Home / Animais / Formiga Fantasma: Características, Nome Científico, Fotos e Tamanho

Formiga Fantasma: Características, Nome Científico, Fotos e Tamanho

Você sabe o que é uma Formiga Fantasma? No que ela se difere de outras espécies de formigas, quais são suas principais características, entre outras coisas? Continue lendo que daremos todas essas informações para você.

A Formiga Fantasma, que possuí o nome científico de Tapinoma Melanocephalum, recebe esse nome por ter o ‘bumbum’ (Gáster / Abdômen) e também suas pernas, transparentes ou de um branco leitoso. Já suas outras partes do corpo, possuem coloração marrom-escuro.

Características da Formiga Fantasma

Como dito acima, elas possuem abdômen e pernas transparentes, o que garante a elas ficarem quase invisíveis. Essa transparência somada ao fato dela medir, no máximo, 1,5 milímetro, garante que ela possa transitar pelos ambientes praticamente sem ser vista.

Suas antenas possuem 12 segmentos, ou seja, quando elas são vistas com lentes de aumento poderosas é possível ver 12 ‘divisões’ na estrutura que forma as suas antenas.

Elas também são consideradas uma espécie de formigas monomórficas, que é quando todas as formigas possuem o mesmo tamanho, não existindo diferença entre machos, fêmeas, operárias, rainhas e etc.

Formiga Fantasma Características

Preferem alimentos ricos em açucares, por esse motivo são muito comuns em ambientes domésticos, mesmo que você não consiga vê-las é provável que elas estejam em sua casa.

Habitat da Formiga Fantasma

A Formiga Fantasma normalmente faz sua colônia em locais que seriam instáveis ou difíceis para outras espécies de formigas maiores. Locais como ‘tufos’ de grama e caules de plantas são comuns de serem ocupados por essa espécie.

Mas, quando se trata de ambiente doméstico, suas preferências são por locais úmidos e ‘pequenos’, como por trás de pisos e azulejos e dentro de vasos de plantas.

São consideradas nômades, uma vez que as fêmeas, junto de operárias e filhotes, se mudam com frequência atrás de novos locais para formarem novas colônias. Elas também não possuem ninho fixo, mudando de local com toda a sua colônia sempre que necessário.

Outro diferencial da Formiga Fantasma é que ela não forma fileiras de formigas que levam o alimento até a colônia. Cada formiga faz o seu próprio trajeto entre o alimento e o seu ninho.

Praga e Heroína

Em alguns locais do mundo, como em alguns locais dos Estados Unidos, a Formiga Fantasma é considerada uma praga pelas pessoas e empresas que possuem estufas de alimentos (como no caso das plantações em estufas). Isso ocorre pois lá, os venenos comuns de serem utilizados nessa espécie de formigas não são permitidos dentro de estufas, o que faz elas se propagarem sem interferências.

Mas, em locais como na Venezuela, a Formiga Fantasma é considerada uma ‘heroína’. Isso ocorre pois, entre as suas alimentações estão os ovos / larvas do Barbeiro (Rhodnius prolixus).

Rhodnius Prolixus

Esse inseto é o principal transmissor da Doença de Chagas em humanos. Dessa forma, é bem difícil que uma pessoa contraia Doença de Chagas na Venezuela. Além disso ela é uma excelente predadora de ácaros.

O Fedor da Formiga Fantasma

A Formiga Fantasma quando esmagada exala um cheiro ruim muito forte. Esse cheiro levou essa espécie de formiga ser conhecida também por outro nome. Formiga Defunto.

Mas, não são todas as formigas dessa espécie que exalam esse cheiro ruim, são apenas os machos que fazem isso. Esse cheiro fica guardado no abdômen do macho (na parte transparente do seu corpo) e serve para atrair as fêmeas.

O que para os humanos é cheiro ruim, para as fêmeas dessa espécie é um excelente perfume para atraí-las e seduzi-las.

O nome de Formiga Defunto também se deve a outros fatores. Embora tenha preferência por alimentos doces e também se alimente de plantas, elas também tem predileção por animais mortos, principalmente os insetos.

De fato, em alguns países, não é incomum encontrar essas formigas em cemitérios e até mesmo dentro de caixões. Por serem muito pequenas, elas muitas vezes, conseguem passar entre a tampa e o caixão, chegando até os corpos.

Experiência

Alguns anos atrás uma pessoa utilizou a Formiga Fantasma em um experimento para mostrar o quanto elas eram transparentes. Esse experimento foi registrado em fotos e vídeos que são facilmente encontrados pela internet.

Na época o vídeo se tornou um viral nas redes sociais, sendo compartilhado milhares de vezes pelas pessoas. O experimento de fato é bem curioso e também muito belo de se olhar.

Para esse experimento, a pessoa utilizou, basicamente, uma mistura de água com muito açúcar. Para finalizar ele utilizou corantes de diferentes cores, fazendo vários ‘potes’ de água doce colorida.

Em seguida ele colocou gotas dessa água colorida sobre uma mesa e começou a gravar utilizando uma câmera com um zoom muito potente. Não demorou muito para que as Formiga Fantasma começassem a aparecer e se alimentar da água doce.

Mas, conforme elas se alimentavam, a parte transparente do abdômen delas começava a adquirir a mesma cor do corante utilizado nas gotas. O resultado foram várias formigas em tons de amarelo, vermelho, verde e etc.

Como Eliminar Essa Espécie de Formiga?

Como dito, a Formiga Fantasma é muito comum dentro das casas e isso, muitas vezes pode resultar em acidentes domésticos, principalmente se a pessoa (ou criança) forem alérgicas a picadas de insetos.

No inverno elas são encontradas em menor número, uma vez que ficam escondidas do frio em seu ninho, ou mesmo muitas delas morrem por causa do frio.

Mas, no verão, elas são vistas com muita facilidade, pois saem de seus ninhos e também começam a se reproduzirem. Nessas horas, podem ser necessários eliminá-las já que sua ‘mordida’ é bem dolorosa.

Existem venenos industrializados próprios para esse serviço, mas, se você não tiver acesso a eles, pode optar por algo caseiro. Nesse caso, água e detergente é o indicado.

Em primeiro lugar, você precisa saber onde está o ninho dessa formiga dentro de sua casa. A dica é procurar entre os azulejos da casa e também nos rodapés. Você pode montar iscas açucaradas e ver para onde as formigas vão, na sequência.

Faça uma mistura de água e detergente. O importante é que a quantidade de água e detergente utilizadas sejam as mesmas. Misture os dois ‘ingredientes’.

Na sequência, com a ajuda de uma seringa, coloque a mistura pelo buraco de entrada do ninho. Como o detergente é muito ‘espesso’, a água auxilia a diluir e assim ele se espalha pelo interior do ninho.

Tapinoma Melanocephalum

Muito provavelmente você não matará essa colônia (pelo menos não por completo), as fêmeas reprodutoras fugirão para montar o seu novo ninho em outro local.

Gostou de saber mais sobre a Formiga Fantasma? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Veja também

Alimentação do Dachshund: o Que Eles Comem?

O nome dessa raça é Dachshund, mas muitos chamam de salsichinha ou salsicha. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *