Home / Animais / Qual é a Cor do Rinoceronte? Qual o Peso? E a altura?

Qual é a Cor do Rinoceronte? Qual o Peso? E a altura?

O rinoceronte é um animal extremamente conhecido ao longo de todo o mundo, principalmente por conta de seu tamanho e pela dificuldade que é caçar esse animal, já que ele é considerado um dos 5 mamíferos terrestres mais difíceis de serem caçados no mundo (o que ironicamente acabou aumentando o número de animais caçados, principalmente no continente africano).

Apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem muitas informações sobre esse animal, principalmente porque essa família, principalmente porque ela não habita o continente americano e as pesquisas feitas sobre ela estão em sua maioria em inglês.

Portanto, neste artigo falaremos mais profundamente sobre a família Rhinocerotidae. Para saber mais informações sobre a classificação científica, características físicas, habitat natural e muito mais, continue lendo o artigo!

Rinoceronte – Classificação Científica

A classificação científica de um ser vivo pode não ser um objeto de estudo muito atraente para as pessoas que não gostam de Biologia, principalmente porque ela possui muitos termos técnicos e pode ser difícil de ser decifrada caso a pessoa não saiba como analisar as informações presentes nela.

Porém, quando paramos para observar detalhadamente e atentamente a classificação científica, ela nos dá informações primordiais e extremamente interessantes sobre qualquer ser vivo, basta saber interpretar!

Por isso, vamos ver agora um pouco mais sobre a classificação científica do rinoceronte e você com certeza entenderá ainda mais sobre esse animal, baseando-se na ciência e de forma simples.

Rhinocerotidae ou Rinoceronte

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Superfamília: Rhinocerotoidea
Família: Rhinocerotidae

Como podemos perceber, o rinoceronte é um animal mamífero cordado, isso porque seu reino é o Animalia, seu filo é o Chordata e sua classe é a Mammalia. Até essas classificações, seres humanos e rinocerontes são iguais.

Porém, a ordem do rinoceronte é a Perissodactyla, o que significa que ele se diferenciou de outros seres vivos, o que irá resultar na família Rhinocerotidae.

Obviamente a família Rhinocerotidae agrega os rinocerontes existentes no mundo, porém, é importante sabermos que depois disso eles se diferenciam ainda mais e possuímos mais duas classificações: gênero e espécie.

Portanto, a família Rhinocerotidae se diferencia e cria diferentes gêneros e os gêneros também irão se diferenciar e criarão diferentes espécies. Viu como é simples de entender a classificação científica quando fazemos uma análise passo a passo?

Altura e Peso do Rinoceronte

Muito provavelmente você já sabe que o rinoceronte é um animal de grande porte. Porém, qual é o real tamanho desse animal? Será que você tem ideia de quão grande e imponente ele é?

A verdade é que essas características irão mudar de acordo com a espécie do animal, e por isso é importante vermos uma a uma, como faremos a seguir.

Ao todo existem 5 espécies de rinoceronte vivos no meio ambiente atualmente, e é exatamente por eles que faremos essa análise.

  • Rinoceronte branco: o rinoceronte branco pesa no máximo 3,6 toneladas e pode chegar a medir 1,9m de altura (no caso do macho), no caso da fêmea, ela pesa no máximo 1,7 toneladas e pode chegar a medir 1,8m;
Rinoceronte Branco
  • Rinoceronte negro: o rinoceronte negro é considerado menor do que o branco, já que ele pesa no máximo 1,3 toneladas e sua altura fica na média de 1,5m;
Rinoceronte Negro
  • Rinoceronte de sumatra: o rinoceronte de sumatra é ainda menor do que os outros dois anteriores, já que sua altura máxima é 1,4m e seu peso máximo é 1 tonelada;
Rinoceronte de Sumatra
  • Rinoceronte de java: o rinoceronte de java já é maior do que os outros dois anteriores, mas ainda assim é menor do que o rinoceronte branco (apesar de ter a mesma altura). Essa espécie pode chegar a pesar 2 toneladas e ter 1,8m de altura;
Rinoceronte de Java
  • Rinoceronte indiano: essa espécie possui a mesma média de peso do rinoceronte branco, isso porque os machos pesam ao máximo 3 toneladas, enquanto as fêmeas pesam ao máximo 1,6 toneladas. Tanto o macho quanto a fêmea medem entre 1,4m e 1,7m.
Rinoceronte Indiano

Portanto, podemos perceber que o mínimo que um rinoceronte pode pesar é 1 tonelada, e o mínimo que ele possui de altura é 1,4m; levando em conta respectivamente o rinoceronte branco e o rinoceronte indiano.

Percebemos também como é importante analisar a família de acordo com cada espécie, já que os animais se diferenciam e esse estudo é muito importante.

Onde os Rinocerontes Vivem?

As 5 espécies de rinoceronte existentes atualmente estão distribuídas em apenas dois continentes do planeta: a África e a Ásia. Em um continente, existem 3 espécies, enquanto no outro existem 2 espécies.

  • Ásia: no continente asiático podemos encontrar 3 espécies de rinoceronte diferentes – o rinoceronte de sumatra, o rinoceronte de java e o rinoceronte indiano;
  • África: no continente africano podemos encontrar 2 espécies de rinoceronte diferentes – o rinoceronte branco e o rinoceronte negro, ambas são mais frequentes na África Subsaariana ou no noroeste do continente;

Portanto, caso você queira ver um rinoceronte será necessário viajar, principalmente porque esses animais não foram levados para outros continentes, tanto por conta da diferença de clima quanto por conta da dificuldade de transporta, já que eles são muito pesados e grandes.

Cor do Rinoceronte

A cor do rinoceronte não muda muito de acordo com a espécie (assim como acaba ocorrendo com outros animais) ou outras características, mas sim de acordo com o seu habitat natural e o ambiente onde ele vive. No geral, os animais dessa família sempre terão coloração acinzentada ou amarronzada.

As espécies que habitam a Ásia possuem a pele mais puxada para tons de cinza, enquanto as espécies que habitam a África possuem a pele mais puxada para tons marrons, principalmente por conta do calor que faz nesses locais e as características adaptativas.

Portanto, no geral podemos dizer que o rinoceronte será sempre ou cinza ou marrom, tudo dependerá de onde ele habita. Claro que não é uma regra que sempre irá ocorrer com a espécie, já que muitos animais na África também podem ter coloração cinza.

Quer saber um pouco mais de coisas sobre os rinocerontes e não sabe onde procurar informação de qualidade? Sem problemas, nós temos o texto certo para você! Leia também em nosso site: Ciclo de Vida do Rinoceronte – Quantos Anos Eles Vivem?

Veja também

Quais os Sintomas de Piometra em Cachorros? Como Tratar?

Apesar do nome diferente, infelizmente, trata-se de um problema grave, mas muito comum em cadelas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *