Home / Animais / Araçari-Letrado: Curiosidades, Nome CientÍfico e Imagens

Araçari-Letrado: Curiosidades, Nome CientÍfico e Imagens

A fauna brasileira no que diz respeito às aves continua sendo uma das mais diversificadas do mundo, com inúmeras espécies que ainda continuam a embelezar a natureza que temos. Uma dessas espécies é o araçari-letrado, tema do nosso próximo texto.

Ave da família Ramphastidae (grupo que vive nas florestas da América Central e da América do Sul), a araçari-letrado, cujo nome científico é Pteroglossus inscriptus, também é conhecido como araçari-miúdo-de-bico-riscado.Inclusive, ele é bem semelhante à outra espécie, o Pteroglossus viridis, onde a única diferença entre ambos é que o araçari-letrado possui um fino e negro desenho transversal em seu bico.

Principais Características

Sua distribuição geográfica vai do leste do Pará até os rios Madeira (localizado na Amazônia) e Guaporé (que fica em Minas Gerais). Porém, seu habitat também de estende a Bolívia, e aos estados brasileiros do Maranhão, Pernambuco e Alagoas. Especificamente na alto Amazonas (exatamente a oeste do Rio Madeira), esse animal é representado pela espécie P. i. humboldti, cuja mandíbula é preta.

Em termos físicos, a espécie possui cerca de 33 cm de comprimento, sendo que os machos apresentam cabeça, pescoço e garganta pretos-brilhantes. Essas mesmas partes do corpo nas fêmeas possuem uma coloração acastanhada. podem pesar entre 95 e 140 gramas, sendo uma espécie que possui dimorfismo sexual, com machos sendo maiores do que as fêmeas.

Araçari Letrado Características

A parte traseira, as asas e a cauda são de coloração verde-escura, sendo o peito e a barriga amarelos. A maxila é amarela com riscos verticais e a ponta preta. Inclusive a coloração do bico pode variar de acordo co  a localização geográfica do animal (detalhe, esse, que veremos mais a seguir).

As íris dessas aves ou são vermelhas ou vermelho-acastanhadas, apresentando uma pele nua ao redor dos olhos, com um sinal triangular por detrás desses órgãos, e cuja cor também é vermelha.

Habitat, Alimentação e Reprodução

É mais comum encontrar essa ave nas copas das árvores mais altas, mas também em várzeas e florestas de galerias.

Essencialmente, o araçari-letrado consome frutas de todos os tipos. Por sinal, as aves pertencentes à família desse pássaro são grandes distribuidoras de sementes pela natureza, visto que um dos seus hábitos mais comuns é regurgitarem os caroços e pelotas, ainda com inúmeras sementes intactas.

Já em termos de reprodução, o casal de araçaris-letrados elege como ninho buracos ou fendas em árvores, e quanto mais alto, melhor. No geral, são colocados de 2 a 4 ovos pela fêmea, e após algum tempo, os filhotes nascem sem penas e cegos, com um órgão que chamamos de calo tarsiano, uma parte do corpo bem característica dos pássaros pertencentes à ordem dos piciformes, e que “caem” após os filhotes deixarem seus ninhos.

Com relação ao seu comportamento, essa espécie de ave aqui, na maior parte das vezes, vive de maneira solitária, mas também pode ser vista aos pares, ou mesmo em pequenos grupos, quase sempre nas copas das árvores (local preferido onde esses pássaros costumam ficar).

Provável Risco de Extinção?

Dentre várias espécies e tipos de aves pertencentes a essa família, o araçari-letrado é um dos poucos que, de fato, não corre risco imediato de extinção. Um dos motivos pelos quais essa espécie não corre esse risco (pelo menos, por enquanto) é o fato dessa pássaro se encontrar em uma grande distribuição geográfica, vivendo em diversas regiões de diversos países, o que ajuda a termos uma quantidade populacional desse animal muito boa e fora de algum perigo de extinção.

Ainda assim, de acordo com pesquisas recentes, a tendência é que a população dessas aves esteja diminuindo aos poucos, também por diversos motivos, entre eles, a diminuição dos habitats naturais desses bichos. Ainda assim, especialistas não acreditam que esse declínio seja suficiente para tornara a espécie vulnerável de alguma forma.

Atualmente, acredita-se que a extensão territorial dessa ave atinja quase 4 milhões de quilômetros quadrados em países aqui da América do Sul.

Um Pouco mais a Respeito dos Araçaris

Pertencentes ao gênero Pteroglossus, os araçaris são aves nativas das zonas tropicais sul-americanas, possuindo porte médio (entre 34 e 45 cm de comprimento, mais ou menos), sendo bichos bem parecidos com os famosos tucanos, seja pela plumagem bastante colorida, seja por conta de seus bicos muito alongados.

O habitat desses animais, geralmente, compreende zonas de vegetação densa, com preferência pelos extratos superiores das florestas. Já a sua alimentação tem como base insetos, pequenos invertebrados e frutas. Contudo, algumas espécies dessas aves, em bandos, já foram avistadas se alimentando de pequenas rolinhas.

Entre as espécies mais comuns de araçari, então o araçari-de-bico-de-marfim,, o araçari-de-pescoço-vermelho, o araçari-de-cinta-dupla e o araçari-miudinho.

Araçaris e Tucanos: Algumas Diferenças Básicas

Mesmo parecidos, é sempre interessante perceber o quanto araçaris e tucanos também são diferentes entre si. Um dos elementos ajudam a diferenciar um do outro é o tamanho, com os tucanos, geralmente, sendo bem maiores.

Também existe outro ponto que mostra o quanto essas duas aves são distintas, que é em relação à alimentação de cada uma. Os tucanos, por exemplo, são exímios apreciadores de frutos e sementes, que, por sinal, dispersam pelas matas onde vivem. Já os araçaris possuem uma dieta com predominância em vegetais, mais podem se alimentar também de insetos e outros pequenos animais (especialmente, os invertebrados).

No geral, outra diferença é que os tucanos se encontram mais ameaçados de extinção do que os araçaris, muito devido ao fato de que os tucanos são aves mais procurados por caçadores para serem vendidas como animais de estimação. E, muitos animais, no trajeto desse tráfico de animais, acaba morrendo, o que fez com que, ao longo dos anos, essas aves exóticas ficassem mais comprometidas do que os araçaris.

Araçari-Letrado: Curiosidades

Existem duas subespécies do chamado araçari-letrado, sendo que no alto Amazonas é onde encontrado a subespécies mais rara, o P. i. humboldti, cuja peculiaridade é possuir uma mandíbula quase que inteiramente preta, com, no máximo, um risco amarelado.

Araçari Letrado

Em termos de vocalizações, essa espécie de araçari também possui um jeito todo próprio de se comunicar com outros membros do bando, emitindo um som que em muito se assemelha ao mastim-pescador, sendo composto por estalos ou mesmo matraqueados estridentes.

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *