Home / Animais / Espécies de Aranhas Domesticas Inofensivas Aos Seres Humanos

Espécies de Aranhas Domesticas Inofensivas Aos Seres Humanos

Se você mora no campo ou na cidade, em uma casa ou apartamento, você tem aranhas em casa. Quais são as espécies de aranhas mais comuns e por que não matá-las? Algumas espécies de aranhas se adaptaram perfeitamente às condições de vida que as casas oferecem: às vezes, são incapazes de sobreviver do lado de fora.

Se você é um daquelas pessoas que tem medo de aranhas, ou apenas se você não suporta a presença de aranhas em sua casa, aqui estão duas boas razões para tolerar estas aranhas clandestinas:

Porque Não Matá-Las?

As aranhas são predadoras de insetos muito eficazes, sejam elas aranhas no jardim ou em ambientes internos: elas capturam mosquitos, moscas e outros insetos através de suas teias, algumas também caçam insetos rastejantes. As aranhas estão, portanto, demonstrando-se um aliado contra pragas, sem mencionar que elas são elos essenciais na cadeia alimentar e os principais atores da biodiversidade (intervindo, por exemplo, na regulação das populações de insetos).

As aranhas são inofensivas. Estes animais têm uma má reputação por causa de seus primos venenosos (e perigosos) em áreas tropicais e subtropicais; mas em geral elas não são agressivas. Não há grandes riscos de que ela “pique” você (uma aranha não pica, ela morde) durante a noite, ou que ela ataque se você cruzar seu caminho! No máximo, espécies raras tentarão se defender se você tentar pegá-las ou se tocar em sua teia ou em seus descendentes, mas as conseqüências dessa mordida não serão mais sérias (e até menos!) do que uma picada.

Uma vespa, marimbondo ou mesmo abelha são muito mais agressivos que a aranha. Que seja dito: as aranhas presentes na maioria das residências mordem muito raramente, e sua mordida não é perigosa invariavelmente. Agora vamos conhecer alguns do muitos exemplares de aranhas costumeiramente domésticas (habitantes de sua casa) pelo mundo afora:

Tegenaria Domestica

A tegenaria domestica é uma aranha marrom-clara tão comum quanto inofensiva e discreta. Ela nunca ataca o homem e sempre prefere voar. Ela é especialmente ativa à noite e vive em uma teia de funil, que ela só deixa para caçar se as presas em sua teia estiverem escassas.

Tegenaria Domestica

Tegenaria Atrica

Tegenaria atrica se assemelha a anterior, mas é de cor mais escura e vive em lugares úmidos, incluindo banheiros ou adegas, mas também pode ser encontrado em outros lugares da casa. É inofensivo: temeroso e não agressivo, também tem cheliques muito pequenos para morder o homem. Ela constrói uma toalha de mesa que tem um funil aberto em um dos cantos. Ela deixa sua teia apenas para caçar (ou, para machos, encontrar uma fêmea para acasalar).

Pholcus Phalangioides

Pholcus phalangioides é uma aranha fácil de identificar, com pernas longas e finas e um abdômen pequeno. É freqüentemente encontrado em altura, nos cantos dos quartos ou acima das janelas. Ela é totalmente inofensiva para o homem. Uma de suas peculiaridades é vibrar sua tela muito rapidamente quando ela se sente ameaçada, o que a torna quase invisível. Não sobrevive a baixas temperaturas.

Steatoda Grossa

Steatoda grossa é uma aranha que gosta de cantos escuros (buracos, rachaduras, ângulos, atrás de móveis …); Podem também ser encontradas ao ar livre. Sua teia típica é de forma irregular e os casulos, onde os ovos são colocados, são claramente visíveis. Sua mordida (sem gravidade) é extremamente rara, mas permanece possível se a aranha for manipulada ou atacada em sua teia. Para além destes dois casos, é bastante inofensivo e não representa perigo.

Steatoda Bipunctata

Esta pequena aranha (4 a 7 mm) é reconhecível pelos dois pontos presentes em seu abdômen. Suas pernas são bem curtas em comparação com o tamanho do abdômen que parece um grão de café. Totalmente inofensivo para o homem, steatoda bipunctata é, no entanto, graças à sua teia eficaz, um formidável predador, apesar do seu pequeno tamanho.

Salticus Scenicus

Salticus scenicus é uma aranha inofensiva muito facilmente identificável graças às estrias negras, brancas e bege que transportam todo o seu corpo, incluindo as pernas. Ela gosta de lugares ensolarados; nós também podemos encontrá-la nas casas. Esta aranha não tecerá teia: ajudada por sua excelente visão a 2 metros e 360°, caça lentamente aproximando-se de sua presa, antes de saltar no momento do ataque.

Parasteatoda Tepidariorum

Parasteatoda tepidariorum é uma aranha com pés de pente, um tipo comum conhecido por suas teias. Eles fazem parte de um grupo conhecido como aranhas tecelãs, geralmente construindo as teias em lugares como porões, armários e espaços de rastreamento. Normalmente inofensivas, essas aranhas criam teias bagunçadas que parecem feias.

Loxosceles Reclusa

O loxosceles reclusa faz parte da família da aranha marrom. Não são exatamente domésticas mas podem entrar pra dentro de casa e se esconder nas roupas, atrás de móveis, em sótãos ou porões, nas brechas de parede, etc. Essas aranhas são invasivas e podem ter entrado até mesmo quando você trouxe algumas pilhas de objetos de fora pra dentro de casa. A picada dessa aranha pode resultar em lesões e até consequências mais graves, mas isso só ocorrerá como reação defensiva. Elas não atacam ninguém.

No caso de uma mordida do loxosceles reclusa o efeito nocivo da mordida pode necrosar o local da ferida.  Isso ocorrerá em função de um componente do veneno chamado citotoxina. As reações adversas a essa mordida atingirão mais as pessoas que são suscetíveis, como pessoas alérgicas, crianças ou idosos. Em quaisquer caso, porém, recomendamos a imediata busca de atendimento médico, por precaução.

Tegenaria Agrestis

Tegenaria agrestis é considerada uma aranha agressiva que constrói teias semelhantes a funil. Elas também são comumente confundidas com outras espécies de aranhas devido à sua cor amarronzada. Também gosta de áreas escuras do porão ou esconderijos sob a pilha de objetos em garagens. Apesar de agressivas, não são perigosas, mas algumas pessoas podem sentir irritação no local de uma mordida. Tal como acontece com outras picadas de aranha, as crianças podem experimentar uma reação mais forte do que um adulto.

Parasteatoda Tepidariorum

Essas aranhas domésticas comuns fazem parte de um grupo responsáveis por essas teias bagunçadas que você encontra nos cantos de uma sala. Exceto uma reação alérgica, eles são completamente inofensivos para os seres humanos ou animais de estimação. Como regra geral, eles preferem locais mais silenciosos, como o sótão, o porão ou o closet. No entanto, eles são conhecidos por se estabelecer em um canto relativamente não perturbado quando há uma melhor chance de comida.

Eratigena Agrestis

Como na maioria das espécies de aranhas invasoras, não são particularmente perigosos. Sua picada pode causar irritação e pode ter um efeito mais pronunciado naqueles com alergias ou sistemas imunológicos mais fracos. Esta espécie agressiva de aracnídeo tem um corpo marrom ou oblongo e podem ser confundidas com outras aranhas de coloração marrom.

Gasteracantha Cancriformis

Elas giram teias lindamente ornamentadas e têm grandes abdomens redondos. Seus corpos têm padrões de cores interessantes e vívidas e olhos fixados em duas fileiras de quatro. Não-agressiva e sem ameaça para os seres humanos, essas podem ser um grande benefício no quintal ou jardim. Quando eles entram, no entanto, eles podem ser um incômodo e sua embreagem contém várias centenas de filhotes quando eclodem na primavera.

Latrodectus Sp.

Talvez seja uma doméstica comum que mais ofereça preocupação. No entanto, a mais famosa das aranhas, as viúvas-negras são, na verdade, muito menos mortíferas do que sua reputação sugere. Estes aracnídeos são um preto brilhante com uma laranja brilhante para marcação de ampulheta vermelho no abdômen. Um anti-veneno eficaz para a mordida de uma viúva negra foi desenvolvido em 1956. Desde então, tornou-se cada vez mais raro uma pessoa morrer de “beijo” da viúva, desde que o tratamento seja procurado rapidamente.

Veja também

Ouriço do Mar Roxo: Características, Nome Cientifico e Fotos

O ouriço do mar roxo é um ouriço-do-mar europeu da família toxopneustidae, e do gênero …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *