Home / Animais / Feneco: Curiosidades e Fatos interessantes

Feneco: Curiosidades e Fatos interessantes

Diretamente do Norte da África, Eurásia e da Península Arábica, surge o Vulpes Zerda (o antigo Fennecus zerda), a raposa-do-deserto, cujas curiosidades e fatos mais marcantes e interessantes geralmente dizem respeito às suas características físicas, que costumam confundir os menos familiarizados com essa espécie.

Os fenecos são espécies típicas de ambientes secos e áridos (como as da Península Arábica), mas também de regiões da América do Norte – um dos motivos para que tenham sido descritos no gênero Vulpes e não mais no Fennecus, que, de acordo com estudiosos, são mais específicos das regiões que abrangem a Península Arábica e o Norte da África.

Outra curiosidade que mistura vários fatos interessantes sobre os fenecos, tem a ver com o seu tamanho. Ele é simplesmente considerado o menor canídeo do mundo, com cerca de 40cm de comprimento, 1,4kg de peso, 19cm de altura e uma cauda que não ultrapassa os 14cm.

A sua coloração varia entre o amarelo-pardacento e o “areia” – e ela funciona como uma espécie de camuflagem, já que lhe confere o mesmo aspecto dos imensos areais onde costumam ser encontrados.

Além disso, ela lhe ajuda a suportar o calor escaldante daquela região, pois o tom da sua pelagem reflete bem os terríveis raios solares desse trecho do planeta.

E com relação aos seus hábitos alimentares, o que se sabe é que os fenecos são considerados animais onívoros. Eles aceitam bem alguns tipos de insetos (besouros, gafanhotos, louva-a-deus, entre outros), lagartos, alguns anfíbios, pequenas serpentes, ovos e pequenos pássaros.

Mas também sementes, raízes, frutas, entre outras inúmeras iguarias, que de maneira nenhuma recusam, muito por conta do fato de que na região onde vivem uma boa refeição não é algo assim tão garantida.

Feneco: Fatos Interessantes e Principais Curiosidades

1.Caracterísicas Físicas

Como vimos, os fenecos são considerados os menores canídeos presentes na natureza. Do alto dos seus não mais do que 40cm, eles costumam fazer parte de exposições de fotos, sempre que o objetivo delas é o de exibir os animais considerados os mais exóticos, simpáticos e fofos da natureza selvagem.

Eles são escolhidos em eventos e apresentações como exemplos de animais em miniatura, já que mesmo quando avançaram bastante na idade, continuam com o mesmo tamanho e porte físico de um filhote, o que os fazem imediatamente cair nas graças de adultos e crianças – principalmente destas últimas -, que ficam simplesmente extasiados diante de tamanha singeleza.

Feneco - Características Físicas
Feneco – Características Físicas

2.Um Animal Silvestre de Estimação

Outros fatos e curiosidades interessantes sobre o cotidiano dos fenecos também costumam chamar a atenção dos que não são assim tão familiarizados com essa espécie.

É uma surpresa saber, por exemplo, que nos Estados Unidos, Japão e Canadá eles podem ser vendidos (desde que de forma legal) em lojas de petshop, como se até fossem um gatinho ou um cãozinho de estimação.

Feneco de Estimação
Feneco de Estimação

Os admiradores dos fenecos beneficiam-se das legislações desses países, que, de um modo geral, permitem que cada estado crie as suas próprias leis e regulamentos. Como no caso dos EUA, que, com exceção dos estados de Nevada, Minnesota, Missouri e Washington, permitem a posse desse tipo de animal como pet.

3.Uma Atração Internacional

Realmente os fenecos parecem ser verdadeiras “celebridades” quando o assunto são exposições de animais silvestres e com características de animais exóticos.

Dessa vez foi o Prospect Park Zoo, em Nova York, que fez questão de trazer dois exemplares de fenecos para exibição ao público americano.

Prospect Park Zoo
Prospect Park Zoo

São dois filhotes, que de cara impressionaram o público, especialmente pelas suas enormes orelhas gigantes e totalmente desproporcionais ao restante do corpo – como se até fossem uma espécie de resquícios de alguma herança ancestral.

De acordo com a Wildlife Conservation Society, esse é um dos inúmeros presentes do instituto para a população e turistas locais. E essa atitude tem feito com que ele adquira o status de um dos pontos turísticos mais fascinantes da cidade americana, especialmente para os mais afeitos a um roteiro não tão tradicional.

4.Uma das Queridinhas da National Geographic

E segue o prestígio dos fenecos como animaizinhos de exposição! Dessa vez para a cultuada revista National Geographic que, como se sabe, é uma das principais referências mundiais quando o assunto é a divulgação de paisagens, animais, festas, eventos, vegetações, culturas, entre outros acontecimentos que digam respeito à vida selvagem.

Em uma mostra que reúne 22 fotos espetaculares de momentos relacionados à natureza selvagem – que incluem, por exemplo, a beleza enigmática de uma árvore solitária no deserto da Patagônia, ou o belíssimo Palácio das Águas (o Jal Mahal, em Jaipur, Índia) -, está lá um pequeno exemplar de uma raposa-do-deserto, solitário e silencioso, em meio às dunas escaldantes de algum lugar da Península Arábica.

5.A Sua Audição

A audição é uma outra curiosidade sobre os fenecos. Agora já se sabe que o tamanho assustador das suas orelhas não serve apenas para ser utilizado como mote para contos e desenhos animados; na verdade o que se sabe é que elas ampliam, consideravelmente, a sua audição, permitindo que eles encontrem uma presa a vários  metros sob o solo.

Por isso mesmo não é incomum encontrar, nos arredores onde vive um feneco, tocas com até 6m de profundidade, onde eles caçam as suas presas, mas também escondem-se de inimigos, guardam alimentos, demarcam os seus territórios, entre outras serventias que eles dão às inúmeras escavações que são capazes de fazer em toda a extensão do território demarcado.

7.Um dos Animais Inspiradores dos Pokemons

Quando um desenho chamado “Pokemon”, criado pelo designer de games eletrônicos, Satoshi Tajiri, estreou em 1995, ninguém poderia imaginar que a produção, originalmente criada pela franquia The Pokemon Company, iria se tornar uma espécie de “divisor de águas” entre as produções inspiradas ou relacionadas ao universo dos games.

Pois bem, de acordo com os admiradores da criação, os fenecos – eles mesmos! – também foram fontes de inspiração para a criação dos seus muitos personagens. Nesse caso, trata-se do Pokemon Eevee, que tinha como principal característica “Evoluir” para outras espécies de Pokemons diferentes.

Pokemon Eevee
Pokemon Eevee

O desenho não existe mais aqui no Brasil, no entanto, muitos são capazes de jurar que o pequeno feneco é, sim, capaz de executar todas as suas inúmeras habilidades imortalizadas nos jogos.

 

 

Deixe o seu comentário sobre esse artigo. E aguardem as próximas publicações do blog.

Veja também

História do Guepardo e Origem do Animal

Um dos felinos mais conhecidos do mundo, conhecido especialmente por sua velocidade, é o guepardo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *