Home / Animais / Historia do Orangotango e Origem do Animal

Historia do Orangotango e Origem do Animal

Você sabia que o nome Orangotango quer dizer pessoa da floresta? Pois é, já começamos esse texto com essa curiosidade. O animal faz parte de três espécies de grandes animais asiáticos. Os animais são nativos da Malásia e também da Indonésia, só é possível vê-los em algumas florestas do tipo tropical em Sumatra e também em Bornéu. Pertencente à família Hominidae, podem ser classificados como uma espécie especial. No ano de 1996, dividiram os orangotangos em dois tipos:

  • Orangotango de Bornéu
  • Orangotango de Pretenses

No ano de 2017, no mês de novembro especialistas descobriram o que seria uma terceira espécie:

  • Orangotango Tapanuli.

      Orangotango de Perto

História e Origem do Orangotango

Lenda

Esses primatas fazem parte de um grupo chamados de macacos antropomorfos, que são as espécies mais próximas do ser humano.
A lenda é contada por uma tribo indígena chamada Dayak que fica em uma ilha da Ásia. Na história eles dizem que os orangotangos na verdade eram homens que naquela época simulavam não saber falar e resolveram ir para o topa das árvores para fugir do trabalho braçal.

Como dissemos acima a origem da palavra orangotango significa humano da floresta, pois veio de palavras da Indonésia e da Malásia que são orang que quer dizer humano e hutan que significa floresta.

Saiba que esses animais possuem 97% do nosso DNA. Por isso são tão parecidos conosco. Assustador não é mesmo?

Reprodução dos Orangotangos

Esses animais assim como outros primatas da mesma espécie se reproduzem muito lentamente, por esse motivo demoram muito para se recuperar de perdas de sua espécie. A fêmea estará apta para se reproduzir por volta dos quinze anos de idade, e vai ser fértil até no máximo entre 45 e 50 anos de vida. Os orangotangos cuidam de seus filhotes por bastante tempo, a fêmea por exemplo ficam totalmente com eles até o seis anos de vida. Depois do nascimento de um filhote, ela só estará novamente depois de oito anos, é o maior intervalo entre todos os mamíferos. Mas com os filhotes são dependentes por muito tempo da mãe, esse tempo é justificável.

Características do Orangotango

São visivelmente animais grandes, e existem diferenças entre eles mesmo que atraem o sexo oposto. Um orangotango jovem é do mesmo tamanho que uma fêmea já na fase adulta. Uma fêmea adulta chega a pesar algo em torno de 40 Kg. Já um macho adulto pronto para se reproduzir pode chegar a pesar 80 kg, ao menos o dobro da fêmea. Existem alguns orangotangos que alcançam o peso de 120 Kg. Em cativeiro com alimentação sempre disponível é possível que esse animal ultrapasse 200 Kg.
O orangotango na sua maturidade sexual pode apresentar grandes bochechas, e uma garganta ampla onde é possível vocalizar com bastante potência e tempo. Isso ajuda a atrair as fêmeas.

Na Copa das Árvores

Os orangotangos embora tão grandes, gostam de ficam na parte mais alta das árvores. Eles gostam de passear de uma árvore para outra, principalmente pois nas árvores ficam a sua fonte de alimentos que são as cascas, as folhas e também as frutas. As fêmeas ainda mais gostam das árvores, mas para ficarem ali quietinhas.

A explicação para essa diferença de comportamento entre os gêneros é que as fêmeas carregam os filhotes, ou na barriga e precisam economizar calorias. Então é melhor ficar em um ponto confortável do que ficar subindo e descendo. Além de tudo o solo é um lugar perigoso principalmente para os filhotes e os mais jovens, é lá que os predadores estarão esperando por eles prontos para atacar. Os machos por outro lado, com essa mobilidade maior conseguem conhecer melhor a floresta. Isso acaba lhes privilegiado com uma alimentação diferenciada, como por exemplo cupins, já as fêmeas consomem muito menos, somente durante a gestação que elas acabam procurando esse alimento.

Comportamento dos Orangotangos

Analisando a fundo o comportamento desses animais foi possível perceber que eles são um pouco solitários talvez, principalmente por conta da comida não ser tão farta ao ponto de ser totalmente disponível para todos, isso faz com que eles se separem em grupos e cuidem de seus próprios grupos. Em período em que a comida está disponível em maior quantidade é possível que esses grupos possam se juntar em benefício do todo.
Alguns especialistas perceberam que as fêmeas costumam se socializar mais que os machos. Outro ponto curioso que foi observado pelos estudiosos é que os animais mais jovens têm comportamento mais voltado para viver em grupo do que os adultos da mesma espécie.

As fêmeas vão sempre estar com seus filhotes, mesmo depois deles terem chegado à idade adulta, as fêmeas quando adultas e jovens é bem comum que sempre estejam próximas a sua mãe também. Essa questão principalmente com as fêmeas pode ter algumas coisa a ver com a hierarquia maternal, partindo da descendência da mãe.
Já com os machos o comportamento tende a ser diferente, pois assim que eles atingem a maturidade sexual deles é comum que saiam daquele grupo próximo da mãe para se reproduzir. Esses machos vão para longe, eles conseguem sair por longas distâncias para recomeçar a sua vida e seu próprio grupo.

Relacionamento Entre Orangotangos

O relacionamento desses animais entre si costuma ser bem curioso. Por exemplo as fêmeas mais jovens, e machos também jovens podem ter um relacionamento saudável quando se reúnem em um curto espaço de tempo, e caso a comida não seja um problema eles podem se tolerar.

Em outras ocasiões, principalmente em períodos de escassez de comida esse relacionamento com outros grupos tende a ser bem complicado. Eles não vão tolerar a presença de outros animais de forma alguma, inclusive utilizam sua vocalização para tentar espantar para bem longe esses invasores.

O que você achou das curiosidades sobre os orangotangos? Conta aqui para gente o que você achou das nossas informações e até a próxima.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *