Home / Animais / Por que o Mico Leão Dourado Está Ameaçado de Extinção?

Por que o Mico Leão Dourado Está Ameaçado de Extinção?

Aprender um pouco mais sobre os animais que dividem o planeta com a gente é muito importante, principalmente porque cada vez mais as pessoas estão irresponsáveis quando o assunto é a preservação da natureza, e isso faz com que os animais sejam os únicos afetados diretamente com isso na grande maioria das vezes.

Para perceber se isso é verdade, é essencial que você saiba quais são os animais que estão ameaçados de extinção na natureza, pois na grande maioria das vezes nós não fazemos ideia de quais são os animais que estão em risco, e por isso é impossível defender as espécies, e muito menos prevenir a extinção.

Dessa forma, vamos começar falando um pouco mais sobre o mico leão dourado, um animal que está em extinção há bastante tempo e mesmo assim não recebe a atenção que precisa das pessoas ao redor do mundo, o que faz com que sua extinção seja praticamente certa se tudo continuar assim.

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre o mico leão dourado. Continue lendo o texto para entender o que está acontecendo com esse animal e como podemos ajudar a espécie a não desaparecer do mundo.

Estado de Conservação

Antes de mais nada, é importante estudarmos de maneira mais detalhada o estado de conservação da espécie, já que ele é um dado exato e apenas por ele podemos ter uma maior noção de como esse animal encontra-se classificado na natureza nos dias de hoje.

Basicamente, de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, o mico leão dourado encontra-se atualmente classificado na categoria EN (endangered – em perigo) e isso é extremamente preocupante.

De acordo com o órgão, o animal encontra-se classificado nessa categoria quando poucos exemplares da espécie existem na natureza, e por isso se nenhuma medida for tomada já é certeza que o animal irá desaparecer em breve da natureza.

Nesse caso, é necessário que os órgãos ambientes deem maior atenção para a espécie, já que a próxima classificação é a CR (criticamente em perigo) e quando a espécie chega a ela é praticamente impossível salvar a continuidade da mesma.

Portanto, agora você já sabe exatamente como esse animal encontra-se classificado e qual é a real situação dele na natureza, e é exatamente por isso que ressaltamos como é importante aprender um pouco mais com base em dados científicos, nesse caso, a Lista Vermelha da IUCN!

Motivo Da Ameaça De Extinção

Aprender apenas qual é o estado de conservação do animal não é suficiente, já que você precisa saber também por qual motivo ele está ameaçado de extinção, já que ninguém fala sobre isso, e por isso é essencial que a gente entenda quais são as causas para que elas possam ser combatidas.

Em primeiro lugar, o mico leão dourado está ameaçado de extinção por conta da causa desenfreada que ocorre nos locais em que ele habita, o que acaba fazendo com que o número de exemplares da espécie diminua muito na natureza, causando o desaparecimento deles.

Em segundo lugar, essa espécie está em extinção por conta da perda de habitat causada pelo desenvolvimento das grandes cidades, desenvolvimento esse que acaba tirando diversas áreas de floresta e fazendo com que os animais acabem sumindo, já que a perda de habitat pode levar a morte.

Mico Leão Preto
Mico Leão Preto

Por fim, o mico leão dourado também pode estar morrendo por conta da negligência dos órgãos ambientais em cuidar mais desses animais.

Portanto, é possível percebermos que a espécie está ameaçada única e especificamente por conta da ação humana, e isso é o que consideramos mais triste em toda a situação.

O Que Pode Ser Feito?

Agora que você já entendeu de maneira mais profunda a situação do mico leão dourado, provavelmente está se questionando o que pode ser feito para que a espécie tenha pelo menos a mínima chance de ser salva.

A verdade é que não existe uma resposta exata para isso, e por esse motivo vamos enumerar algumas medidas que podem ser tomadas.

  1. Leis ambientais mais rígidas para quem caça animais ilegalmente, principalmente animais silvestres que estão ameaçados de extinção;
  2. Leis ambientais mais rígidas também para quem destrói as áreas de floresta com animais habitando o local;
  3. Campanhas de conscientização com relação a extinção da espécie, já que as pessoas precisam se conscientizar para conseguir defender a espécie;
  4. Preservar os últimos exemplares ainda existentes do animal.

Assim, essas são algumas medidas que podem ser levadas em consideração para tentar salvar o mico leão dourado, mas o mais triste disso tudo é que ele precisa ser salvo justamente por quem é a causa do seu desaparecimento: o ser humano.

Classificação Científica

A verdade é que muitas pessoas odeiam e até mesmo têm medo de estudar por meio de classificações científicas, já que elas muitas vezes podem parecer difíceis para quem não entende muito bem o que está sendo dito.

Porém, nada mais importante do que aprender um pouco mais sobre a classificação científica do animal, já que por meio dela podemos entender um pouco mais sobre como o animal é classificado pela ciência e, consequentemente, como ele se relaciona com outros animais de seu meio.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Callitrichidae
Género: Leontopithecus
Espécie: Leontopithecus rosalia

Assim, por meio dessa classificação podemos ver que o mico leão dourado, assim como os outros macacos, faz parte da ordem dos primatas e pertence à família dos macacos conhecidos como Macacos do Novo Mundo.

Essas informações são importantes principalmente para que a gente perceba a importância que esse animal possui na natureza e como ele se relaciona com esses outros seres, já que assim conseguimos entender ainda mais por que a extinção da espécie é algo tão triste.

Quer saber mais informações interessantes sobre outros seres vivos presentes na natureza, mas não sabe onde encontrar textos de qualidade em outros sites? Sem problemas, pois aqui no Mundo Ecologia sempre temos os artigos mais completos para você! Por isso, leia também em nosso site: Como Cuidar da Flor Gerânio, Fazer Mudas e Podar

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *