Home / Animais / Comportamento do Cocker Spaniel: Ele é Dócil?

Comportamento do Cocker Spaniel: Ele é Dócil?

É bem sabido que a raça cocker inglês refere-se a cães destinados especialmente à caça, mas com a crescente popularidade que adquiriu a partir da década de 1970, desenvolveu-se o desejo de criar variedades mais adaptáveis a harmonia de uma vida familiar. Por outro lado, preste atenção a algumas linhas de cocker, que apresentam consanguinidades importantes e comportamentos peculiares.

Apesar dessa “natureza comportamental”, o cocker é um cão amigável, dinâmico e capaz de grande cumplicidade com seu dono. Caso tenha interesse em adotar um cão dessa raça, é sempre bom saber mais a respeito da raça.

Características de um Cocker Spaniel

Cocker spaniels são cães de caça compactos e equilibrados, um tanto fortes e com pelos planos e sedosos no corpo. É macio e denso, sendo curto na cabeça, mas longo nas orelhas, peito, abdômen, pernas e cauda. Cocker spaniels possuem variedades de cores como: vermelho, castanho escuro, preto, castanho médio, preto e branco, laranja e branco, castanho e branco, tri-color, etc.

O corpo é compacto e ligeiramente maior (machos até 41 cm, fêmeas até 39 cm) do que o cocker spaniel americano, a parte de trás é reta e cai ligeiramente na direção dos lombos. O inglês cocker spaniel tem uma caixa torácica profunda e bem formada e orelhas longas e baixas. Os grandes olhos são escuros ou castanhos.

Seu nariz é bem grande e combina com a cor do pelo. O focinho é angular, as mandíbulas fortes e musculosas, e as patas dianteiras são fortes e retas. Ele também tem pernas traseiras musculosas e uma cauda que forma uma linha com as costas.

A cauda é transportada na altura das costas. Anteriormente, a cauda era cortada, o que hoje é tolerado na melhor das hipóteses, mesmo em cães designados. As patas de um cocker spaniel são relativamente grandes, com pêlos longos e grossos, mas também firmes e com fardos fortes. Especialmente as patas traseiras.

Esses cães, como dito anteriormente podem ter várias cores de pelo, mas os com uma cor sólida, apenas uma mancha branca no peito são os legítimos considerados. Embora ainda seja usado para caçar, hoje é mais comum encontrá-lo bisbilhotando nos arbustos de um parque ou jardim.

Comportamento do Cocker Spaniel

Ele é determinado, inteligente, atlético, alerta, resiliente e é um bom animal de estimação da família. Não gosta de ficar sozinho e cria um vínculo muito próximo com uma pessoa na família, que normalmente o alimenta. Ele tem uma tendência a engordar se for super alimentado ou se permanecer inativo por muito tempo. No nível de inteligência, ocupa o 18º lugar na escala de Stanley Coren sobre a inteligência dos cães.

Com um bom nível de socialização desde cedo, ele pode se dar bem com pessoas adultas, crianças, cachorros mesmo seja de sua espécie ou não e outros animais de estimação. Eles podem ser estressados facilmente com ruídos altos e manuseio brusco. Se você treinar com reforço positivo, ele será um companheiro obediente e amoroso com uma natureza equilibrada e alegre.

Sendo um cão de caça, o cocker spaniel aprecia os vastos espaços, o ar fresco e a água. Ele se adapta bem mais no campo. No entanto, ele pode se adaptar perfeitamente a morar em um apartamento se você andar e deixá-lo correr o mais regularmente possível. Ele tem muita energia, então realmente precisa trabalhar duro para lidar com seu pique. Com o treinamento adequado, este cão pode acompanhar seu dono durante as corridas a pé.

Carinhoso, inteligente, jogador, o cocker spaniel inglês como podemos observar, tem muitas qualidades. Por ser extremamente energético, acaba sendo um ótimo companheiro para as crianças. Por outro lado, ele também pode ter a tendência de querer dominar a casa se não for educado o mais cedo possível.

O cocker spaniel tem uma inteligência muito perspicaz e sua capacidade de se adaptar e entender é notável. Ele é carinhoso, sensível, alegre e malicioso. Isso permite que ele tenha uma vida muito feliz com seus donos. Ele é um companheiro adorável que sabe como tomar o seu lugar na casa desde que seja amado e é facilmente educado, pela gentileza e firmeza do dono.

A brutalidade é profundamente prejudicial para este cão, pois como foi dito anteriormente ele é muito sensível e pode se estressar facilmente com manuseio bruto. De forma que pode mudar completamente seu caráter encantador. Ele precisa viver ao lado do querido dono com um cuidado especial para ser verdadeiramente ele mesmo.

Comportamento do Cocker Spaniel

É por isso que, sem demonstrar afeição, ele não consegue desenvolver sua personalidade. Para a pessoa que vai manter esse cão com ele, saiba que ele fará muitas proezas, e tendo uma vida ao lado do cocker você precisará ser objetivo. A cada caça ousada e destemida, pulando em torno dos arbustos, correndo para a mata com impetuosidade, seus olhos vão questionar seu dono, aguardando aprovação ou ordem.

Este cachorro também é muito esportivo. Brinque com ele de qualquer coisa, corrida, bola, etc que ele não vai se cansar nem tão rápido. Não tente mudar o temperamento desse cãozinho, pois se ele perder todo o seu carácter natural da raça, ele não seria um verdadeiro cocker.

Ele é Dócil?

A resposta para essa pergunta ao vermos seu comportamento já foi respondida de certa maneira. Porém, para reforçar, sim, o cocker spaniel é um cão extremamente dócil e sensível. Como todos os cães de caça, tem um instinto social inato, por isso é adequado para viver com uma família e outros animais. É animado e procura abraços e carinhos do dono e de desconhecidos. É um cão teimoso, no entanto, é facilmente treinável e muito inteligente, mas precisa de treinamento constante sem “quebrar as regras”, porque é facilmente marcado.

De natureza alegre, sempre abanando sua longa cauda, mostrando um movimento típico e agitado, especialmente quando segue trilha, sem medo das terras infestadas de arbustos. Gentil e carinhoso, mas cheio de vida e exuberância. O cocker spaniel tem aparência sem altivez, poder sem prepotência, voracidade sem selvageria, refletindo bem o que pode haver de melhor em um ser humano mas sem seus defeitos.

Veja também

Quais os Sintomas de Piometra em Cachorros? Como Tratar?

Apesar do nome diferente, infelizmente, trata-se de um problema grave, mas muito comum em cadelas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *