Home / Animais / Formigas Tem Ouvidos? Como Elas Ouvem? Elas Escutam Bem?

Formigas Tem Ouvidos? Como Elas Ouvem? Elas Escutam Bem?

Embora as formigas sejam frustrantes quando entram em sua casa ou quando você está fazendo um piquenique, as formigas ajudam o meio ambiente. Eles são insetos sociais, o que significa que eles vivem em grandes colônias ou grupos. Dependendo das espécies, as colônias de formigas podem consistir em milhões de formigas.

Existem três tipos de formigas em uma colônia: a rainha, as operarias e os zangões. A rainha e os machos têm asas, enquanto os operários não têm asas. A rainha é a única formiga que pode botar ovos. O trabalho da formiga masculina é acasalar com futuras rainhas e não vivem muito tempo depois. Uma vez que a rainha cresce até a idade adulta, ela passa o resto da vida colocando ovos! Dependendo da espécie, uma colônia pode ter uma rainha ou muitas rainhas.

As colônias de formigas também têm formigas-soldado que protegem a rainha, defendem a colônia, reúnem ou matam alimentos e atacam colônias inimigas em busca de comida e espaço para nidificação. Se eles derrotarem outra colônia de formigas, eles tiram ovos da colônia de formigas derrotada. Quando os ovos eclodem, as novas formigas tornam-se as formigas “escravas” da colônia. Alguns trabalhos da colônia incluem cuidar dos ovos e dos bebês, reunir alimentos para a colônia e construir os formigueiros ou montículos.

Insetos Sociais

Insetos sociais como formigas têm vantagens sobre insetos solitários. Entre essas vantagens está a presença de muitos indivíduos que trabalham juntos e se comunicam para formar uma colônia altamente funcional que é organizada por divisões de trabalho e divisão de tarefas entre as respectivas castas da colônia.

As formigas são semelhantes a muitos outros insetos, pois possuem sentidos como audição, tato e olfato. Embora a audição seja muito diferente nas formigas do que os animais que normalmente têm ouvidos, as formigas possuem a capacidade de ouvir.

Como Funciona a Audição das Formigas

Formigas empregam vibrações para produzir sons que são ouvidos por formigas e este comportamento de audição é importante quando se procura por alimentos e quando são produzidos sinais de alarme que significam algum tipo de perigo.

Os sons das formigas variam de acordo com os grupos de formigas e incluem algumas formigas que produzem sons por estridulação, que é definido como o ato de produzir sons ao esfregar certas partes do corpo. Essas formigas usam seu gaster, a parte distendida de seu abdômen localizada atrás do pedicelo da formiga e suas mandíbulas para produzir sons usados ​​para se comunicar com os membros da colônia ou com outras espécies de formigas.

Formiga Fotografada de Frente
Formiga Fotografada de Frente

Esses comportamentos produzem vibrações no solo que são detectadas pelo órgão subgênito da formiga, localizado abaixo da articulação da perna do fêmur e tíbia da formiga.

Sinais de Aviso

Outras espécies de formigas possuem o comportamento de bater o abdome no substrato do formigueiro, o que cria uma resposta de alarme que estimula outras formigas a tamborilar seus abdomens. Isso comunica um alarme de aviso que sinaliza perigo em todo o ninho.

Assim, enquanto as formigas usam feromônios químicos e toque físico para estimular ou direcionar o comportamento, elas também usam a audição para incitar as respostas de proteção comportamental necessárias, projetadas para proteger sua colônia.

As formigas não têm ouvidos.  Mesmo não tendo ouvidos, elas estão equipadas com outros meios de audição.  Esses insetos fazem uso de vibrações quando estão procurando comida ou como um sinal de alarme. Eles usam as vibrações no solo para ouvir, recolhendo-as no órgão subgenual, localizado abaixo do joelho.

Formigas Caseiras

A maioria das formigas que você encontra em casa são as operárias, as mulheres estéreis que estão destinadas a fazer o forrageamento e todos os tipos de trabalho para a colônia – que também inclui uma ou mais rainha (s), bem como os ovos e pupas. As formigas machos são muito poucas e cada uma delas é de curta duração. Seu único propósito de vida é acasalar com uma rainha em potencial e morrer.

Cada rainha é fertilizada apenas uma vez e isso já é suficiente para ela agir como uma “máquina de ovos” para o resto de sua vida. Uma rainha das formigas esconde-se no ninho, que geralmente fica no subsolo das casas das pessoas. Ela pode viver por 10 a 15 anos. Enquanto isso, a vida dos trabalhadores, de sua prole, pode durar de vários meses até cerca de sete anos, dependendo da espécie e desde que não sejam esmagados ou borrifados até a morte enquanto realizam suas tarefas fora do ninho.

Tipos de Formigas Domésticas

Formigas Domésticas
Formigas Domésticas

Bem, pelo menos nós, Homo sapiens, temos sorte de a maioria das formigas do mundo viver nas florestas – de cerca de 10 mil espécies descritas, apenas algumas dúzias fazem das casas das pessoas  seus locais de coleta. E menos ainda aninham em nossas moradias, com a ajuda dos entomologistas várias das “formigas-domésticas” foram finalmente identificadas. Vamos nos ater as mais comuns:

Vamos começar com a mais comuns: Paratrechina longicornis. Estas são aquelas pequenas formigas pretas de dois milímetros de comprimento, que gostam de engatinhar em coisas doces, são chamadas de “formigas loucas” por causa de seu movimento errático.

Outro grupo de formigas negras é o Technomyrmex sp – elas são aproximadamente do mesmo tamanho que a Paratrechina e para os olhos destreinados parecem muito semelhantes. No entanto, a espécie não é freqüentemente encontrada na casa, mas em volta dela – no gramado e no chão da garagem, por exemplo.Essas duas formigas não mordem.

Technomyrmex sp
Technomyrmex sp

Solenopsis geminata – a “formiga de fogo”. Estes são de cor vermelha e os trabalhadores vêm em duas formas e tamanhos: a forma principal é de cerca de cinco milímetros de comprimento ea forma menor (que é na verdade a maioria da colônia) mede de dois a três milímetros. Normalmente, os Solenopsis ficam do lado de fora de nossas casas, mas sempre que sabem que há algo para comer, eles não hesitam em marchar, em uma linha bem organizada, para dentro da casa em direção à fonte de alimento.

Talvez a espécie mais cosmopolita seja o Monomorium pharaonis. Essas minúsculas formigas marrons amareladas de um milímetro de comprimento também são chamadas de “formigas faraônicas”, provavelmente porque foram descritas a partir de espécimes coletados no Egito. Onde quer que haja comida – em casas comuns ou no alto de prédios altos – você pode sempre esperar vê-los.

 

 

Veja também

Como Evitar Que a Cadela Entre no Cio?

Os ciclos sexuais e férteis da cadela (vulgo, o famoso cio) estão relacionados a um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *