Home / Animais / História do Lhasa Apso, Personalidade e Origem da Raça

História do Lhasa Apso, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a raça Lhasa Apso conhecer a sua origem e sua história. Então se você tem curiosidades sobre essa raça não pode perder de maneira nenhuma o post de hoje, fique com a gente até o final.

História e Origem do Lhasa Apso

Esse é um cão pequeno no tamanho, mas gigante na coragem. Exatamente assim que eles se sentem, perdem completamente a noção do seu tamanho quando o sangue sobe. É cão com personalidade de liderança, é instinto dele querer proteger o seu dono e a sua família.

Saiba que o Lhasa Apso é nativo do Tibet, ele foi criado por nobres há muitos anos atrás, convivia com os monges que moravam ali.

A raça é tida como uma das mais velhas do planeta, era um excelente cão de companhia e protetor dos monges budistas daquele tempo. Inclusive existem uma série de crenças sobre esse cão, principalmente por sua personalidade, sua inteligência e nobreza.

Lhasa Apso
Lhasa Apso

O nome desse cachorro tem um significado. O seu primeiro nome é o mesmo de uma cidade no Tibet considerada sagrada, Lhasa. De onde ele veio era chamado por outro nome, na língua tibetana se traduz Cão Leão Vigilante que Late. Existe outro motivo para o nome Apso, esse nome se deu graças ao seus pelos, tudo porque existe uma cabra por lá que tem a pelagem muito parecida com a dele.

O que dizem é que essa raça surgiu a cerca de 800 a.C, muitos anos atrás. Por conta disso muitas pessoas entendiam que ele poderia atrair coisas positivas e muita sorte, muitas crenças rodeavam a raça. Mas não era simples ter um cachorro desse em casa, pois naquela época era desautorizado a venda desses animais, os únicos eleitos para terem essa raça em casa eram os monges em seus templos, era considerado um cachorro de guarda e protegia o local sagrado. Para você ter uma ideia,a raça só chegou na América próximo do ano 1930.

Foi só depois disso que a raça deixou de ser exclusiva do Tibet, e então o cão virou super popular na Grã-Bretanha. Nesse período os cachorros dessa raça foram apelidados de Lhasa Terrier.  Os cães só entraram para o AKC no ano de 1935, e só foram classificados como raça de companhia muitos tempo depois disso pelo CBKC.

Tão populares que passaram a ser estrelas de muitas exposições de raças, mas no mesmo período aparecem também os seus descendentes, os famosos Shih Tzus, e por isso eles são tão parecidos e até hoje até confundidos por muitas pessoas. Ambos são cachorros super carismáticos e charmosos.

Personalidade e Comportamento do Lhasa Apso

A função para o qual foi criado hoje não é mais necessária, por isso hoje embora o seu instinto de proteção existe, ele é na verdade uma parte da família  em que vive. Mas suas características atuais não negam os seus antepassados, por isso estão sempre muito atentos a qualquer movimentação estranha e vão te avisar.

Nobreza nunca deixou de ser uma característica comum no nosso amigo, e isso não se dá apenas por sua aparência, mas também pela sua personalidade. Ele vai cuidar com muito amor dos seu dono, e dos membros que vivem naquela casa, permanecendo leal assim como eram há anos atrás.

Se você é um pouco preguiçoso, essa raça com certeza é para você. Esse cão não é lá muito chegado em atividades físicas, ele vai preferir passar um bom tempo no seu colo ou assistindo um bom filme ao seu lado. Adora ganhar carinho, mas não podemos esquecer que ele é dono de uma personalidade única, que deve ser trabalhada desde filhote para ficar ainda melhor o convívio com ele.

Quanto Custa um Filhote de Lhasa Apso?

Isso pode variar bastante de acordo com o local que vende, se é macho ou se é fêmea, se tem ou não pedigree. Os valores giram em torno de R$500 A R$2000,00.

Curiosidades Sobre a Raça Lhasa Apso

Lhasa Apso
Lhasa Apso
  • Você sabia que os monges Tibetanos na época que criaram essa raça nos mosteiros acreditavam em reencarnação. Para eles esse cachorro ela a nova vida de alguns sacerdotes falecidos daquele lugar. Portanto, se você acredita nessa teoria, talvez o seu cachorro tenha sido um monge em vidas passadas.
  • Essa raça é estrela de quadrinhos, o autor Maurício de Souza que criou a Turma da Mônica se inspirou em uma Lhasa Apso para desenvolver o mascotinho chamado de Floquinho, que de diferente tem apenas a cor verde.
  • De acordo com testes realizados no cão, descobriram que existe algum grau de ancestralidade entre o Lhasa Apso e os lobos, provavelmente eles possuem algum grau de parentesco com os lobos que habitam algumas montanhas do seu país de origem.
  • Uma raça super popular, por isso ocupa a 5ª posição de raça mais popular do país.

É super rotineiro que algumas pessoas confundam esse cão com a raça Shih Tzu. Mas saiba que antes eles se pareciam ainda mais, na realidade só passaram a ter cada um suas próprias característica há coisa de 150 anos atrás, cruzamentos foram ocorrendo e as diferenças iam ficando cada vez mais evidentes entre eles. Mas ainda assim é fácil notar como se parecem tanto e faz todo sentido confundi-los. A principal diferença entre eles aparece no tamanho do focinho, o Shih Tzu tem o focinho mais curto que o Lhasa Apso. Ambos são cachorros maravilhosos e encantadores.

Esse é um cachorro cheio de histórias e crenças que o cercam. É uma raça muito tradicional, com uma história muito forte, por isso acreditam que ele traga tanta sorte aos seus tutores. Os monges se presenteavam com esse cão, e quem ganhava acreditava que teria muita sorte. Portanto, caso você tenha ganhado um Lhasa Apso de presente, acredite que também estará recebendo muitas energias positivas e também sorte.

Veja também

Esquilo Deitado Sobre Galho de Árvores

É Possível ter um Esquilo de Estimação?

Hoje vamos falar sobre os esquilos, essas criaturas fofas e saltitantes que conhecemos. Eles são …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.