Home / Animais / Galinha Hamburgo: Características, Preço, Ovos, Como Criar e Fotos

Galinha Hamburgo: Características, Preço, Ovos, Como Criar e Fotos

A Galinha Hamburgo ou Hollands hoen (em alemão) é uma raça supostamente holandesa, com características, ovos, formas de criação, preço, entre outras particularidades (como vemos nessas fotos), típicos de uma raça das mais originais que existem.

Essa é considerada uma raça nobre, esportiva, doméstica e decorativa, que se distingue das demais pelo seu porte elegante e também por algumas singularidades relativas à sua biologia.

Na verdade elegância é o nome dessa raça, que chama bastante atenção pelo seu porte altivo, esbelto, com um ventre destacado, dorso acentuadamente curvo, além de um perfil delgado, longilíneo, e que contribui para uma movimentação elástica, rápida e que dificilmente permite que elas sejam alcançadas com facilidade.

A cauda da Galinha Hamburgo também é outro dos seus inúmeros atrativos. Uma exuberância, bastante destacada, com uma estrutura de penas curiosamente disposta, e que em conjunto com um par de canelas fortes e garras vigorosas (apesar de finas), a torna uma das raças mais velozes dessa curiosa comunidade dos Galináceos.

Esse animal pode ser definido como uma espécie de raridade. Elas não são facilmente encontradas em abundância como as variedades comuns que conhecemos.

Na verdade pra que se possa adquirir filhotes você terá que pesquisar, pesquisar e pesquisar muito, até encontrar criadores especializados e dispostos a negociá-las.

Mas, caso encontre, terá em mãos uma espécie forte, resistente, com poucas exigências de criação, e com uma taxa de sobrevivência dos filhotes em torno de 82%.

Além Do Preço, Quantidade De Ovos, Fotos, Formas De Criação, as Principais Características Da Galinha Hamburgo

As Galinhas Hamburgo, como dissemos, são espécies raras, com características de animais esportivos e decorativos. Mas ainda assim ela não deixa de ser uma excelente galinha de postura, sendo capaz de pôr entre 176 e 194 ovos por ano; o que é considerado excelente, quando comparados aos 150 ovos de uma galinha caipira criada através de manipulação genética e aos 300 ovos produzidos em uma escala comercial.

As Galinhas Hamburgo também podem ser encontradas em diversas outras variedades: preta clássica, dourada com listras, dourada com manchas, prateada com listras ou prateada com manchas.

Galinha Hamburgo no Galinheiro
Galinha Hamburgo no Galinheiro

Essas são variações que podem fazer toda a diferença, especialmente quando se trata das suas participações em eventos e concursos, que geralmente avaliam caracteres físicos que as diferenciam das demais.

Já os galos dessa comunidade Hamburgo também chamam bastante a atenção pela elegância, porte esbelto, e por um fato curioso: eles parecem não precisar competir com os demais, mesmo durante a fase de acasalamento, como se até reconhecessem a superioridade dos seus caracteres em relação aos de outras raças.

Uma outra característica interessante das Galinhas Hamburgo, à parte o preço de cada exemplar, características dos ovos, formas de criar, entre outras singularidades (como vemos nessas fotos), é que elas são bastante sociáveis – fáceis mesmo de lidar. São quase como espécimes exóticas, afeitas a um espaço amplo e com boas condições de sobrevivência.

Mas o curioso é que elas respondem muito bem a uma variação de ambiente, diferentemente do que ocorre com outras raças; e ainda consomem poucos recursos, exigem poucos cuidados, e assim mesmo são capazes de atingir, quando adultas, entre 2 e 2,7 kg, e não condição de frangos, entre 1,6 e 2,2 kg.

E ainda serão capazes de produzir quase 200 ovos por ano, que pesarão cerca de 60g – desde que, obviamente, você ofereça a elas condições ideias de sobrevivência.

Como Criar Galinhas Hamburgo E Garantir Os Melhores Preços, Qualidade Dos Ovos E as Características Que Podemos Observar Nessas Fotos

Como dissemos, as Galinhas Hamburgo pertencem a uma raça bastante resistente a doenças, fortes por natureza, com grande facilidade para engordar, pouco exigentes com relação a cuidados; e o surpreendente é que, mesmo apesar disso, conseguem desenvolver-se com as suas principais características, entre elas, um porte elegante, variedade de cores, perfil delgado, ágeis, extravagantes e com uma carne apreciadíssima.

A construção de poleiros para elas também é bastante simples. Bastará apenas criar uma estrutura na forma de um cercado, como uma espécie de poleiro para frangos com tábuas, gravetos, estacas, entre outras estruturas que possam fazer as vezes de postes, com características anatômicas ideais, e que certamente interferirão na quantidade e qualidade dos ovos.

Lembrando que um poleiro adequado para a criação de Galinhas Hamburgo precisa ter dimensões compatíveis com a quantidade e tamanho das aves, a fim de que, com o tempo, as traves não acabem cedendo, imperceptivelmente, e com isso comprometam a sua rotina – que precisa ser a mais saudável e livre de estresse possível.

Uma das principais vantagens de se criar Galinhas Hamburgo, à parte o seu preço de mercado, qualidade dos ovos, entre outras características – como essas que as fotos e imagens abaixo nos mostram – , é que elas adaptam-se formidavelmente bem a diversas condições climáticas.

O ambiente quente e úmido das regiões norte e nordeste do Brasil não conseguem, nem de longe, causar-lhes medo. Assim como também o clima tipicamente subtropical das regiões sudeste e sul são bastante adequadas à sua criação.

Elas só exigem mesmo atenção às suas especificidades; aquelas que são próprias dessa raça; pois é justamente da sua correta observância que depende o sucesso dessa empreitada.

Como Garantir Uma Boa Postura

Como dissemos, uma das principais características das Galinhas Hamburgo é a de serem excelentes poedeiras. Elas podem pôr até generosos 190 ou 200 ovos por ano, mas a depender das condições em que forem mantidas, é possível que consiga uma postura ainda maior.

A primeira coisa que se deve saber é que ela ocorre geralmente no início de setembro até dezembro, para aves com cerca de 4 ou 6 meses de vida.

Nessa fase, comece por diminuir a iluminação, as caminhadas ao ar livre. Durante o verão chegue cedo até o poleiro e estimule-as a movimentarem-se mais, enquanto, no inverno, garanta que elas não recebam temperaturas inferiores a 5° C – o que resultará em uma sensível queda na postura.

Galo Com Duas Galinhas Hamburgo ao Lado
Galo Com Duas Galinhas Hamburgo ao Lado

O ideal é que a temperatura nunca esteja abaixo dos 12° C, do contrário, a postura poderá cair sensíveis 14 ou 16% – o que, convenhamos, para criações com fins comerciais, configura-se como um prejuízo que, em longo prazo, poderá inviabilizar o seu negócio de criação de Galinhas Hamburgo.

Esse artigo foi útil? Deixe a resposta na forma de um comentário, logo abaixo. E aguarde as nossas próximas publicações.

Veja também

Canguru Vermelho

Quais São os Predadores do Canguru e Seus Inimigos Naturais?

O Canguru é um animal muito conhecido e muito popular, ele é um mamífero que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *