Home / Animais / Curiosidades Sobre o Camelo e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Curiosidades Sobre o Camelo e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Milhares de pessoas listam andar de camelo como um dos objetivos de sua vida, mas quantos de nós realmente sabem algo interessante sobre essas criaturas incríveis?

Camelos são criaturas de aparência única que são facilmente reconhecidas por causa de suas corcovas. Eles vivem nas áreas desérticas da África e da Ásia. Existem 2 tipos de camelos: o dromedário, que tem uma corcunda, e o bactriano, que tem duas corcovas. Ambos os tipos podem ser domesticados. O camelo bactriano selvagem está à beira da extinção porque a variedade domesticada come toda a sua comida.

Curiosidades Sobre o Camelo e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Corcova

As corcovas dos camelos não são usadas para armazenar água, como a maioria das pessoas acredita. Mesmo que eles vêm de climas quentes, suas corcovas armazenam gordura que o animal usa como fonte de energia quando outras fontes de alimento não estão disponíveis, e também ajudam o resto de seus corpos a permanecerem mais frios. Quando necessário, a gordura será convertida em comida ou água. Suas corcundas permitem-lhes armazenar até 80 quilos de gordura que podem durar por semanas e até meses!

Hidratação

Camelo pode sobreviver sem comida e água por um longo período de tempo. A maioria dos mamíferos morreria se perdesse 15% de sua água (perda crítica de água é chamada de desidratação), mas o camelo pode perder de 20 a 25% de água sem ficar desidratado. Quando eles encontrarem água, eles beberão o máximo possível. Eles precisam ficar hidratados no deserto, por isso podem beber até 40 litros de água de uma só vez. A temperatura do corpo varia de 34 graus durante a noite,  a 41 graus durante o dia. Eles vão começar a suar quando a temperatura subir acima de 41 graus. O camelo precisa reter o máximo de água possível em seu corpo, por isso produz urina que é densa como xarope e fezes tão secas que podem ser usadas como combustível.

Adaptações Evolutivas

Eles são especialmente adaptados para a vida no deserto. Seus olhos têm três pálpebras e duas fileiras de cílios que impedem a areia de entrar em seus olhos. As orelhas do camelo são peludas. Os cabelos afastam a areia e a poeira das orelhas. A boca de um camelo parece estar dividida em duas,  isso os ajuda a pastar e comer sua comida com mais eficiência.

As narinas de um camelo são incríveis. Eles retêm vapor de água que pode ser devolvido ao corpo quando necessário, mas eles também podem ser fechados se houver muita areia ou vento soprando, suas narinas impedem que a areia entre, fechando-se entre duas respirações.

O Animal Camelo

Camelo pode mover-se facilmente através da areia por causa de seus pés especialmente projetados. O pé do camelo consiste em dois dedos que se espalham quando o animal toca o solo e impede o afundamento na areia. Graças a almofadas grossas de pele no peito e nos joelhos, os camelos podem sentar-se confortavelmente em areia muito quente. Os camelos têm lábios grossos que os permitem procurar plantas espinhosas que outros animais não podem comer.

Animal Doméstico

Camelos foram usados ​​em numerosas guerras (especialmente em áreas desérticas) no passado por causa de sua habilidade de viajar longas distâncias sem água e comida, porque eles podiam carregar suprimentos, camelos são muito fortes e podem transportar até 400 kg. por 40 km. em um dia.

Nos países do Oriente Médio, muitas pessoas comem camelo e consideram uma iguaria. A corcova é aparentemente a melhor parte, e os camelos mais jovens são mais saborosos do que os animais mais velhos. Nas épocas das longas viagens pelo deserto  podiam ser consumidos quando ficavam velhos ou fracos (a carne de camelo era usada para alimentos e as peles para vestuário).

Os bactrianos selvagens são o único tipo de camelo que nunca foi domado ou domesticado. Eles vivem nas terras desoladas da Ásia Oriental e são criaturas incrivelmente difíceis. No entanto, eles são menos de mil deles na terra. Existem mais de 14 milhões de camelos no mundo – a maioria deles vive no Oriente Médio, Ásia e Austrália.

Ciclo de Vida

A gravidez no camelo dura de 9 a 14 meses, dependendo da disponibilidade de alimentos. Eles têm um bezerro e pode correr algumas horas depois de nascer. Alguns bezerros nascem completamente brancos e ficam marrons quando o pelo adulto chega. O leite de camelo é rico em ferro, vitaminas e minerais e é mais saudável do que o leite de vaca, porque contém menos gordura. Camelos vivem 40-50 anos. Camelos podem atingir 2 mts. de altura (na corcova) e pesar até 700 kg.

Comportamento

Os camelos são muito sociais, mesmo que pareçam extremamente relaxados e lentos. Na natureza, eles viajam com cerca de 30 pessoas quando procuram comida.  Quando eles são provocados, eles cospem substância esverdeada do estômago. Também podem usar as quatro pernas para chutar o oponente em defesa pessoal. Camelos podem correr a 60 km. por hora, o mesmo que um cavalo de corrida!

Conheça Mais Algumas Curiosidades Relacionadas aos Camelos:

O avô do profeta Maomé quase sacrificou um de seus filhos a um deus árabe chamado Hubal. No entanto, o deus aceitou 100 camelos como um sacrifício alternativo.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os motoristas de tanques alemães dirigiam seus veículos em detrimento dos excrementos de camelos, achando que isso lhes traria boa sorte.

A palavra “camelo” vem de uma palavra árabe, quando é traduzida literalmente, significa beleza. Nunca tente dizer que os camelos são feios!  Existem mais de 160 palavras para o camelo apenas em árabe.

Alguns circos itinerantes ainda têm camelos como parte do programa, embora ativistas lutem há anos para impedir isso. Eles raramente realizam, mas são usados ​​para as pessoas olharem ou tirarem fotografias.

Na Turquia, um evento de luta de camelo acontece todo mês de janeiro. O wrestling de camelo remonta ao mundo antigo, por isso, mesmo que os grupos de direitos dos animais não estejam muito satisfeitos com o esporte, não há sinais de que ele pare no futuro próximo.

Se você visitar Abu Dhabi, você poderá pegar um milk-shake de camelo – feito com leite de camelo real. O leite tem muito mais vitamina C e ferro que o leite de vaca e é muito bom para você. É usado no Cazaquistão para ajudar no tratamento de doenças, como a tuberculose. A única razão pela qual não chegou ao mundo ocidental é porque os governos não pagam pelos processos de teste.

Veja também

Quais São os Sintomas da Doença do Carrapato?

Carrapatos, um parasita amplamente distribuído em muitos ambientes naturais e com o qual os caminhantes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *