Home / Animais / Tigre-Do-Sul-Da-China: Características, Fotos e Nome científico

Tigre-Do-Sul-Da-China: Características, Fotos e Nome científico

Com uma fauna tão diversificada como a que temos no mundo, fica praticamente impossível conhecer todos os animais e suas características. Por isso, é cada vez mais importante estudar os animais que te interessam e descobrir mais sobre cada um deles.

Um animal que não é muito conhecido no Brasil mas possui grande importância na fauna de outros países é o Tigre do Sul da China. Atualmente, ele é ainda mais importante pois sua extinção é um assunto muito comentado pelos ambientalistas.

Portanto, neste artigo iremos falar um pouco mais sobre o Tigre do Sul da China, suas características, seu nome científico, sua extinção… e também apresentaremos fotos para que você saiba reconhecê-lo!

Tigre Do Sul Da China – Classificação Taxonômica

Saber a classificação taxonômica de um animal é muito importante, já que ela é responsável por descrever diversas características dos grupos aos quais ele pertence. Por isso, já sabemos que o tigre possui as características dos felídeos, por exemplo, pois ele faz parte da família Felidae.

A classificação taxonômica facilita muito o estudo dos seres vivos, e por isso não poderíamos deixar de colocá-la aqui.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Panthera
Espécie: Panthera tigris
Subespécie: Panthera tigris amoyensis

Tigre Do Sul Da China – Nome Científico

Antes de mais nada, é importante que você saiba bem o que é um nome científico. De maneira resumida, o nome científico é o nome dado pelos cientistas para um ser vivo em específico. Enquanto um ser vivo tem vários nomes populares ele pode ter apenas um nome científico que será utilizado para diferenciá-lo de todos os outros seres.

Esse nome científico é composto de dois nomes inferiores, o gênero e a espécie, respectivamente. É importante lembrar que o gênero deve ser representado com a primeira letra maiúscula e a espécie deve ser representada com a primeira letra minúscula, assim como a subespécie também deve.

Nesse caso, o nome científico do Tigre do Sul da China é Panthera tigris amoyensis; o que significa que ele possui um gênero (Panthera), uma espécie (Panthera tigris) e uma subespécie (Panthera tigris amoyensis). Portanto, trata-se de um animal complexo e com vários antecedentes.

Tigre Do Sul Da China – Nome Popula

Tigres-Do-Sul-Da-China, Brincando em Um Centro de Reprodução
Tigres-Do-Sul-Da-China, Brincando em Um Centro de Reprodução

Ao mesmo tempo que um animal possui um nome científico ele também possui nome popular; ou seja, o nome em que ele é chamado pelas pessoas de maneira não científica, mas sim de acordo com a cultura e outras variações linguísticas. É importante lembrarmos que por conta dessas variações um mesmo ser pode ter mais de um nome popular.

No caso do Tigre do Sul da China ele também é conhecido popularmente como o tigre Amoy (no comércio de peles), o tigre chinês do sul, o chinês e o tigre de Xiamen. Por isso é muito interessante percebermos como todos esses nomes se referem ao mesmo ser vivo e como eles mudam de acordo com a localidade e a forma como o animal é visto.

Características Do Tigre Do Sul Da China

Esse tigre pode facilmente ser comparado com o tigre de bengala (de acordo com o zoólogo Max Hilzheimer). Ele era encontrado, obviamente, na região sul da China, assim como no sudeste e no leste.

Os dentes do tigre do sul da China são grandes (mesmo assim um pouco menores que os do tigre bengala) e adaptados para a caça. Ele possui pelo claro em tom de amarelo por todo o corpo, e as patas tendem a ter uma pelagem branca, com pequenas listras finas pretas.

Essa é a menor subespécie de tigre presente nessa localidade da Ásia. As fêmeas tendem a ser menores que os machos, já que elas chegam a 250 centímetros de comprimento e 115 quilos enquanto os machos chegam a medir 270 centímetros e podem pesar até 180 quilos.

Por fim, é importante reforçar que esse animal possui hábitos carnívoros e é um caçador nato, característica típica do gênero Panthera, ao qual ele pertence.

Tigre Do Sul Da China – Extinção

O Panthera tigris amoyensis já foi muito aclamado pela cultura chinesa há alguns séculos. Ele era sinônimo de força e perspicácia, e por isso era muito utilizado e representado em tudo que envolvia a cultura chinesa: músicas, danças, filmes, pinturas e etc.

Com o passar do tempo, esse amor pelo tigre se tornou exploratório e a pele do animal virou o alvo de caçadores que estavam mais interessados no dinheiro do que em qualquer outra coisa. Com isso, a espécie foi sendo vista cada vez menos e o mercado de pele do tigre Amoy (nome utilizado pelos comerciantes) se tornava cada vez maior e mais rentável.

Além disso, diversas comunidades chinesas mais afastadas consideravam o tigre um “devorador de seres humanos” e, consequentemente, uma ameaça à população. Por isso, os chineses rurais passaram a oferecer uma recompensa para quem caçasse tigres do sul da China, o que aumentou muito a demanda por caça do animal.

Atualmente, a espécie está entre duas classificações da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) de espécies ameaçadas. O tigre do sul da China pode ser classificado como CR (criticamente em perigo) ou EW (extinta na natureza), isso porque sua última aparição registrada na natureza foi nos anos 70.

União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais
União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais

Enquanto isso, algumas organizações estão tentando criar o tigre em cativeiro para que ele se reproduza e seja recolocado na natureza quando a situação for segura; e é apenas por isso que ele não é ainda declarado oficialmente extinto.

Muito provavelmente você ainda não conhecia o tigre do sul da China, né? É muito importante conhecermos novos animais em uma fauna tão rica, ainda mais se esse animal está em extinção. Desinformação sempre gera resultados negativos, por isso precisamos estar cientes de quais animais estão ameaçados para que possamos defendê-los da caça ilegal e outros fatores que levaram à essa situação.

Quer saber o nome científico de outros animais além do tigre do sul da China? Sem problemas! Leia também o texto: Ouriço do mar branco – características, nome científico e fotos

Veja também

Silky Terrier: Preço, Como Adotar e Onde Conseguir Um

O Australian Sikly Terrier ou Silky Terrier tem, à primeira vista, uma aparência muito semelhante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *