Home / Animais / Crocodilo de Água Doce: Características, Nome Científico e Fotos

Crocodilo de Água Doce: Características, Nome Científico e Fotos

O crocodilo de água doce, cujo nome científico é Crocodilus jonstoni,  tem  cor marrom clara com faixas mais escuras em seus corpos e caudas.

As escamas do corpo são bem grandes e as costas têm placas blindadas largas e unidas. Eles têm um focinho estreito com 68-72 dentes muito afiados.

Eles têm pernas fortes, pés palmados e uma cauda incrivelmente poderosa. Seus olhos têm uma pálpebra clara especial que protege os olhos enquanto estão debaixo d’água.

Habitat do Crocodilo de Água Doce

O habitat natural do crocodilo de água doce são os estados australianos da Austrália Ocidental, o Território do Norte e Queensland.  Apesar da inundação e secagem periódicas de seu habitat, os crocodilos de água doce mostram uma forte fidelidade ao corpo de água da estação seca, por exemplo, ao longo do rio McKinlay no Território do Norte, 72,8% dos crocodilos marcados retornaram ao mesmo corpo de água em dois grupos sucessivos.

Em áreas onde há água permanente, os crocodilos de água doce podem estar ativos o ano todo. No entanto, eles podem ficar inativos em áreas onde a água seca durante o inverno seco.

Crocodilo de Água Doce em seu Habitat

Esses crocodilos durante o inverno em abrigos cavaram na margem do riacho, e muitos animais compartilham o mesmo abrigo. Um local de estudo bem estudado no Território do Norte consistia em uma caverna em um riacho rebaixado, 2m abaixo do topo do banco, onde os crocodilos ficavam adormecidos entre o final do inverno e o final da primavera.

Dieta

Os crocodilos maiores tendem a comer itens de presas maiores, no entanto, o tamanho médio das presas para todos os crocodilos de água doce é geralmente pequeno (principalmente com menos de 2 cm²). As presas pequenas são geralmente obtidas pelo método de “sentar e esperar”, em que o crocodilo fica imóvel em águas rasas e espera que peixes ou insetos cheguem a curta distância, antes de serem capturados em uma ação lateral.

No entanto, presas maiores, como cangurus e aves aquáticas, podem ser perseguidas e emboscadas de maneira semelhante à do crocodilo de água salgada.Sabe-se que os crocodilos de água doce são canibais, com indivíduos maiores às vezes caçando filhotes.  Em cativeiro, os filhotes se alimentam de grilos e gafanhotos, enquanto os jovens maiores comem ratos bebês mortos e ratos adultos picados.

Curiosidades

Glândulas em sua língua, em torno de 20 a 26, secretam sódio e potássio em concentrações superiores às do sangue. Não está claro por que essa espécie principalmente de água doce possui glândulas salgadas, no entanto, uma explicação pode ser que as glândulas salinas existam como um meio importante de excretar excesso de sal e manter o equilíbrio interno da água durante a estação seca, quando os crocodilos estão adormecidos em terra.

Uma segunda explicação possível é que, dado que as espécies podem habitar ocasionalmente em águas salinas, o excesso de sal pode ser excretado pelas glândulas salgadas.

Interação Social

Em cativeiro, os crocodilos de água doce podem ser muito agressivos um com o outro. Os jovens com menos de três meses de idade mordem um ao outro na cabeça, no corpo e nos membros, e os jovens com até seis meses de idade continuam mordendo um ao outro, às vezes com consequências fatais.

 

Na natureza, um homem grande geralmente domina uma congregação e ataca e morde as caudas dos subordinados como um meio de afirmar o domínio.

Reprodução

No namoro no Território do Norte, o acasalamento começa no início da estação seca (junho), com a postura de ovos ocorrendo cerca de 6 semanas depois. O namoro em crocodilos de água doce em cativeiro envolveu o homem colocando a cabeça em cima da fêmea e esfregando lentamente as glândulas sob sua garganta contra ela antes da cópula.

O período de postura geralmente dura quatro semanas até agosto e setembro. Cerca de três semanas antes do início da postura, a fêmea gravídica começará a escavar vários buracos de “teste” à noite, geralmente em um banco de areia a 10 metros da beira da água. Em áreas onde existem limitados locais de nidificação adequados, muitas fêmeas podem escolher a mesma área, resultando em vários ninhos sendo desenterrados acidentalmente. A câmara do ovo é escavada principalmente com o pé traseiro, e sua profundidade é amplamente determinada pelo comprimento da perna traseira e pelo tipo de substrato.

Crocodilo de Água Doce Reprodução

O tamanho da ninhada varia de 4-20, com uma média de uma dúzia de ovos sendo postos. As fêmeas maiores tendem a ter mais ovos em uma embreagem do que as fêmeas menores. Os ovos com casca dura levam de dois a três meses para eclodir, dependendo da temperatura do ninho. Ao contrário dos crocodilos de água salgada, as fêmeas não guardam o ninho; no entanto, eles retornarão e escavarão o ninho quando os ovos eclodirem, aprimorando as chamadas dos jovens que estão dentro. Depois que os filhotes são descobertos, a fêmea ajuda a carregá-los até a água e os protege agressivamente por um período de tempo.

Ameaças

Os iguanas são o principal predador de ovos em ninhos – em uma população do Território do Norte, 55% dos 93 ninhos foram perturbados por  iguanas. Quando emergem, os filhotes enfrentam muitos predadores, incluindo crocodilos maiores, tartarugas de água doce, águias marinhas e outras aves predadoras, peixes grandes e pitões. A maioria não vai sobreviver até um ano de idade.

Animais maduros têm poucos inimigos além de outros crocodilos e do tóxico Cane Toad Bufo marinus , que acredita-se ter impactado seriamente algumas populações de crocodilos de água doce após a descoberta de muitos crocodilos mortos com sapos no estômago.  Os parasitas registrados da espécie incluem nemátodos (vermes redondos) e trematódeos (sem-fins).

As espécies de crocodilos são protegidas na Austrália; espécimes selvagens não podem ser destruídos ou coletados sem a permissão das autoridades da vida selvagem. É necessária uma licença para manter essa espécie em cativeiro.

Interação com Humanos

Ao contrário do altamente perigoso crocodilo de água salgada, essa espécie geralmente é tímida e rápida em fugir das perturbações humanas. No entanto, os nadadores podem correr o risco de serem mordidos se acidentalmente entrarem em contato com um crocodilo submerso. Quando ameaçado na água, um crocodilo defensivo inflará e estremecerá seu corpo, fazendo com que a água circundante se agite violentamente, enquanto se abre e emite um grunhido de aviso em tom agudo.

Se aproximado muito de perto, o crocodilo fará uma mordida rápida, causando lacerações e ferimentos por perfuração. Uma mordida de um grande crocodilo de água doce pode causar sérios danos e infecções por perfurações profundas que podem levar muitos meses para cicatrizar.

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *