Home / Animais / Como Prevenir o Aparecimento de Baratas?

Como Prevenir o Aparecimento de Baratas?

As baratas são insetos sujos, asquerosos e que propiciam sensações muito ruins para a grande maioria das pessoas.

Dessa forma, as baratas são visitantes sempre indesejados nas casas de todo o Brasil, já que o surgimento de baratas é um sinal claro de sujeira ou, no melhor dos casos, de que há muita umidade na casa. Isso porque as baratas são verdadeiras fãs de sujeira, já que usam o lixo para se alimentar e, ademais, também gostam muito da umidade, pois em ambientes úmidos as baratas são capazes de viver de forma bastante abundante.

Assim, a principal forma de expulsar as baratas do seu lar e impedir que esse inseto volte a atacar é manter um ambiente limpo, claro, sem excesso de sujeira ou acúmulo de coisas, por exemplo. Além disso, é bastante importante, assim, que a casa não tenha pontos de umidade em excesso.

Como Evitar as Baratas

Todas essas dicas são muito importantes para manter as baratas afastadas, já que esse inseto precisa de condições muito específicas de ambiente para sobreviver.

Dessa forma, as baratas podem sem afastadas, em geral, apenas com uma boa estrutura e a partir de padrões claros de limpeza, já que assim o inseto não estará em um local ao seu gosto e, naturalmente, deixará o ambiente o mais rápido possível.

Porém, há casos em que as baratas estão em grande número ou, então, já se estabeleceram na sua casa de forma muito ampla, o que dificulta o trabalho de expulsão. Nesses casos em que o inseto já se sente em casa no seu lar, havendo ninhos e novos filhotes, as coisas podem se tornar um pouco mais perigosas.

Como Evitar as Baratas

Contudo, para a alegria de quem pretende expulsar as baratas de casa, ainda assim há maneiras de tirar as baratinhas sem precisar demolir a casa inteira, já que há alguns truques a fazer para evitar que as baratas sequer cheguem ao seu lar.

Veja abaixo algumas dicas de como evitar baratas, fazendo com que a sua casa se torne um ambiente inadequado para esse tipo de inseto.

Limpeza é o Primeiro Passo

A limpeza é o primeiro passo para evitar que as baratas se proliferem e se multipliquem de maneira rápida na sua casa.

Dessa forma, um ambiente limpo jamais será bem visto pelas baratas, já que o típico ambiente de ninho de uma barata envolve lugares sujos, com cheiros muito ruins e, o mais importante para elas, restos de matéria orgânica que sejam capazes de servir como boas fontes de alimento.

Assim, as baratas buscam sempre aqueles lugares em que há muita oferta de matéria orgânica, já que toda a alimentação desse inseto passa por uma oferta interessante de comida, pois as baratas são péssimas caçadoras de alimentos e, dessa forma, precisam de ambientes muito favoráveis para sobreviver.

Portanto, o primeiro passo para evitar as baratas, então, é a limpeza adequada. Isso inclui manter a limpeza de toda a casa, sem deixar restos de alimentos perdidos pelo chão, cestos de lixo cheios à noite, acúmulo de coisas ou objetos em cantos da casa, etc.

Pois, além de toda a questão do gosto por ambientes sujos, que proporcionam às baratas o seu alimento, há ainda a questão de que as baratas sobrevivem melhor quando estão protegidas pelo acúmulo de objetos. Assim, aquele quartinho velho, onde se guarda os itens mais antigos da casa, sendo alguns até mesmo já inúteis, é um ótimo local para que as baratas comecem a construir a sua morada.

Isso porque os itens servem como uma parede de proteção para as baratas contra insetos maiores ou animais, além de impedir que as pessoas as vejam de forma clara. Portanto, trate de dar um jeito na arrumação do seu quartinho de objetos antigos.

Não Deixe Umidade Acumulada

A umidade é um prato cheio para as baratas, assim como é, também, para os ratos. Dessa forma, o mais indicado é que a pessoa não deixe a umidade tomar conta da sua casa, pois desse jeito as baratas aparecerão de forma rápida e violenta.

Logo, não deixa vazamentos ou concentrações de água, além de resolver o mais rápido possível as infiltrações caseiras que, como todos sabem, sempre acontecem em algum momento de qualquer casa.

Por mais que nem todos saibam, há um motivo muito importante que diz o porquê de as baratas gostarem tanto de água. Isso acontece pelo fato de que as baratas são capazes de sobreviver por até meses inteiros sem comida, apenas se alimentando de restos ocasionais, mas não são capazes de passar nem alguns dias sem água.

Por esse motivo as baratas são tão comuns em redes de esgoto e encanamento, por exemplo. Assim, como a água é tudo para as baratas, acabar com a oferta de água é um primeiro passo para evitar que esse tipo de inseto habite a sua casa.

Procure Por Profissionais

Em último caso, se as baratas já estiverem com o domínio da sua casa, há sempre a possibilidade de entrar em contato com profissionais para acabar com o inseto.

Por mais que não seja tão comum que as baratas obriguem os donos da casa a sair para que seja feita uma dedetização, por vezes o crescimento das baratas se torna tão rápido e instantâneo que fica difícil matar esse inseto sozinho, sem a ajuda dos profissionais.

O caso acontece mais em casas que não são habitadas por pessoas, já que as baratas se sentem mais livres para transitar nessas casas, que muitas vezes têm vazamentos ou até mesmo pilhas e mais pilhas de itens abandonados. Nesse cenário perfeito, as baratas aproveitam para construir ninhos e se desenvolver de maneira plena, algo que dificulta em muito o trabalho posterior de expulsão desse inseto.

Dessa forma, as baratas devem ser tratadas sempre de maneira enérgica, sem dar a chance de o inseto se propagar com tranquilidade. Isso porque, depois que as baratas já estão instaladas, se torna muito ais difícil fazer qualquer coisa para evitar a sua proliferação. Nesses casos extremos, portanto, o mais indicado é entrar em contato com profissionais do setor para expulsar os insetos.

Veja também

Chihuahuas

Qual é a Menor Raça de Cachorro do Mundo?

Não é a toa que os cães são considerados os maiores amigos dos homens. Não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *