Home / Animais / História do Dandie Dinmont Terrier, Personalidade e Origem da Raça

História do Dandie Dinmont Terrier, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos conhecer mais uma raça muito incrível chamada Dandie Dinmont Terrier, então se você adora cães não pode perder de jeito nenhum todas as informações que  temos para você. Fique com a gente até o final e não perca nenhuma informação.

História e Origem do Dandie Dinmont Terrier

Saiba que essa raça é originária do Reino Unido.

O que sabemos até agora é que essa raça nasceu de um cruzamento entre uma raça chamada otterhound que é um terrier de pequeno porte com um bedlington terrier. O responsável foi um escocês chamado James Davidson, isso ocorreu no início do século XIX.

A raça veio de uma região que fica entre a Inglaterra e a Escócia, lá eram caçadores de texugos e lontras. É uma raça antiga que já tem cerca de 300 anos. Existem relatos de cachorros dessa raça criados no começo de 1700, mas ainda não se tem muitas informações.

De qualquer forma independente de tudo podemos afirmar que é a raça mais antiga e diferente de Terrier. Algumas raças foram mudando muito ao longo dos anos, e isso não aconteceu com o dandie dinmont que permanece da mesma forma desde 1700, inclusive podemos constatar isso observando uma foto deita em 1770 onde o O reverendo Henry Burrough aparece com um dandie dinmont.

Dandie Dinmont Terrier
Dandie Dinmont Terrier

Foi criado no ano de 1875 um club próprio para raça na Escócia, foi então que descreveram as características do padrão dessa raça. No início tiveram um pouco de dificuldade para entrar em consenso sobre o tamanho da raça. Atualmente é considerado o 3º club mais antigo de raças do planeta. Nesse período, definiram algumas funções para cada animal de acordo com o seu peso, como por exemplo para caçar animais pequenos como as doninhas eram utilizados dandie de 4 kg. Para caçar animais maiores como texugos, lontras e raposas eram utilizados cães de 18 Kg. Então os criadores entraram em uma considerando a variação de peso em cerca de 6 a 10 Kg. Mas isso mudou no ano de 1920, onde o peso passou a ser de 8 a 10Kg.

Já na Inglaterra e em alguns outros lugares resolveram manter o padrão definido em 1876, e isso durou mais de 100 anos. O club da Inglaterra fez algumas alterações no ano de 1987 e com o passar do tempo o padrão americano foi sofrendo modificações.  Atualmente o único club do planeta que considera o padrão original é o clube do Canadá.

A raça só ficou famosa no fim do século XIX na Inglaterra depois da rainha adquirir um cão desse, ela adorava cães. Não existem informações exatas sobre quando o Dandie Dinmont Terrier foi introduzido nos EUA, o único registro é de um animal chamado Bonnie Britton no ano de 1886.

Algum tempo antes de 1939 quando ocorreu a Segunda Guerra Mundial existiam diversos criadores famosos da raça. Infelizmente entre 1939 e 1945 os canis foram fechados, não havia alimento para manter os cães e por isso muitos deles foram sacrificados.

Passado esse período terrível, muitos criadores que gostavam muito da raça começaram a investir para trazer o dandie de volta. 

O canil mais popular da Inglaterra era chamado de Bellmead Kennels, e eles possuíam um dandie muito famoso e que era um reprodutor de muita qualidade, o nome era Bellmead Delegate, muito popular e venceu diversas competições.

O clube considerado um dos maiores no quesito RG de cachorros de raça pura do planeta chamado AKC reconheceu a raça no ano de 1886. Esse animal nunca se tornou uma raça popular entre as pessoas, mas é muito apreciado pelos fãs da personalidade e aparência física da raça.

Personalidade do Dandie Dinmont Terrier

Para começar não podemos esquecer que ele é um terrier, por isso vai demonstrar bastante personalidade e vontade própria, além de ser um tanto teimoso. Por esse motivo é recomendado que ele seja adestrado desde filhotes, onde possam aprender boas maneiras e alguns truques que vão tornar a convivência ainda melhor.

É uma raça que late bastante, inclusive tem um volume alto e bem importante. Eles adoram latir, e quando começam fica bem difícil de parar, mas é outro fator que pode ser controlado com adestramento.

Características Físicas do Dandie Dinmont Terrier

Essa raça tem uma estrutura física singular, possui uma cabeça firme, o tamanho é proporcional ao restante do corpo e tem uma pelagem sedosa. Possui olhos mais afastados, mas que são grandes e em formato redondo, a coloração é avelã mais escura, suas orelhas são caídas de lado. Tem o pescoço robusto, um corpo alongado e bem forte, são musculosos. Possui a cauda para baixo e curta, cerca de 20 a 25 cm.

Ele tem uma pelagem dupla para aguentar o frio das regiões em que vive, esse subpelo é bem macio, já a pelagem de cima é mais áspera. Nas patas da frente ele possui 5 cm de franja. A parte de cima da cauda é coberta por uma pelagem dura, a parte de baixo nem tanto, além de uma franja macia. 

A coloração pode variar um pouco, pode ir do preto azulado até o cinza claro, ser um castanho forte. Também pode ir do marrom mais avermelhado para o amarelo ouro.

Os filhotes são cheios de energia, e precisam ser adestrados para gastar essa energia de maneira certa.

Quanto Custa um Dandie Dinmont Terrier?

Dandie Dinmont Terrier
Dandie Dinmont Terrier

O valor pode variar entre R$1500 a R$3500,00.

Saiba que ele pode se adaptar a apartamentos, desde que possam caminhar, correr e brincar livremente algum tempo por dia. Também é uma raça que se dá bem com crianças, principalmente quando podem crescer juntos.

Saiba que essa é uma raça de companhia, e por isso não gostam de ficar sozinhos por muito tempo, eles podem ficar bem tristes quando deixados sós por muito tempo.

Se você quer saber se esse animais soltam muito pêlo, pode ficar tranquilo! Não é uma raça que perca muitos pêlos, isso não será um problema. Mas é bom escovar frequentemente a pelagem para remover os pelos mortos.

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.