No entanto, o mini pig atual teria sido obtido a partir de cruzamentos do “vietnamita barrigudo” com o “landrace alemão”.

Como se Cria um Mini Pig ?

Um mini pig precisa ser alimentado 3 vezes ao dia, sempre em horários regulares. A ração para porcos comuns não é a mais indicada, uma vez que é muito calórica. No caso, a ração de coelhos é mais apropriada (principalmente aquelas que vem com milho e outros cereais). Cenoura e maça também são boas opções de petisco. 50% da sua alimentação deve ser composta por legumes e verduras de folhas escuras, sendo que 10% devem frutas. Dentro desses 50% inclui-se rabanete, brócolis, abobrinha, berinjela, beterraba e etc.

Mesmo sendo relativamente gordinhos, esses animais precisam de atividade física, de modo que não fiquem estressados e nem agressivos. Sugere-se a realização de brincadeiras com objetos como bolas e plataformas. Outra opção é simplesmente sair para caminhar com o animalzinho.

Estes suínos devem tomar banho uma vez por semana. No banho, deve ser utilizada água morna, bem como produtos específicos adquiridos em pet shop. É comum que possam apresentar certo ressecamento na pele, dessa forma, também devem utilizar cremes hidratantes (vendidos em pet shop) com regularidade.

Caso sejam treinados, aprendem a fazer suas necessidades em um local específico facilmente. Este local pode ser uma caixa sanitária ou um canto no quintal, no entanto, deve ser higienizado periodicamente.

O adestramento é muito importante, uma vez que o mini pig possui a tendência de ‘gritar’ quando está com fome ou ainda destruir o ambiente em que estejam.

É totalmente desaconselhável manter mini pigs no mesmo ambiente que cães. Há vários relatos de ataques caninos, mesmo após anos de convivência.

As unhas destes porquinhos devem ser lixadas com frequência. Cuidados básicos como a vacinação, vermifugação e realização de exames de rotina também não devem ser negligenciados.

É importante ter em mente que os porcos não produzem suor, dessa forma, o hábito de se jogarem na lama (chafurdamento) é uma estratégia para garantir o equilíbrio da temperatura. Dessa forma, é necessário ter cuidado durante dias muito quentes, bem como durante passeios em locais ensolarados. Em alguns casos, recomenda-se a aplicação de filtro solar no animal.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre o mini pig e como quais os seus cuidados necessários, nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Blog Petz. Aprenda a cuidar do mini porco de estimação. Disponível em: <https://www.petz.com.br/blog/curiosidades/mini-porco-de-estimacao/>;

CORREA, B. Canal do Pet IG. Tudo o que você precisa saber para criar um mini pig em casa. Disponível em: <https://canaldopet.ig.com.br/curiosidades/especiais/2019-07-08/tudo-que-voce-precisa-saber-para-criar-um-mini-pig-em-casa.html>;

Wikipedia in English. Miniature pig. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Miniature_pig>;

 

Veja também

O Leite de Vaca Possui Caseína

Pode Dar Leite de Cabra para APLV ?

APLV é uma sigla que significa alergia a leite de vaca. Neste quadro, o sistema …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *