Home / Animais / Lagartixa Turca: Curiosidades, Habitat, Nome Científico E Imagens

Lagartixa Turca: Curiosidades, Habitat, Nome Científico E Imagens

Ei, você tem medo de lagartixa? Se a resposta for sim então saiba que hoje eu vou aguçar um pouquinho o seu medo, pois vou falar justamente sobre este curioso réptil, mas fique sabendo que a espécie a qual irei lhe apresentar é muito diferente das que estão aí andando pela sua casa!

A Lagartixa Turca é um animal bem curioso e diversificado das espécies que temos aqui no Brasil, se você quer conhecê-la melhor, então sugiro que me acompanhe por esta matéria super bacana que eu lhe preparei! Sem mais delongas, vamos nessa!

Lagartixa Turca: Habitat e Nome Científico

Primeiramente vamos procurar saber qual é o nome científico deste animal: os estudiosos nomearam este bicho como Hemidactylus turcius, olha eu acho bem difícil que você consiga pronunciar este nome com facilidade. Eu prefiro chamá-la de Lagartixa Turca!

A lagartixa que você vê perambulando pelas paredes da sua casa não tem nada a ver com a Lagartixa Turca, este réptil é bastante escamoso e com aspectos um tanto diferentes das espécies que vivem nos ambientes domésticos.

Você sabia que este réptil é conhecido por ser uma Osga, isso significa que ele possui como característica um corpo bem escamoso, muito semelhante ao dos lagartos. Isso ocorre porque estes animais são todos da mesma família.

A Osga Turca é um animal bem pequeno que pode alcançar um tamanho minúsculo, cerca de 6cm, lembrando que ela não passa disso.

Hemidactylus Turcius

Embora os lagartos e também as lagartixas possuam hábitos que podem variar tanto de dia como de noite, o horário que mais estes bichos realizam as suas atividades é no período noturno.

Quando está vagando pela noite a Lagartixa Turca procura por insetos, nisso ela não é muito diferente das outras espécies, pois todas elas adoram este mesmo alimento.

Nossa Osga Turca possui a cor creme ou então amarela, ainda conta com algumas pintas na cor preta.

Este incrível réptil não pode ser visto aqui pelo Brasil, na região sul da Europa é um dos lugares mais prováveis de se ver este animal. Existem estudiosos que afirmam que este bichano está em muitos outros lugares do mundo, mas há divergências quanto a isso.

A Osga precisa ficar sempre atenta quanto aos predadores, pois muitos deles podem estar no mesmo ambiente que ela e isso facilita muito a probabilidade dela ser caçada e também ser exterminada.

Uma curiosidade bastante interessante sobre este animal é que ele emite sons que podem significar a sua fúria, seu medo e qualquer outro tipo de comunicação com os demais membros de sua espécie. Eu nunca havia descoberto um animal tão estranho quanto este, quem diria que lagartixas pudessem emitir sons.

Estas foram as informações sobre a Osga Turca, mas quero que você permaneça um pouco mais comigo, pois agora irei lhe mostrar outros tipos de lagartixa que são bem curiosas e excêntricas. Tenho a certeza de que você nunca ouviu falar dessas espécies super legais e interessantes de serem estudadas. Continuemos!

Conheça Outras Lagartixas

Já ouviu falar na Lagartixa Dourada? Aposto que não, pois este animal não existe aqui no Brasil, apenas pode ser visto em Madagascar!

Este animal é extremamente belo, sua pele é verde escura, clara e com manchas vermelhas. O nome “dourado” faz referência ao seu tom de pele que é meio brilhoso.

As patas deste bicho são um tanto curiosas, elas possuem dedos meio achatados, eles são ótimos para fazer com que este animal fique bem fixado nas superfícies que gosta de subir. Como se trata de um bicho presente em matas mais densas, é sempre possível vê-lo subindo em árvores.

Lagartixa Dourada

A pele desta lagartixa não é mole como a dos animais de sua espécie, pelo contrário, ela possui uma característica áspera.

Outra lagartixa superinteressante é a Madagascarense, ela divide espaço com a lagartixa dourada e é bem semelhante a ela. Por mais que haja semelhança entre essas duas espécies, fique sabendo que elas são totalmente diferentes e ao serem analisadas com mais rigor, dá para ver que não são tão iguais assim.

Apesar da cor da Madagascarense ser idêntica à da Lagartixa Dourada, você pode facilmente distingui-las porque a primeira não tem as três manchinhas vermelhas uma do lado da outra.

Esta lagartixa tem costumes diários, em plena luz do dia sai por aí a subir pelas árvores e caçar seus insetos prediletos, sendo assim, não vai ser muito difícil ver um animal desses vagando pela mata.

Lagartixa Madagascarense

De todas as espécies que pesquisei a Lagartixa Anã de Cabeça Amarela é a mais excêntrica de todas. Este animal possui uma mistura de cores muito desproporcional, sua cabeça é bem amarelada e as demais partes do seu corpo são completamente cinzentas.

Em seu habitar natural a nossa esquisita lagartixa amarelada não possui chance nenhuma de passar despercebida, qualquer um é capaz de notar um animal com um tom amarelado forte e misturado a uma cor cinzenta.

A Lagartixa Anã amarelada não pertence a terras brasileiras, ela só é vista na África habitando os bambuzais e tomando um bom banho de sol.

Lagartixas estranhas é o que não falta nesta matéria, mas a Lagartixa Verde é mais uma das espécies que veio para nos deixar boquiabertos com seus hábitos extremamente diferenciados.

Este bichinho todo esverdeado é bem semelhante a Lagartixa Dourada e a Madagascarense, seu tom verde é bastante chamativo e o fundo da sua boca também, pois possui uma coloração que pode variar bastante.

Bom, todas as espécies de lagartixa que eu conheço estão aí, espero que você tenha gostado da matéria e tenha aprendido um pouco mais sobre o universo destes animais extremamente curiosos.

E aí, ficou surpreso com estes animais? Aposto que você imaginava que existia apenas aquelas lagartixas tradicionais que ficam andando pela parede da sua casa não é?!

Gostaria de ver você aqui novamente, por isso, esteja sempre conectado(a) com este site, em breve estarei postando mais conteúdo super legais que eu tenho a certeza de que você irá gostar!

Muito obrigado pela sua presença aqui e até a próxima!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *