Home / Animais / Ficha Técnica do Pato: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Ficha Técnica do Pato: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

O pato é uma ave aquática bastante popular, pertencente à mesma família taxonômica do ganso e do cisne.

Assim como a galinha, também é criado com o propósito de consumo e comercialização de sua carne e ovos. As penas também são aproveitadas para estofagem de travesseiros.

O pato é considerado uma das poucas espécies animais capazes de anda, nadar e voar razoavelmente; assim como também é um dos únicos com capacidade para dormir com metade do cérebro (enquanto mantém a outra metade alerta).

Pato Nadando no Lago
Pato Nadando no Lago

Existem aproximadamente 30 espécies de patos com grande distribuição ao longo do globo.

Aqui no Brasil, algumas espécies de patos conhecidas incluem o pato mergulhão, pato de crista e pato do mato. A espécie irerê é bastante popular e também poderia estar inserida neste contexto, porém, na verdade, trata-se de uma espécie de marreco.

Apesar do pato possuir importância comercial, inclusive dentro da gastronomia, seu consumo nacional ainda é baixo, uma vez que está em 20 gramas/ ano por pessoa; sendo que em países como a França e China, tal consumo pode ultrapassar 1 Kg/ ano por pessoa.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre os patos, principalmente em relação a características pontuais, tais como o peso, altura e tamanho.

Então venha conosco e Boa leitura.

Ficha Técnica do Pato: Classificação Taxonômica

A classificação científica para os patos (considerando a grande variedade de espécies) obedece à seguinte estruturação:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Aves;

Ordem: Anseriformes;

Superfamília: Anatoidea;

Família: Anatidae.

Ficha Técnica do Pato: Família Taxonômica Anatidae

Nesta família, estão presentes 146 espécies (dentre elas, patos, gansos e cismes), as quais estão agrupadas em 43 gêneros.

Existe uma grande variação de comprimento em relação a essas espécies, uma vez que este valor oscila desde 26,5 centímetros (como é o caso do ganso pigmeu) até 183 centímetros (como é o caso do cisne trompetista). A variação no peso também é bastante evidente, uma vez que o ganso pigmeu possui 164 gramas; ao passo que o cisne trompetista pode pesar até 17,2 quilos.

Ficha Técnica do Pato: Características Gerais

De modo geral, considerando as diversas espécies, o pato possui corpo robusto e pés com membranas natatórias. Próximo á cauda, está localizada a glândula uropigial), responsável por produzir óleo que impermeabilizará as penas.

Os patos contam com pernas curtas e fortes inseridas na parte posterior do corpo. Tais estruturas, possuem, ao tato, um textura de certa forma escamosa.

Comparativamente a outras aves próximas, os patos são menores do que os cisnes e gansos, porém maiores do que o marreco na maioria das vezes.

Patos são excelentes nadadores, porém passam a sensação de não serem muito firmes para andar em terra, uma vez que o posicionamento de suas patas bem na parte de trás do corpo faz com que oscilem de um lado para o outro.

Para a maioria das espécies, os machos possuem quase que a mesma aparência das fêmeas; todavia, durante o período do acasalamento, adquirem penas coloridas.

Ficha Técnica do Pato: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Considerando que existem diversas espécies de patos, é importante descrever informações como peso e altura de modo diferenciado. A seguir, será apresentada a ficha técnica de 3 espécies de pato

Ficha Técnica do Pato: Peso, Altura, Tamanho e Imagens: Pato Mergulhão

O pato mergulhão (nome científico  Mergus octosetaceus) é uma espécie encontrada no Paraguai, Brasil e Argentina. Possui entre 48 a 55 centímetros de comprimento e pesa cerca de 800 gramas, logo é um pato bastante delgado.

Pato no Lago
Pato no Lago

Em relação à descrição de outras características físicas, possui cabeça e pescoço de cor negra; assim como dorso, asas e cauda na cor cinza-sendo que o peito e o ventre assumem coloração cinza- acastanhado. O bico é negro e possui extremidade recurvada, os pés possuem coloração vermelha.

O hábitat da espécie inclui as florestas subtropicais, assim como os cerrados, mais precisamente em áreas com rios e córregos de águas claras.

Ficha Técnica do Pato: Peso, Altura, Tamanho e Imagens: Pato do Mato

No caso do pato do mato (nome científico Cairina moschata), a espécie está distribuída de forma ampla nas Américas Central e Latina, podendo ser encontrado da Argentina ao México- sendo que aqui no Brasil, está presente em praticamente todo o país.

Pato Colorido no Lago
Pato Colorido no Lago

A espécie conta com dimorfismo sexual, logo existe diferenciação no tamanho de machos e fêmeas. Os machos possuem aproximadamente 85 centímetros de comprimento e pesam, em média, 2, 2 quilos; sendo que possuem a envergadura de 120 centímetros. No caso das fêmeas, estas apresentam praticamente a metade do tamanho dos machos.

Em relação à coloração da penugem, o corpo é todo negro, contando com uma faixa branca nas asas, assim como uma área vermelha no entorno dos olhos (a qual está presente apenas nos machos).

Ficha Técnica do Pato: Peso, Altura, Tamanho e Imagens: Pato Selvagem

O pato selvagem (nome científico Anas platyrhynchos) é a espécie a partir da qual se desenvolveu o pato doméstico (o qual é considerado uma subespécie). Mesmo o pato doméstico sendo considerado uma subespécie, este ainda pode ser categorizado em raças e variedades com diferenciação de características como cor e peso.

Voltando ao pato selvagem, este possui entre 50 a 65 centímetros de comprimento; e peso entre 0,72 a 1,58 quilos. A envergadura possui entre 81 a 98 centímetros.

Ficha Técnico do Pato: Comportamento

Pato no Ninho
Pato no Ninho

A dieta dos patos é composta basicamente por gramíneas e plantas aquáticas presentes nas proximidades dos lagos. Contudo, tais aves também podem consumir girinos, peixes pequenos e alguns invertebrados aquáticos.

Eles costumam realizar migrações sazonais em busca de uma maior disponibilidade de alimentos.

A fêmea é capaz de botar entre 8 a 14 ovos de uma só vez, e muitas vezes os machos ajudam a chocá-los. O chão é o local favorito para construção dos ninhos, porém o pato mandarim costuma realizar a postura dos ovos nos ocos das árvores.

*

Agora que você já conhece a ficha técnica dos patos, assim como muitas informações adicionais; nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo em nossa caixa de comentários abaixo deste texto.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Britannica Escola. Pato. Disponível em: < https://escola.britannica.com.br/artigo/pato/481179>;

FIGUEIREDO, A. C. Info Escola. Pato. Disponível em: < https://www.infoescola.com/aves/pato/>;

Wikipedia in English. Mallard. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Mallard>;

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *