Home / Animais / Habitat do Lince: Onde Eles Vivem?

Habitat do Lince: Onde Eles Vivem?

O lince (Lynx lynx) é um animal carnívoro da família dos felídeos. Seu nome significa “luz que brilha” em grego, fazendo referência aos olhos amarelados parecidos com os de um gato. É um animal que está localizado em diversas áreas ao longo de todo o Hemisfério Norte.

Apesar de muito bonito e parecido com um gato doméstico, o lince não é um animal muito conhecido pelas pessoas e muitas vezes acaba ficando esquecido em meio a uma fauna tão rica como a que temos no nosso planeta.

Por isso, vamos nesse artigo falar um pouco mais sobre as características do lince e, principalmente, onde ele vive ao longo de todo o ano. Quer saber mais? Continue lendo para saber tudo sobre o habitat do lince!

Lince – Características Físicas

Por serem felinos, podemos dizer que os linces são muito parecidos com um gato doméstico. Porém, apesar de possuir o mesmo tamanho de um gato (chega a medir até 110 centímetros), o lince pesa muito mais, podendo chegar a pesar 30 quilos. Sua pelagem possui cores que dependem da espécie, mas na maioria das vezes ela costuma ter um tom cinza-amarelado ou pardo-avermelhado.

Quanto à estrutura de seu corpo, o lince é conhecido por suas orelhas pontudas que apresentam um tufo de pelo nas pontas, uma característica bem marcante. Além disso, sua cauda é pequena e seu bigode tem um alto nível de sensibilidade. Seu bigode, junto com a pelagem grossa e as patas largas, é uma adaptação para o ambiente de neve durante o inverno.

Com isso, podemos considerar que o lince é um gato selvagem: mais pesado, adaptado a temperaturas mais frias e com pernas muito mais longas, mas ainda assim se parece muito com um gato na aparência e em alguns outros aspectos, e por isso também pode ser confundido facilmente.

Lince – Hábitos Alimentares

Como já dissemos, o lince possui hábitos alimentares carnívoros e as suas presas variam dependendo da localidade e da época do ano. Geralmente, ele se alimenta de roedores e cervos; porém, durante as épocas mais frias do inverno sua presa preferida é a lebre. É importante lembrarmos que a lebre é uma presa difícil durante o período de neve por conta de sua pelagem branca, mas mesmo assim ela é o animal mais caçado pelo lince no frio.

Na hora da caça, o lince costuma esperar até a madrugada e observa sua presa por um longo tempo (às vezes até por longas horas) para atacá-la de surpresa e imobilizá-la. Ele é um caçador extremamente rápido e ágil e necessita de áreas fechadas para conseguir se esconder com eficiência na hora da caça, já que suas cores não permitem uma camuflagem tão boa em seu habitat.

Onde o Lince Vive?

Os linces estão espalhados por todo o Hemisfério Norte do planeta; por isso, as áreas onde ele habita são muito abrangentes. Porém, podemos dizer que geralmente o animal prefere zonas de vegetação e floresta, locais onde suas presas favoritas (cervo e lebre) estão presentes em grande abundância durante todo o ano, facilitando sua alimentação e adaptação.

Além da busca por comida, o lince tende a procurar por áreas de floresta pois a mata fechada faz parte do seu habitat natural e seu instinto. Essa espécie tende a se esconder na hora de caçar e também precisa se proteger do frio nas épocas mais frias; por isso, uma mata fechada e sem muitos campos abertos é considerada perfeita para o lince.

É interessante lembrarmos que como ele está espalhado em número abundante, suas características físicas e de caça podem mudar drasticamente dependendo da localidade. Por isso, é importante analisar o animal de maneira geral e depois analisar cada subespécie para um estudo mais específico.

Características Do Habitat Do Lince

Os linces podem ser considerados animais extremamente exigentes na hora de escolher um habitat para si; por isso, diversos estudos listaram algumas das “exigências” percebidas por esses animais na hora de escolher um local para viver, caçar e passar a maior parte do tempo. Vamos listar agora algumas dessas características importantes para os linces:

  • Alimento: para o lince a presença de alimento e água durante todo o ano de forma abundante é extremamente importante; isso porque durante as épocas frias ele não é adepto da sazonalidade e isso pode acabar gerando uma desnutrição caso o animal não encontre nenhuma presa para caçar e aquecer seu corpo;
  • Coelho: foi observado um padrão pelos cientistas – em épocas de reprodução dos linces, a densidade de coelhos por m² é maior. Isso porque o lince tende a procurar áreas com coelhos para viver, porém durante a época de reprodução ele está muito ocupado cuidando de sua família e os coelhos se salvam. Portanto, instintivamente o lince tende a perceber se uma área possui coelhos para ele caçar ou não;
  • Diversidade: apesar de ser um animal com hábitos solitários, o lince geralmente procura áreas com grande diversidade de fauna e flora para viver. Isso pode estar relacionado a mais opções de presas para ele ou apenas a um estilo de vida que o animal apresenta irracionalmente; além disso, áreas com mais população tendem a possuir menos espaço, e como já dissemos espaço fechado atrai muito esse animal.

Essas são algumas características que estão presentes na maioria dos habitats de linces encontrados por pesquisadores. Portanto, podemos concluir que a presença desse animal abrange uma grande área de todo o Hemisfério Norte, porém, ao mesmo tempo ele é muito exigente quanto ao seu habitat e se não gostar de um local certamente irá procurar outro mais agradável para seus hábitos naturais.

Quem diria que um animal tão desconhecido teria características tão interessantes e seria tão exigente? Mesmo estando tão presente na fauna, o lince ainda é um animal que precisa ser muito conhecido pelas pessoas, principalmente porque muitas vezes ele é confundido com um gato!

Agora que você já sabe sobre o habitat do lince… que tal ler um pouco mais sobre o animal? Nós te ajudamos! Leia também: Características do lince – ficha técnica, peso e altura

Veja também

Jandaia Coquinho: Aratinga, Características, Nome Cientifico E Fotos

A jandaia coquinho é uma espécie de passarinho muito conhecida no Brasil, e provavelmente, você …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *