Home / Animais / Araçari-Tirador-de-Leite ou Saripoca-de-Bico-Riscado: Fotos

Araçari-Tirador-de-Leite ou Saripoca-de-Bico-Riscado: Fotos

Araçari-Tirador-De-Leite

Olá , tudo bem? Durante o artigo de hoje você irá conhecer a Saripoca de Bico Riscado, uma ave linda. Endêmica da América do Sul e  América Central que tem hábitos que são únicos.

Além disso, você irá conhecer outras aves membro da família Ramphastidae, suas principais particularidades e muito mais.

Araçari-Tirador-De-Leite
Araçari-Tirador-De-Leite

Aves

As aves são uma classe de mamíferos únicos dentro da natureza, são animais que se localizam por todos os cantos do mundo e que possuem uma enorme variedade de espécies.

Se conhece hoje, 9 mil espécies diferentes delas no mundo todo. São vertebrados, ovíparos, cobertos de penas.

Descendentes diretos dos Dinossauros que morreram a 65 milhões de anos atrás, as aves contam com uma habilidade que auxilio a maioria de suas espécies a sobreviver até hoje, sua capacidade de vôo.

Em sua grande variedade de animais, existem uma grande diferença entre seus tamanhos, formatos e cores, porém, existem algumas particularidades que são comuns a maioria de suas espécies, que são:

  • Penas: isolante térmico, atrativo sexual e o que permite que os pássaros consigam voar;
  • Canto: habilidade utilizada para atração sexual, ela permite a comunicação e é usada para a marcação de territórios;
  • Vôo: esta capacidade é usada para fugir de predadores, buscar alimentos, migrar, viver em ambientes diferentes e aumentar o campo de visão.

Sua alimentação é diferente em cada uma de suas espécies e classes. Contudo eles chegam a se alimentar de sementes, grãos, frutos, peixes, pequenos répteis, entre outros.

Se quiser saber e conhecer melhor sobre a fisiologia das aves, acesse este texto do Só Biologia.

Araçari

Araçari é uma ave Piciforme participante da família Ramphastidae, que é composta por aves endêmicas que habitam desde o México, ao sul da Argentina.

O maior destaque deste animal, é seu enorme bico e suas colorida plumagem. Normalmente suas espécies medem entre 35 e 45 centímetros.

Sua alimentação é baseada em frutos, pequenos animais como cobras, sapos e insetos.

Esta espécie faz parte de uma grande família de aves dispersoras de sementes, a família Ramphastidae é responsável pelo maior numero de sementes dispersadas em toda America Central.

Algumas de suas espécies mais famosas são:

  • Araçari Bico de Marfim: duspõe bico com cor de marfim, vive em bando de 3 a 5 membros e se divide pelo Brasil, Bolívia e Paraguai. Seu peito é vermelho, com a parte de baixo preta enquanto seu abdome é amarelo com uma linha vermelha em sua parte de baixo;
  • Araçari Castanho: ave de 43 centímetros, seu bico têm cor laranja acompanhado de uma linha amarela em seu contorno, toda região de seu bico ainda se mistura com a cor preta e uma área vermelha perto de sua mandíbula. Ele habita em toda América do Sul e América Central;
  • Araçari de Pescoço Vermelho: encontrado principalmente na Amazônia, contudo pode ser visto na Colômbia e na Bolívia. Seu bico é amarelo pálido predominantemente, misturado com preto em algumas de suas partes.
  • Araçari de Bico Branco: espécie mede de 43 a 46 centímetros, seu bico é branco na parte de cima e preto na parte de baixo, seu rosto também é preto. Ele é encontrado em toda amazônia brasileira e em quase todo o Brasil, na Venezuela e nas duas Guianas.

Araçari Tirador de Leite

Ave conhecida também como Araçari Poca e Saripoca de Bico Riscado, seu nome científico é Selenidera Maculirostris.

Possui entre 25 e 33 centímetros. Composta por bico de tamanho médio em relação ao resto de sua família, sua coloração é uma mistura de verde musgo e verde escuro em grande parte de seu corpo.

Sua garganta, cabeça e peito são de cor preta nos machos, enquanto nas fêmeas essas mesmas partes são de cor marrom. O seu bico possui de 3 a 5 riscos pretos, o resto dele dispõe de tons acinzentados.

Ele se alimenta de frutos como a goiaba, a embaúba e coquinhos. Além disso, ele chega a consumir insetos, brotos e até mesmo filhotes de outras espécies de aves.

Considerada como uma grande dispersora de sementes. O Araçari Poca se espalha pelo Brasil, Argentina e Paraguai.

Encontrado em grupos de 4 a 8 indivíduos e às vezes solitário. Esta espécie tem o hábito de dividir o oco onde dorme com mais Saripocas.

Em algumas das regiões onde vive, acredita-se que quando ele começa a bater as asas, a cantar e fazer algazarra, este é um sinal de que irá chover.

Outros Ramphastidae

Se conhece hoje, 33 espécies diferentes de Ramphastidae. Família de aves endêmicas da América Central e América do Sul.

Estas aves se destacam por seus grandes bicos e seu conjunto de coloração, que varia muito de acordo com suas espécies.

São responsáveis por mais de 83% da dispersão de sementes no Pantanal brasileiro, e os maiores responsáveis pela dispersão na América Central, como dito acima.

Se alimentam normalmente de frutos, insetos, pequenos animais como cobras e sapos, filhotes de outras espécies de aves e ovos.

Algumas de suas espécies mais conhecidas são:

  • Tucanuçu: este é considerado o maior de toda sua família, esse Tucano chega a ter 66 centímetros de altura e um bico de 23 centímetros de comprimento, ele vive no Paraguai, Bolívia, Argentina e no Brasil. Seu bico é alaranjado e dispõe a ponta preta, seu peito é branco e grande parte de seu corpo possui a cor preta;
  • Toucanet Bico de Ranhura: ave de bico preto com linha vermelha bordo, de coloração verde, garganta branca, e ao redor dos olhos cor azul. Ele tem em média 35 centímetro, esse Toucanet é endêmico do norte da Colômbia e Norte da Venezuela;
  • Araçari Miudinho: mede entre 30 e 39 centímetros de comprimento. Sua cabeça e pescoço são pretos, seu bico possui a mandíbula inferior preta e a superior preta e sua base é vermelha. Ele habita a Venezuela, as Guianas e o nordeste da Amazônia.

Conclusão

Olá novamente, durante o artigo de hoje você conheceu o Araçari Tirador de Leite. Uma ave única e com uma das colorações mais belas que você irá ver em sua vida.

Além disso, você conheceu o algumas das principais espécies de sua família e muito mais.

Se você gostou do texto de hoje, continue em nosso site. Você não irá se arrepender!!

Até a próxima.

-Diego Barbosa

Veja também

Quais São os Cachorros Mais Famosos do Mundo?

Aqui vou apresentar uma lista dos cães mais famosos da história, tanto quadrinhos, cinema e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *