Home / Animais / Quantas Baratas Saem De Um Ovo De Barata?

Quantas Baratas Saem De Um Ovo De Barata?

Encontrar uma barata em sua casa, para algumas pessoas, pode ser um enorme desespero, não é mesmo? Afinal, isso é um forte sinal de que há baratas em locais escondidos – e elas podem lhe surpreender a qualquer momento!

Independente de você ter medo, nojo ou pavor, o fato de ter baratas em casa vai muito além desses sentimentos! Isso na verdade é uma preocupação sobre o bem estar do seu lar!

E uma coisa é certa: quanto mais cedo você procurar e eliminar esses ovos de barata em sua casa, mais segura sua família estará de possíveis doenças ou falta de higiene! Isso é algo ainda mais importante se tratando dos alimentos que você tem em sua dispensa!

Mas, muita calma nessa hora! Esse artigo poderá lhe ajudar sobre esse aspecto e até mesmo lhe informar como um simples ovinho pode causar um grande problema!

Quer mesmo saber mais? Então continue lendo atentamente o conteúdo desse artigo agora mesmo!

Ovo de Barata
Ovo de Barata

Noções básicas sobre o ovo de barata!

Baratas não colocam apenas um ovo  por vez. Se você acreditava nisso, pode começar a pensar diferente já! Isso porque as baratas são capazes de colocar muitos ovos de uma só vez. E isso é o grande ponto de alerta quando se trata de infestações!

Estes ovos estão todos contidos em uma única embalagem, ou melhor, uma espécie de capsula, chamada ooteca.

Ooteca é uma capsula feita com substância protéicas, sendo elas produzidas pelas baratas – no caso, as fêmeas!

À medida que essa substância envelhece , algo que acontece em apenas algumas horas, ela endurece. Quando isso de fato acontece, os ovos de baratas ficam mais protegidos, principalmente contra possíveis predadores e até mesmo outros elementos que possam comprometer seu desenvolvimento!

E Qual A Quantidade De Ovos Dentro Dessas Cápsulas?

É ai que você deverá nutrir uma maior preocupação! O número de ovos dentro de cada ooteca difere das espécies de baratas.

Algumas baratas têm taxas reprodutivas bem mais elevadas, enquanto outras se multiplicam mais lentamente. I

Isso significa que algumas ootecas que existam na sua casa poderão ter muitos mais ovos! Muitos mesmo!

Alguns tipos de baratas carregam sua ooteca por aí até que os ovos estejam prontos para eclodir, enquanto outros anexam a ooteca a esconderijos protegidos.

Ou seja, em outras palavras as ootecas de certas espécies de baratas serão muito mais difíceis de encontrar e eliminar antes de eclodirem dezenas de ninfas.

Ovos De Barata Por Espécie

Para ilustrar melhor as diferenças na reprodução de baratas, veja algumas informações básicas sobre seus  ovos  levando conta algumas espécies:

  • A Barata Alemã:

Barata Alemã
Barata Alemã

A barata mais comum na América é a barata alemã, e essa espécie é conhecida por conta da rapidez do se acasalamento! Uma fêmea e seus filhotes podem infestar uma casa com mais de 30.000 baratas em apenas um ano. Sim, você não leu errado e o número é mesmo assustador!

Uma ootecae da barata alemã detém entre 20 e 40 ovos cada. A barata fêmea adulta carrega sua ooteca com ela até que os ovos estejam prontos para eclodir. Cerca de 24 horas antes dos ovos estarem prontos para chocar, a fêmea deixa a ooteca em um local que considere o mais seguro possível. E isso é um dos motivos que encontrar em eliminar esses ovos acaba sendo algo tão difícil! Por vezes nem é possível saber previamente que sua casa está acomodando esses pequenos ovinhos e prestes a ser infestada!

  • Barata Marrom:

Barata Marrom
Barata Marrom

A barata com faixas marrons prende suas ootecae avermelhadas a marrom-amareladas nas paredes, tetos, espaços de rastreamento, móveis, roupas de cama e outros objetos em sua casa.

Se esses itens forem movidos, a infestação de baratas se espalhará rapidamente por todos os ambientes! A fêmea produz cerca de 20 ootecae em sua vida, cada uma contendo entre 10 e 18 ovos de barata.

  • Barata Australiana:

Barata Australiana
Barata Australiana

A barata australiana coloca sua cápsula com ovos em locais bem protegidos, principalmente em locais onde haja alimentos!

A fêmea esconde os invólucros dos ovos em fendas, madeiras, e outros locais que ajudem a manter uma boa umidade!  E isso também faz com seja realmente difícil descobrir onde esses ovos estão! É preciso apenas um mês até que 16 e 24 filhotes finalmente saiam de seus ovos!

Como as baratas australianas adultas soltam uma ooteca a cada 10 dias, elas podem produzir entre 12 e 30 ootecas durante sua vida útil. São cerca de 720 baratas em 300 dias, de apenas uma fêmea. Aterrorizante, não é mesmo?

  • A Barata Oriental:

Barata Oriental
Barata Oriental

Uma barata oriental produz uma ootheca de cor marrom avermelhada escura. Cada ooteca contém aproximadamente 16 ovos de barata orientais. A fêmea carrega sua ooteca entre 12 horas e cinco dias até que a deposite em uma área quente e protegida, preferencialmente,  perto de alimentos! Em média, uma barata oriental feminina pode ser capaz de produtir cerca de oito ootecas durante sua vida – mas, em alguns casos, ela pode superar esse número!

Outras Espécies!

Existem muitas outras espécies de baratas, incluindo a barata asiática, barata cubana, barata de madeiras da Flórida, barata marrom esfumaçada, barata do Suriname e barata de madeira.

Cada tipo de barata tem características reprodutivas distintas, mas suas ootecas são bastante semelhantes de uma maneira geral.

Como Identificar Ovos De Barata?

Em geral, a maioria das ootecas é muito pequena, com apenas alguns poucos centímetros. Ou seja, identificar à olho nu é uma missão bem complexa, para não dizer impossível.

Quando formados pela primeira vez, eles podem ser de cor branca, mas à medida que envelhecem, escurecem e endurecem. Muitas espécies de baratas produzem ootecas de marrom escuro até um marrom avermelhado.

Algumas dessas carcaças de ovos possuem o que os especialitas denominam por cristas. Elas são iguais àquelas produzidas pelas baratas marrons e alemãs. Outras ootecas são inchadas e não têm cristas, como as feitas por baratas americanas e orientais.

O Que Fazer Se Você Encontrar Ovos De Barata?

Encontrar ovos de barata é um sinal de uma infestação de baratas. E certamente faltará bem pouco até que eles venha eclodir e de lá saiam muitas baratinhas!

A melhor maneira de evitar que isso aconteça é sempre manter a casa limpa e também deixar os alimentos bem protegidos! Locais com muita umidade também podem acabar atraindo baratas! – e no caso de uma infestação, a melhor medida é procurar especialistas em dedetização!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *