Home / Animais / História do Shih-Tzu, Personalidade e Origem da Raça

História do Shih-Tzu, Personalidade e Origem da Raça

Os cães mais exóticos do mundo, ao menos para os brasileiros, são oriundos da parte oriental do planeta Terra. Dessa maneira, os animais daquela parte do mundo costumam ter um modo de vida diferenciado, com uma pelagem também muito específica para a região em que vivem. Além disso, muitas vezes até mesmo o nome dos cães orientais é diferenciado.

Esse é o caso do shih-tzu, também chamado de “leão da China”. Porém, o animal possui origem no Tibete. Cão de companhia que é, o shih-tzu possui beleza sem igual, com muitos detalhes interessantes em seu modo de vida. O pelo do animal também é diferenciado para os padrões brasileiros, até mesmo para que o shih-tzu seja capaz de sobreviver às quedas de temperatura que existem na Ásia. Animal pequeno, a raça costuma ter menos de 30 centímetros de altura, além de jamais ultrapassar os 8 quilos.

O tempo de vida desse animal, todavia, é muito maior do que aquele visto nos cachorros grandes. Na realidade, o shih-tzu pode até mesmo chegar aos 16 anos de vida quando cuidado de forma adequada. Se você pretende descobrir mais a respeito do shih-tzu, com informações sobre a sua origem e a sua personalidade, veja tudo sobre essa raça logo abaixo.

Personalidade do Shih-Tzu

O shih-tzu é um cão de companhia e, como tal, possui personalidade muito tranquila. Portanto, o animal é calmo e atencioso, gostando sempre de estar em contato com crianças, que possuem energia para acompanhar as suas aventuras.

Quando em casa, os animais dessa raça costumam ser muito calmos, querendo apenas fazer parte da família e participar das ações do dia a dia. O shih-tzu é, portanto, uma das mais raças mais tranquilas que existem, já que o cão não cria problemas e está sempre disposto a brincar. O animal ainda lida muito bem com os desconhecidos, apresentando boas recepções a essas pessoas. O shih-tzu também é muito inteligente, possuindo um nível de sabedoria fora do comum.

Essa raça de cachorro pode aprender truques e obedecer a ordens com incrível rapidez, já que possui, segundo especialistas, um entendimento comparável ao de uma criança com pouco menos de 2 anos. Logo, se você está pensando em ter um cachorro calmo, que saiba suportar o dia a dia de uma família sem apresentar grandes problemas de comportamento, o shih-tzu é uma grande opção para isso e deve ser sempre muito considerado.

Origem do Shih-Tzu

O shih-tzu é um cão de origem asiática, que possui, em sua composição, mais de 15 espécies diferentes de cachorros. O animal foi criado com a intenção de estabelecer a paz entre povos diferentes, segundo algumas lendas que existem na China.

Contudo, o mais provável é que o shih-tzu tenha sido concebido para a caça, pois a sua baixa estatura é chave para que o animal possa entrar em locais pequenos. À época, era muito comum que cachorros pequenos fossem criados a partir de cruzamentos artificiais, já que ter animais capazes de entrar nos menores buracos era uma necessidade.

Shih-Tzu Fotografado na Grama
Shih-Tzu Fotografado na Grama

Dessa maneira, o shih-tzu era um cão de famílias pobres e camponesas no começo da sua produção, algo que só mudou cerca de 300 anos depois do nascimento desse animal. Isso aconteceu no século XX, quando o animal passou a integrar as casas mais ricas, das famílias mias nobres da China e região. Atualmente o cão é criado por muitas famílias de classe média alta de todo o planeta, até mesmo pelo valor de mercado que o shih-tzu possui. No Brasil, por exemplo, o preço de um shih-tzu puro pode chegar a ser duas vezes o salário mínimo local.

Características do Shih-Tzu

O shih-tzu é um animal pequeno, que chega apenas aos cerca de 30 centímetros de altura. Ademais, o animal ainda é muito leve, podendo chegar aos 8 quilos. De olhos grandes e uma pelagem muito macia, que chega até a cair pelo corpo, o shih-tzu pode ter muitos pelos na região da sua face.

Esse animal é um típico ser vivo de companhia, sendo uma das raças mais usadas para estar perto de famílias inteiras, idosos e crianças. Isso pelo fato de a personalidade do shih-tzu ajudar muito, pois o animal é muito calmo e tranquilo, chegando até a parecer um bicho de pelúcia em alguns momentos. Essa raça é tida como uma das mais inteligentes de toda a Ásia, estando entre as 80 mais inteligentes do mundo.

Por isso é muito comum que o shih-tzu seja adestrado muito rapidamente, além de poder ser treinado para a execução de uma série de movimentos e brincadeiras. O shih-tzu ainda é conhecido por se adaptar muito bem a outros animais, como gatos, outros cachorros ou até mesmo animais mais exóticos. Em todo caso, o mais natural é que o shih-tzu saiba lidar com o novo animalzinho, mantendo o ambiente harmônico.

Shih-Tzu Faz Pouco Barulho

O shih-tzu é um animal muito silencioso, ao ponto de você se esquecer de que o cachorro está presente na casa. Isso porque os latidos não fazem parte do dia a dia do shih-tzu, um cão naturalmente quieto e observador. Ainda assim, é muito comum que o shih-tzu goste de brincar e de estar perto das pessoas ou de outros animais, mas a raça não precisa fazer barulhos altos ou constantes para tal.

Quando quer chamar a atenção do dono ou das outras pessoas ao redor, o mais comum é que o shih-tzu suba no colo da pessoa ou lamba partes do corpo. Assim, essa ação é muito diferente daquela vista em outros animais de tamanho semelhante, como o poodle, que pode latir bastante. De qualquer forma, é positivo que você trate de adestrar o seu animal e o treine de forma adequada, para evitar problemas futuros.

Pois, por mais que não seja o comum, o seu exemplar shih-tzu pode ser diferenciado e, assim latir mais do que o normal. Tenha em mente que cada cachorro é diferente do outro, então não se assuste se isso acontecer. Todavia, saiba que o mais comum é ver o shih-tzu muito quieto e contido quando se trata de fazer barulhos.

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *