Home / Animais / Espécies e Tipos de Lobos

Espécies e Tipos de Lobos

Animais majestosos e bonitos conhecemos vários. Alguns temos nas nossas florestas, outros são encontrados somente em lugares longe. Todos eles trazem consigo características únicas de suas espécies que os fazem ser tão amados e odiados ao mesmo tempo. Um desses animais é o lobo.

São diversas espécies de lobos existentes pelo mundo, algumas já foram extintas, devido a caças e outros fatores envolvendo o homem e a natureza. Por ter uma semelhança muito grande com os cães, no qual nós do Ocidente domesticamos, essa feição aumenta ainda mais.

Brasileiros não possuem o costume de verem lobos, afinal, esses preferem países do hemisfério norte. Entretanto, não tira a curiosidade de muitos sobre eles. Por isso, no post de hoje, iremos apresentar algumas das principais espécies de lobos existente no mundo e suas características gerais.

Características Gerais Dos Lobos

Apesar de cada espécie e tipo de lobo possuir suas próprias características, essas que os diferencia um dos outros, existem algumas características gerais nesse animal. De forma geral, os lobos são sempre encontrados no hemisfério norte do planeta, mais especificamente em países da América do Norte e da Europa.

Por isso, seu habitat é sempre em regiões bem frias com florestas do tipo de tundra e outras. A alimentação desse animal é carnívora, como a maioria já sabe. Eles de maioria não apresentam nenhum tipo de ameaça para nós seres humanos, a não ser que se sintam ameaçados por nossa presença. Costumam se alimentar de alces, veados e até gados.

Todas as espécies vivem em alcateias (o coletivo de lobos). Algumas alcateias podem ter diferentes espécies de lobos, porém é mais comum que seja de uma só espécie. O lobo é de fato um animal muito social, andando sempre em alcateias formadas por famílias. Essas podem chegar a ter até 36 indivíduos, mas só são lideradas por um casal alfa.

Um lobo pode chegar a ter até 2 metros de altura, contando com a calda, e as fêmeas tendem a ser um pouco menor que os machos. Apesar de ser um predador, e em alguns lugares estar no topo da cadeia alimentar, a estimativa média de vida dos lobos não é muito grande. Quando está na natureza pode viver por 13 anos, mas quando estão em cativeiro podem chegar a viver 16 anos.

Lobo-Cinzento

O lobo cinzento é provavelmente o mais comum de ser encontrado e também o mais conhecido. Ele é encontrado especialmente na América do Norte, no Canadá e Estados Unidos, porém pode ser encontrado em menor quantidade em alguns países da Europa e da Ásia.

Esses lobos são animais noturnos e gostam de se alimentar especialmente de gados, sendo um problema para muitos no negócio da pecuária. Eles possuem normalmente cerca de 1,60 de altura, incluindo a cauda. Sua beleza é óbvia, o cinza de sua pelagem espessa, que serve como isolante térmico, contrata com o brilho de seus olhos azuis.

É interessante que quanto mais frio o lugar que aquele lobo more, mais espessa e longa a pelagem fica. Eles gostam de florestas de tundra, taiga e também ficam nas zonas montanhosas. A sua força também é algo impressionante, e que se assemelha muito com o restante das espécies de lobos.

Lobo Ibérico

O Lobo Ibérico possui esse nome devido seu habitat natural. Eles ficam na Península Ibérica, no caso Portugal e Espanha. Apesar de já terem sido bastante comuns nesses lugares, hoje esse lobo está em perigo de extinção. Há uma estimativa que atualmente, só existam mais 2000 lobos ibéricos.

Esse lobo é uma subespécie do lobo-cinzento, apesar de carregar algumas semelhanças com esse, possui grandes diferenças. Começando pelo fato que tendem a ser menores em peso e comprimento que os cinzentos. A cor é bastante semelhante com a de sua espécie, porém, pode aparentar algumas colorações diferentes se misturando.

Diferente de algumas de suas espécies parentes, os ibéricos tendem a comer presas domésticas como a ovelha, cavalo, vaca, veado e alguns outros. Caso seja completamente necessário, se alimentam de cães e cadáveres (não importando a espécie do animal), sendo então, um animal necrófago quando preciso.

Lobo Vermelho

Esse é mais um lobo que está em caso sério de perigo de extinção. O lobo vermelho é nativo dos Estados Unidos, surpreendentemente estando nos estados mais ao sudeste, onde não é tão frio assim. Atualmente, só existem 250 exemplares desse lobo, sendo 200 mantidos em cativeiro.

Eles são bem menores que a maioria dos outros lobos existentes, medindo no máximo 1,60 metros de comprimento, além do peso ser bem menor, ficando em torno de 30 quilogramas. Isso impacta no tamanho dos animais que eles caçam, ficando com os pequeno porte como coelhos, roedores e pássaros.

Uma teoria criada pelos biólogos é que na verdade, o lobo vermelho seja uma mistura de coiote com o lobo-cinzento. Isso porque ele apresenta características de ambas as espécies. São animais completamente monogâmicos, ficando com seu parceiro e filhotes até o final da vida, formando seu próprio bando familiar.

Lobo do Ártico

O Lobo do Ártico é mais uma subespécie advinda do lobo-cinzento. Ele só é encontrado em lugares com temperaturas baixíssimas, especialmente no Arquipélago Ártico Canadense. Também é capaz de sobreviver de escuridão absoluta por 5 meses, e sobreviver sem alimento por semanas. Por causa de sua pelagem, ficou conhecido também como lobo polar e lobo branco.

Acredita-se que desde a década de 30, os lobos do ártico tenham sofrido drásticas mudanças devido ao cruzamento com cães domesticados. Uma dessas mudanças seria o tamanho do seu crânio, que diminuiu muito. Sua pelagem é bem branca, o que os ajuda a se camuflar na neve. Um fato interessante é que, quanto mais velhos, mais branco o pelo fica.

A alimentação deles é baseada em animais de pequeno porte, principalmente aves aquáticas. Eles não desperdiçam nada, comendo até mesmo os ossos do animal. A principal arma desses animais é o dente, no total eles possuem 42 dentes, extremamente fortes feitos exatamente para caçar.

Esperamos que tenha gostado do post e que ele tenha te ensinado um pouco mais sobre as várias espécies existentes dos lobos. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou. Além disso, dê uma olhada em alguns outros artigos que possam vir a te interessar sobre o mundo da biologia.

Veja também

Mosca Típula (Melga): Caracteristicas, Nome Cientifico e Fotos

Mosca Típula Olá, hoje você irá conhecer a Mosca Típula, seu fenótipo e muito mais. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *