Home / Animais / Habitat do Texugo: Onde Eles Vivem?

Habitat do Texugo: Onde Eles Vivem?

A fauna existente no mundo é extremamente diversificada e isso basicamente significa que nós possuímos uma variedade de espécies muito grande em todo o nosso planeta, independente do continente que é levado em consideração.

Por esse motivo, muitos animais acabam ficando desconhecidos e isolados do resto do mundo, principalmente se eles não habitam o nosso país, é aí que eles se tornam ainda mais desconhecidos.

O texugo é um desses animais que muitas pessoas no Brasil nunca nem ouviram falar, quando falamos esse nome muitas pessoas acabam se perguntando se ele se refere a uma comida; o que é muito triste, pois devemos conhecer os animais que vivem com a gente.

Por isso, neste artigo falaremos um pouco mais especificamente sobre o texugo e o seu habitat. Continue lendo o texto para saber um pouco mais sobre o local em que ele vive, o tipo de habitat que ele possui, quais são suas características físicas e até mesmo características exclusivas do texugo fedorento.

Onde o Texugo Vive?

Entender onde um animal vive é essencial para que consigamos entender também quais são seus hábitos e sua forma de se alimentar. Isso porque o habitat possui uma influência muito grande nos hábitos e em todo o modo de vida que um animal possui.

Por esse motivo, é extremamente importante entendermos muito bem onde o animal que estamos estudando vive, dessa forma não nos restarão dúvidas com relação aos seus hábitos e seu modo de vida.

A verdade é que as espécies de texugo estão distribuídas de maneira muito interessante pelo mundo. Em suma, podemos dizer que o texugo pode ser encontrado em 3 continentes do mundo: América, Europa e Ásia; e as espécies estão divididas e recebem seus nomes populares de acordo com o continente que habitam.

Texugos em seu Habitat

Por isso, vamos ver especificamente onde essas espécies habitam.

  • América: No continente americano o texugo está presente mais especificamente na América do Norte, e a espécie que habita esse continente é popularmente chamada de texugo americano;
  • Europa e Ásia: Nos continentes da Ásia e da Europa o texugo pode ser encontrado basicamente na faixa da Eurásia, o texugo que habita essa área é conhecido popularmente como texugo eurasiático;
  • Ásia: Existe também as espécies de texugo que vivem na Ásia mas não na Europa, e essas espécies são basicamente todas as outras existentes com exceção do texugo americano e do texugo eurasiático.

Logo, podemos perceber claramente que no Brasil não existem registros que declarem a existência do texugo em nosso território, já que ele habita apenas a parte americana do nosso continente.

Portanto, podemos perceber que o texugo é um animal que está bem distribuído ao redor de basicamente todo o mundo, não podendo ser encontrado apenas na África e na Oceania.

Tipo de Habitat do Texugo

Agora que já sabemos onde o texugo vive, pode ser ainda mais interessante saber exatamente qual é o tipo de habitat que ele possui, já que essa informação é muito desconhecida pela maioria das pessoas.

A verdade é que, apesar de muitas pessoas não saberem, o texugo é um animal que possui patas próprias para cavar e isso não é em vão, há um motivo: ele vive em tocas.

Por isso, ele deve utilizar suas patas para cavar tocas na terra onde quer que ele vá, esse é um tipo de lar que ajuda o animal a se manter distante de predadores, por exemplo.

Além da toca, o texugo pode também querer cavar a terra para conseguir encontrar pequenos insetos escondidos, dessa forma ele poderá se alimentar mais facilmente.

Portanto, é sempre interessante lembrar que o texugo é um animal que vive em tocas na Ásia, Europa e América; assim você já pode começar a buscar esse animal onde quer que você vá!

Características Físicas

Além de tudo, é extremamente importante que você conheça as características físicas do animal que está estudando, assim fica ainda mais possível reconhecê-lo e podemos perceber também como muitas vezes as características físicas de um animal são resultado do habitat em que ele vive.

Apesar do pequeno tamanho, a verdade é que o texugo é um animal considerado muito robusto e até mesmo muito forte, sendo excelente para lutar muito ferozmente quando se sente em qualquer tipo de perigo.

Esse animal pode chegar a medir 80 centímetros de comprimento dependendo da espécie sem contar  com a sua cauda; quanto à sua altura, ele pode chegar a medir no máximo 30 centímetros, se tratando então de um animal de pequeno a médio porte.

O pelo do texugo possui coloração marrom ou cinza, o que irá variar de acordo com cada espécie. Além disso, muitos deles podem ter manchas pretas e brancas em locais como as costas e também no rosto, sendo que isso também varia de espécie para espécie.

Por fim, podemos citar que o textugo tem as patas de trás bem desenvolvidas e garras muito pesadas, que são características perfeitas para que ele consiga cavar as ocas para se alimentar e viver, e esse é um dos resultados adaptativos da evolução que citamos anteriormente.

Texugo – Fedorento

A verdade é que a maioria dos texugos possuem glândulas de odor perto da cauda para o caso de se sentirem ameaçados, assim como um gambá as possui.

Porém, dentre tantas raças de texugo existe uma que acaba se destacando de todas as outras: o texugo fedorento. Essa raça é muito conhecida por disparar um líquido com cheiro forte e extremamente ruim em seus inimigos, por isso é bom se manter longe dessa espécie.

Portanto, essa é mais uma informação muito interessante: não é apenas o gambá que produz cheiro ruim para se afastar dos inimigos, o texugo é um animal muito menos conhecido, mas também possui essa capacidade!

Você já conhecia esse animal? Sabia todas essas informações sobre ele ou esse texto te trouxe alguma novidade muito inesperada?

Quer ler mais textos assim e aprender ainda mais sobre o texugo e não sabe como? Sem problemas! Você pode ler também em nosso site: Curiosidades Do Texugo e Fatos Interessantes Sobre o Animal 

Veja também

Cisne: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Subfamília e Gênero

Cygnus é o gênero taxonômico com o qual as maiores aves aquáticas da família anatidae …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *