Home / Animais / Galinha Wyandotte: Características, Preço, Ovo, Como Criar E Fotos

Galinha Wyandotte: Características, Preço, Ovo, Como Criar E Fotos

A galinha Wyandotte é uma raça totalmente desenvolvida nos Estados Unidos, mais precisamente no final do século XIX e também o começo do século XX.

Ela nada mais é do que o resultado do cruzamento de algumas raças – a Sebright, Cochin, Brahma e Spangled Hamburg, entre outras.

Essa é uma raça muito bem vista no mercado de criação, e isso tanto é verdade que a  American Poultry Association reconhece plenamente todas as variedades: Silver Laced, Golden Laced, White, Black, Buff, Columbian, Partridge e Silver Penciled.

Há ainda outras raças que podem ser encontradas, como é o caso da White Laced Yellow, Blue Laced Gold, Blue, Blue Laced, Buff Laced, Red, Barred, White Mottled Black, Buff Columbian, White Columbian, Blue Columbian, Blue Partridge, Red Partridge, e White Partridge.

Aqui no Brasil, a variedade Silver Laced (conhecida também como Prata Laceado) é a mais famosa, sendo uma ave que chama bastante atenção por conta de sua beleza classificada como rara!

A galinha Wyandotte é ainda um animal de médio porte, sendo que os machos dessa espécie podem atingir um peso de cerca de 4,2 kg, enquanto as fêmeas podem apresentar um peso um pouco menor, de 3,2 kg em média.

Galinha Wyandotte Características

Elas também possuem uma crista de tipo roseta, chamada por muitos de Rosecomb e ainda um tom amarelado em sua pele.

Conhecendo Mais de Perto Sobre os Ovos e Criações!

As galinhas Wyandotte são espécies perfeitas para criação podendo viver perfeitamente sob até mesmo condições mais rústicas. Elas são ainda aves de dupla aptidão, ou seja, para a produção de ovo e carne.

Nesse caso, elas podem atingir a maturidade de forma bem acelerada, levando em conta que sua carne agrega uma excelente e inquestionável qualidade!

Algo que ajuda a provar isso consiste no volume de produção. Por ano, a galinha Wyandotte pode chegar a botar cerca de 240 ovos em média.

Os ovos podem ser de tom marrom, que vai do médio ao claro e ainda possuem um excelente tamanho – geralmente os ovos da galinha Wyandotte podem ter um tamanho variável de 55 até 60 gramas em média.

E de Onde é Proveniente o Nome Dessa Galinha? Compreendendo Melhor suas Características Físicas!

Como já citado anteriormente, a galinha Wyandotte é originária dos Estados Unidos, sendo que seu nome é proveniente de uma tribo indígena americana, chamada justamente de Wyandotte.

Embora sua criação seja basicamente voltada para a produção de carne e ovos, ela também é bastante indicada como sendo uma boa ave ornamental e isso se dá por conta de sua aparência!

A galinha Wyandotte é detentora de uma belíssima plumagem, que agrega variedades que vão desde o prata laceado, até o branco, azul, amarelo, preto e a chamada mil flores!

Para Começar a Investir – Saiba Quanto Custa em Média Uma Galinha Wyandotte

Para que se possa começar, é importante destacar que para poder adquirir uma raça pura como essa de galinha o investimento é particularmente evidente.

Um casal jovem ou até mesmo adulto pode custar entre 50 e 100 reais aproximadamente. Já o valor dos pintinhos acaba sendo mais em conta, variando em torno de 5 até 10 reis em média.

Já com relação à proporção ideal de aves,  a sugestão é adquirir um macho de raça pura para cada 5 galinhas fêmeas.

E Qual o Melhor Sistema de Criação da Galinha Wyandotte? Como Criar Galinhas Saudáveis?

Embora essa seja uma raça de galinha que por si só é dona de uma beleza realmente evidente e que ainda tem um ciclo de vida bastante interessante, é preciso considerar cuidados para que isso seja algo possível!

Parasitas como piolhos, ovos que simplesmente não vingam e até mesmo eventuais juntas inflamadas podem ser problemas comuns não somente a essa raça, mas também à diversas outras.

Por isso, para poder criar a galinha Wyandotte é importante que o criador dedique cuidados básicos no ambiente onde elas serão criadas.

Um deles consiste em adotar medidas de forma a manter o viveiro totalmente desinfetado, sempre apostando no uso de cloro puro e até mesmo creolina pura.

Se for possível, uma sugestão é também fazer vassoura de fogo em todas as partes das instalações – isso porque os piolhos também podem se alojar até mesmo nas pequenas frestas de madeira, bem como na palha usada nos ninhos e até mesmo outros espaços!

A recomendação é que o criador tenha o cuidado de desmanchar ou até mesmo queimar os ninhos, optando por uma nova palha que esteja em melhores condições, ou seja, que esteja mais seca e nova.

Antes do processo de limpeza do viveiro é fundamental ainda evitar  ao máximo a intoxicação das galinhas Wyandotte – para tanto, as galinhas devem ser levadas para outro ambiente.

Nesse novo ambiente recomenda-se também dedicar um tratamento com medicamentos – desde que esse tenham sido devidamente recomendados pelo veterinário de sua confiança!

Uma outra medida que poderá garantir uma boa criação da galinha Wyandotte é manter uma alimentação realmente reforçada. Isso é fundamental para que se possa reabilitar as galinhas que estejam em condições mais vulneráveis.

Isso porque os piolhos não nocivos para as galinhas justamente porque são capazes de acarretar uma série de complicações na saúde delas, podendo as deixar enfraquecidas ou até mesmo com sintomas de anemia.

Aves de Raças Quando Criadas Soltas Exigem Também Muita Atenção!

A criação da galinha Wyandotte solta pode apresentar perigos, e isso fica associado ao fator tempo, como no caso do Sol mais forte, chuvas, frio e outros fenômenos naturais.

Como tratamento, a recomendação de especialistas no assunto é procurar dedicar esforços de maneira a separar os exemplares doentes do que estejam com a saúde em perfeito estado.

As aves convalescentes, quando abrigas em um ambiente fechado, deverão ser devidamente medicadas por meio do uso de antibióticos, sendo que esses deverão ser prescritos por um veterinário – é importante ainda que  o criador forneça uma alimentação que esteja de acordo com a fase e idade das galinhas de raça!

Mas, certamente ao adotar todas as medidas e levar em conta todas as informações a respeito da galinha Wyandotte, muitos criadores terão a oportunidade de possuir espécies lindas e de uma beleza única!

Veja também

Cachorro Terra Nova

Tudo Sobre a Raça Terra Nova: Características e Fotos

Hoje vamos conhecer mais uma raça de cachorro bem bacana e incrível, é a raça …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.