Home / Animais / Como Saber se Tem Pulga no Ambiente? Como Descobrir?

Como Saber se Tem Pulga no Ambiente? Como Descobrir?

Os cachorros estão junto com os seres humanos há milhares de anos, e é por isso que ele é considerado o melhor amigo do homem.

Desde sempre, os cachorros exercem diversas funções que auxiliam muito no cotidiano de quem o tem.

Existem cachorros de guarda, cachorro para guiar pessoas que são cegas, cachorros que são policiais, cachorros apenas para companhia, entre outros.

No passado, principalmente, os cachorros eram usados para transportas cargas e também para proteger ou caçar.

Com o passar do tempo, no entanto, os cachorros foram sendo substituídos por carros, trens, entre outros.

Com essa substituição, os cachorros começaram a ser domesticados e também passaram por várias modificações genéticas para possuírem certas características.

Atualmente, os cachorros vivem em nossas casas, no nosso quintal ou na nossa varanda, e são uma ótima companhia.

Ainda que alguns cachorros exerçam algumas funções, como de caça, guarda e guia, a maioria é apenas um grande amigo do homem.

Porém, os cachorros podem apresentar um problema que afeta milhares de casas ao redor do mundo: a pulga.

A pulga, além de ser um problema muito irritante para o cachorro, pode ficar em nossa casa, em nosso sofá ou cama sem que a gente perceba.

E, por isso, você está no lugar! Agora você vai descobrir como saber se tem pulga no ambiente, e vai conferir as melhores dicas para se livrar delas.

Como Saber se Há Pulgas na Casa

As pulgas são animais muito pequenos, traiçoeiros e também muitos chatos, pois causam irritação, coceira e estresse enorme nos bichos de estimação.

No entanto, nem sempre é possível ver onde elas estão, e isso acaba se tornando um problema muito grande de ser eliminado.

Porém, há algumas indicações de que há pulgas espalhadas pela sua casa, e assim você conseguirá eliminar elas.

A primeira indicação é encontrar na pele das pessoas que moram na casa coceira ou erupções cutâneas.

Humanos podem ser mordidos por pulgas, no entanto, por terem pouco pelo, é um problema um pouco menor.

Porém, essas mordidas podem causa coceira, vermelhidão, e até mesmo sangramento se forem coçadas de forma muito forte.

Lugares comuns que as pulgas atacam nos seres humanos são nas dobras da pele, como embaixo das axilas, peitos ou nas articulações, como cotovelo, joelho e no tornozelo.

Outra forma de verificar se há pulgas na casa é quando o seu cachorro acabou de passar por um tratamento antipulga e dias depois, mesmo sem sair da casa ou entrar em contato com outros cachorros, ele apareceu com pulgas novamente.

É muito provável que haja pulgas, pulpas e ovos desse inseto espalhados pela casa, pois essa é a única explicação cabível.

Por que Pulgas Ficam na Casa

É muito comum entre as pessoas o pensamento de que ter pulga no ambiente é uma indicação de má higiene.

No entanto, isso está totalmente errado, e para entender o motivo, é necessário verificar primeiro porque as pulgas ficam espalhadas pela casa.

O que acontece é que para os cachorros, ou qualquer outro animal de estimação que você que possa contrair pulgas, consiga se livrar das pulgas em seu corpo e pelo, eles coçam de tal maneira que algumas acabam pulando ou sendo expulsas desses animais.

Assim, se o cachorro costuma ficar dentro da casa, subir no sofá ou na cama, pode ser que você acabe encontrando algumas pulgas nesses locais.

E, ainda que você consiga ver uma pulga e eliminar de prontidão, o que não é possível ver são os ovos que tais pulgas colocam.

Esses ovos podem sobreviver durante meses, e então, mesmo que as pulgas do bichinho e do ambiente tenham sido eliminadas, logo novas irão surgir.

Então, o que é necessário fazer, é uma limpeza profunda, tanto das pulgas no seu animal e na sua casa, como dos seus ovos, por isso, vamos conferir algumas dicas para auxiliar nesse processo.

Tratamento

A primeira coisa a ser feita é procurar um veterinário de sua confiança para que ele possa receitar o melhor produto antipulga e anticarrapato.

Então, no mesmo dia da faxina em sua casa, é necessário seguir as recomendações para fazer o tratamento adequado no seu cachorro.

Para que você consiga fazer a limpeza em sua casa, é recomendável que o seu cachorro fique em um espaço liso e também que seja fácil de limpar.

Caso não seja possível deixar o seu cachorro em outro local para que a limpeza seja feita, verifique a possibilidade de deixar o cachorro com o veterinário.

Pulgas Tratamento

Antes de deixar o cachorro entrar na casa novamente, verifique com cuidado se as pulgas e carrapatos saíram completamente do seu corpo.

Verifique também se todos os cantos onde o seu cachorro costuma ficar em sua casa foram limpos com sucesso.

Assim, evita-se que o cachorro ou então a casa seja infectada novamente com pulgas que não foram exterminadas com sucesso.

Uso de Equipamentos e Pesticidas

Um dos melhores equipamentos que você pode ter em sua casa quando há um cachorro morando com você, é um aspirador de pó bom e potente.

Faça aspiração da sua casa de forma diária, principalmente nos locais mais difíceis de limpar, como carpetes, tapetes, móveis, camas, sofás, entre outros.

Os casulos de pulgas, que também é conhecido como pupas, são eliminadas de forma mais fácil e eficaz quando se utiliza um aspirador de pó.

Outro equipamento essencial para acabar com o terror das pulgas é a máquina de lavar, é claro. Com ela, lave todos os lençóis, capas de almofadas, ou qualquer outro tecido onde o seu cachorro possa ter tido contato.

É recomendável utilizar o ciclo de água mais quente da sua máquina, assim as pulgas conseguem ser mortas com sucesso.

Outro fator muito importante é que todos os tecidos, até mesmo roupas, barracas de acampamentos, toalhas e afins passem por esse processo.

Por fim, é ideal que seja utilizado pesticidas, pois eles são capazes de matar pulgas e carrapatos que são adultos.

Quando o pesticida for aplicado em sua casa, não é recomendado que outras pessoas como crianças estejam no ambiente.

E então o que você achou do conteúdo? Você possui alguma dica que esquecemos de colocar aqui? Não esqueça de deixar nos comentários abaixo!

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *