Home / Animais / Diferenças Entre o Pastor Alemão e o Pastor Belga Malinois

Diferenças Entre o Pastor Alemão e o Pastor Belga Malinois

Os cães são essenciais na vida das pessoas, independentemente da raça ou de como se dá a criação do seu cachorro. Dessa maneira, é muito comum que a sociedade, como um todo, dê bastante valor aos animais desse tipo. Todavia, ainda assim há dúvidas relacionadas a algumas raças, já que muitas podem ser parecidas entre si, com semelhanças que tornam complicado apontar exatamente quem é quem. Esse é o caso, por exemplo, do pastor alemão e do pastor belga.

Afinal, esses dois animais realmente são diferentes? Se sim, quais são as principais distinções entre ambos? Qual se dá melhor com as pessoas? Antes de responder a cada uma dessas perguntas, é necessário aprender mais sobre as duas raças.

Para começar, como os nomes já indicam bem, o pastor alemão realmente possui origem na Alemanha – assim como o pastor belga é um cachorro natural da Bélgica. Essa já é uma diferença inicial entre ambos, mas não para por aí. Em termos de características físicas e até mesmo de comportamento, o pastor alemão pode ser muito diferente do pastor belga, como você poderá ver logo adiante. Se é do seu interesse conhecer mais sobre essas raças, veja as principais informações abaixo.

Pastor Alemão x Pastor Belga: Diferenças Físicas

As diferenças entre o pastor alemão e o pastor belga são muito claras para os mais especialistas no assunto, mas a verdade é que as pessoas em geral não conhecem bem quais são essas distinções. Para começar, o pastor belga é cerca de 10% menor em comparação ao pastor alemão.

Logo, o cão nativo da Alemanha costuma também ter uma pelagem maior e mais densa. Essa já é uma boa forma de começar a identificação de quem é quem. Ademais, o pastor alemão possui preto e o castanho como suas cores tradicionais. Já o pastor belga não é dessas cores, mas tem o preto e o loiro como principais tons da sua pelagem.

Diferenças Entre o Pastor Alemão e o Pastor Belga Malinois

Assim, uma diferença clara está na cor do pelo, muito mais clara no animal da Bélgica. Outro detalhe interessante é que o pastor belga é mais forte e mais musculoso do que o alemão, algo que pode ser explicado pelo fato de o pastor belga ser menor – e, portanto, ter uma aparência de mais musculoso. Por ser mais comprido, o pastor alemão aparenta ser mais magro. Essa é mais uma maneira de diferenciar cachorros tão semelhantes à primeira vista.

Pastor Alemão x Pastor Belga: Comportamento

Os comportamentos do pastor alemão e do pastor belga, assim como os detalhes físicos, mudam de acordo com a raça. Vale lembrar que esses dois cães são criados para o trabalho de força, então costumam ser inteligentes e muito leais. Logo, a obediência faz parte do modo de vida desse tipo de cachorro.

Porém, vale dizer que, em geral, o pastor alemão tem uma tendência maior a brincar, ainda que não se saiba ao certo o porquê de ser assim. Por outro lado, o pastor belga é mais eficiente quando se trata de realizar trabalhos coma polícia. O animal oriundo da Bélgica ainda se sai melhor nas atividades físicas, pois costuma ser mais forte e rápido em comparação ao pastor alemão.

Em ambos os casos, ter um animal desses em casa quer dizer que você pode aproveitar ao máximo a inteligência deles. Treine-os desde pequenos, para que possa tirar o melhor de cada cachorro. Ambos são muito bons para a rotina de adestramento, o que torna mais fácil treinar esse tipo de animal. Se não tiver muito tempo para completar o processo, pode ser uma grande ideia contratar ajuda profissional.

Por Que o Pastor Alemão é Mais Popular do Que o Pastor Belga?

O pastor alemão, com certeza, é um animal mais popular do que o pastor belga. Isso acontece não apenas no Brasil, mas em todo o mundo o animal é mais visto em casas ou até mesmo em trabalhos com a polícia. Em um ranking de popularidade muito comum na internet, o pastor alemão aparece como o 5º cachorro mais popular de todo o mundo.

Por outro lado, o pastor belga está apenas na posição de número 43. Mas, se as diferenças entre os dois não são tão gritantes, a que se deve essa variação toda? Na realidade, o pastor alemão é muito mais divertido e brincalhão quando comparado ao animal da Bélgica. Portanto, famílias tendem a escolher mais o animal para a adoção.

Além disso, com o tempo o número de exemplares do pastor alemão cresceu muito em todo o mundo. Logo, há mais cães dessa raça à disposição, o que torna o pastor oriundo da Alemanha ainda mais famoso e popular. Entretanto, como foi possível ver, em algumas tarefas o pastor belga pode até mesmo ser muito melhor do que o pastor alemão. No fim das contas, as distinções entre a dupla não são tão elevadas.

Ter Um Pastor Alemão Ou Um Pastor Belga?

Essa é uma questão muito debatida por famílias antes de fazer a adoção. Afinal, é melhor adotar um pastor belga ou um exemplar de pastor alemão? Isso depende, pois cada família possui necessidades diferentes e busca por detalhes também distintos em um cachorro. O pastor belga é mais atlético e mais eficiente apara a prática de esportes, mas o pastor alemão é muito mais amoroso e lida melhor com as crianças.

Por sua vez, o pastor belga pode se tornar um caçador muito superior, desde que seja bem treinado. Já o pastor alemão pode ser treinado para fazer truques com mais facilidade. Como é possível ver, cada um possui as suas particularidades e não é possível apontar um ou outro como o melhor.

Na verdade, sequer existe uma disputa entre ambos, embora as semelhanças criem as comparações. Mas, antes de adotar um animal de estimação, tente verificar se o vendedor trata bem o bicho e se a loja possui todas as certificações oficias para funcionar. Não negligencie esse tipo de informação, pois comprar cachorros em ambientes inadequados incentiva a prática de maus hábitos, o que pode colocar ainda mais animais em situação de vulnerabilidade.

Veja também

Marreco de Topete: Características, Classificação Científica e Fotos

Conhecido como Marreco Pom Pom, também podemos ouvir falar no nome Marreco de Topete. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *