Home / Animais / Comportamento do Camaleão, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Comportamento do Camaleão, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Os animais podem ser muito interessantes em todos os sentidos da sua vida, já que o tipo comportamental varia de acordo com cada espécie. Assim, duas cobras criadas da mesma forma, no mesmo local, mas de espécies diferentes, terão um tipo de comportamento distinto.

Logo, esse fator faz com que as espécies sejam únicas, o que é muito importante para a diversidade biológica que tanto se cultua em todo o mundo. Pois, dessa forma, com um ambiente natural diverso, é ais fácil chegar a níveis mais equilibrados e civilizados de preservação do planeta Terra, sendo que esse tipo de ação é chave para que as pessoas possam presenciar o nascimento de uma natureza mais equilibrada.

De qualquer maneira, assim como as pessoas possuem o seu tipo de comportamento em específico, o mesmo acontece com os animais, sendo bastante interessante notar o modo de vida desse tipo animal.

Antes de tudo, contudo, é necessário dizer que há inúmeras espécies de camaleão em todo o mundo, o que faz com que esse animal tenha formas de vida diferentes e individualizadas. Uma espécie de camaleão que vive no deserto, por exemplo, será muito diferente de uma outra espécie de camaleão que vive em uma floresta tropical.

De toda maneira, é sempre interessante notar como o comportamento do camaleão também depende muito do tipo de predador que o animal possui ao se redor. Dessa forma, quando perto de cobras ou em um ambiente que possa ter cobras, o camaleão costuma ser mais sorrateiro, buscando locais um pouco mais altos para ficar.

Já quando em ambientes que possam ter pequenos felinos, outros predadores do camaleão, o animal se mantém mais restrito às movimentações durante o dia, deixando a vida noturna para trás – de qualquer forma, o camaleão realmente não gosta muito de sair à noite. Assim é possível perceber como o camaleão varia o seu modo de comportamento, em pequenas doses, de acordo com o predador presente naquela região.

Comportamento do Camaleão

De toda maneira, o camaleão possui um modo de vida bastante comum, seja vivendo em locais mais secos ou mais, sob temperaturas mias ou menos elevados.

Dessa forma, em linhas gerais o camaleão costuma ser um animal de hábitos diurnos, que não sai à noite se mantém atento a tudo o que está acontecendo ao seu redor. Muito observador, o camaleão possui a habilidade de movimentar os olhos quase em 360 graus, o que torna esse tipo de animal muito eficiente quando se trata de fugir de predadores ou até mesmo de localizar as presas para o abate.

O camaleão também não costuma ser um caçador ativo, já que em geral esse animal caça de forma passiva: nesse cenário, o camaleão espera pela sua presa de maneira tranquila, parado, sem criar distrações ou barulhos. Quando a presa passa perto, o animal sua a sua língua para atacar de maneira veloz. Ademais, o camaleão costuma ser um animal solitário, que não gosta muito de viver em grupo e prefere ter a sua vida mais distanciada dos outros animais da sua espécie.

Habitat do Camaleão

O camaleão é um animal que pode viver em locais muito diferentes, sendo um tipo animal capaz de se adaptar a ambientes distintos com cerca facilidade. Isso se deve, em parte, ao fato de o camaleão possuir uma dieta vasta, onde o animal consegue se alimentar tanto de outros animais menores, quanto de folhas.

Dessa maneira, em um ambiente tão adaptável, o camaleão pode viver em desertos, em florestas tropicais, florestas equatoriais, nas savanas e em muitos outros ambientes. Para que um camaleão viva bem em certo local, basta que a oferta de alimentos seja boa, já que o animal consegue fugir muito bem dos predadores para evitar maiores problemas. Portanto, como consegue viver em muitos locais diferentes, o camaleão também recebe nomes distintos e cada local no qual é popular.

Camaleão na Mão
Camaleão na Mão

Na região da Floresta Amazônica, por exemplo, o camaleão recebe o nome de iguana por parte dos nativos, sendo que na região sudeste já é conhecido realmente como camaleão, estando presente até mesmo nas cidades, já que o camaleão consegue de disfarçar bem e passar desapercebido pelas pessoas em muitos momentos.

O Olhar 360 do Camaleão

O camaleão é um anima que usa muito bem o seu corpo como arma para atacar as presas, sendo que isso não se restringe apenas à sua mudança de cor. Nesse caso, o camaleão consegue fazer com que o seu olho sirva como uma verdadeira arma para localizar os perigos do habitat em que vive.

Podendo olhar para qualquer lado sem precisar virar a cabeça ou o corpo, o camaleão consegue fazer com que duas direções sejam vistas ao mesmo tempo, como se o animal estivesse “vesgo”. Essa ferramenta é muito úti para o momento de ataque às presas por parte do camaleão, mas também é importante para que o anima seja capaz de se defender dos seus inimigos naturais.

Olhar 360 do Camaleão
Olhar 360 do Camaleão

Ademais, o camaleão enxerga muito bem em qualquer contexto, com ou sem a presença de muita luz. Logo, o animal tem nos olhos uma forma de se defender da natureza que o cerca, sendo também essa uma forma de fazer com que os outros animais ao redor tenham mais respeito em relação ao camaleão. De qualquer maneira, no mínimo as imagens feitas com o camaleão virando os olhos são muito boas e merecem destaque.

Tenha um Camaleão

O camaleão é um animal que, por ser natural do Brasil, pode ser criado nas casas das pessoas como animal doméstico. Dessa forma, se você quer ter um animal um pouco diferente da maioria, o camaleão é uma grande opção para você.

Contudo, é importante estar atento à alimentação do animal, que gosta de folhas e flores, mas também gosta de comer pequenos animais e insetos em geral. Logo, o melhor a fazer nesse sentido é oferecer uma variedade de alimentos para o seu camaleão de estimação.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *