Home / Animais / Spitz Finlandês: Tamanho, Mini, Fotos E Cores

Spitz Finlandês: Tamanho, Mini, Fotos E Cores

No post de hoje iremos falar um pouco mais sobre o Spitz Finlandês, seu tamanho, características gerais, cores e muito mais. Tudo isso com fotos! Continue lendo para descobrir mais sobre essa raça de cachorro tão diferente e interessante.

Características Gerais do Spitz Finlandês

O Spitz Finlandês é uma raça que está se tornando lentamente mais e mais conhecida no Brasil. Como o próprio nome já diz, ela é uma raça que tem sua origem na região leste da Finlândia, mais especificamente na Carélia. Por lá, é conhecido e popular para ser cão de tiro. Seus principais traços de personalidade é que são muito independentes e vigorosos, por isso ideais para caça. Também podem ser utilizados como cães de guarda, por terem a capacidade de manter um latido forte por muito tempo, independente da situação.

Fisicamente, para aguentar o frio da Finlândia, sua pelagem é praticamente toda impermeável, sendo muito resistente ao frio. Essa pelagem tem coloração vermelho dourado, semelhante até mesmo a raposa, no qual às vezes é comparada. Ele possui pelagem dupla, sendo a exterior alongada e mais áspera, enquanto que a do interior (ou subpelo) é mais suave e espesso. Seu adestramento é considerado muito difícil, o que o faz ser preciso mais cuidados para ter como animal de estimação em casas com crianças e semelhantes. É um cão de porte médio, e possui uma cauda enrolada, diferente da maioria dos cachorros. As orelhas são em formato de V, mas são pequenas. O seu tamanho não costuma de passar muito de 55 centímetros e pesa normalmente perto de 16 quilogramas.

Ele é um cão muito ativo e protetor, seja para com seu dono ou qualquer outro que esteja por perto. Seu temperamento, apesar de tudo, permite que ele saiba lidar com crianças na casa (desde que não o deixem irritado), mas com outras pessoas e animais já não são tão amistosos assim, por isso é preciso ter cuidado. Quando bem cuidados e treinados, são muito brincalhões, e precisa estar sempre fazendo exercícios e se movimentando. Não pode nunca ficar preso dentro de casa ou apartamento. Sua expectativa de vida é geralmente entre 12 e 15 anos de idade.

Seu corpo tem o formato quadrado e é muito simétrico, além de ter um aspecto robusto. Os olhos tem a cor de amêndoas, e uma cabeça de aparência mais refinada comparada ao resto do corpo.

Personalidade do Spitz Finlandês

Apesar de ter todos esses comportamentos sistemáticos de caçador, o Spitz Finlandês pode ser um ótimo companheiro e protetor de sua família. Seu tamanho e força é capaz de defender qualquer um realmente, e quando bem cuidados, se tornam completamente leais a seus donos. Sendo assim, avisam de qualquer estranho ou algo que eles acham ser perigo.

O animal é muito audacioso e atento, mais duas características que o assemelham às raposas. Apesar de sua independência, não gosta de ser deixado sozinho em casa, preferindo sempre estar por perto de seus donos e ser incluso na rotina da casa. Quando se sente muito sozinho, fica entediado e late muito para liberar energia e também chamar a atenção. O cuidado em relação ao latido deve ser feito, pois foi desenvolvido com a função de latir (cão de guarda/caça). Se não bem treinado, pode incomodar a vizinhança. Mais um motivo para evitar apartamentos.

A Saúde do Spitz Finlandês

Quando nos referimos à saúde de um cachorro, podemos sempre encontrar os mais diversos problemas. Isso porque nós seres humanos criamos as espécies pensando em determinados fatores, e muitas vezes esquecemos de outros. Em relação ao Spitz, ele não costuma apresentar muitos problemas em relação à sua saúde. Em maioria, as doenças que aparecem são genéticas, e de maioria podendo ser revertida e curada pelo veterinário.

Para manter uma saúde boa, tanto física quanto mental, esse animal precisa se manter ativo. Ter todo dia seu tempo de brincar e extravasar, para que não possam ficar entediados, obesos e causar os mais diversos problemas. Em relação ao seu pelo, não é necessário muito cuidado, mesmo que eles tenham

Eles não exigem grande atenção para questões como cuidados com os pelos ou questões estéticas, no nível que a maioria dos cães deste porte costuma exigir. Uma escovação deve ser feita semanalmente, somente para que o pelo continue limpo e saudável, além de remover os pelos mortos, ajudando a evitar os nós. Durante a primavera e o outono, há a troca de pelos, no qual se deve aumentar a frequência da escovação.

Casal de Spitz Finlandês
Casal de Spitz Finlandês

Quando levar para passear ou conhecer outros animais e pessoas, é ideal levar uma coleira e guia. Por serem extremamente curiosos e corajosos, podem sair correndo para lugares mais perigosos ou algo do tipo. Seu apetite é grande, mas ainda assim não se pode exagerar na alimentação, para que ele não fique obeso e tenha outros problemas. Consequentemente é preciso dar uma atenção especial para seus dentes.

Como Cuidar E Educar o Spitz Finlandês

Como falamos anteriormente, essa raça não é uma das mais fáceis de ser adestrada. Isso se dá principalmente por ter uma característica de ser teimoso demais, se tornando resistente às ordens que são dadas a ele. A melhor forma de cuidar e educar essa raça é começar desde que eles são filhotinhos, utilizando jogos e sempre mantendo comandos de forma direta e bem firme.

Fotos do Spitz Finlandês

Veja algumas fotos do Spitz Finlandês para que você possa reconhece-lo quando vir um.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre o cachorro spitz finlandês e suas características devidas. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre cachorros e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Reprodução da Chinchila, Filhotes e Tempo de Gestação

As chinchilas constituem várias espécies de roedores comuns à mesma família taxonômica, a qual é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *