Home / Animais / Como Limpar Fezes de Cachorro? Quais Produtos? Como Fazer?

Como Limpar Fezes de Cachorro? Quais Produtos? Como Fazer?

Limpar fezes de cachorro podem não ser o mais fascinante dos tópicos, mas, há uma lista de doenças que podem ser transmitidas de cães para seres humanos através da via fecal e oral, por esse motivo, alguns cuidados devem ser tomados no manuseio ou na coleta de fezes de cães.

Transmissão de Zoonoses

As doenças zoonóticas que podemos obter das fezes de cães contaminados incluem Salmonella, Campylobacter , Giardia, vermes redondos e potencialmente ancilostomídeos . Os animais de estimação podem estar carregando essas doenças – como a Salmonella – sem se tornarem doentes, por isso é importante tratar cada um dos movimentos intestinais do seu cão da maneira mais cuidadosa possível.

Doenças à parte, como dono de um animal de estimação, é interessante  aprender como tirar essas marcas de acidente do tapete ou de outros tecidos.

Como  limpar as fezes do  cachorro vai depender de onde o acidente realmente ocorre. Em geral, as seguintes sugestões aprovadas por especialistas para recolher fezes ajudam a garantir que toda a matéria fecal seja descartada adequadamente:

Fezes Ao Ar Livre

Cachorro Fazendo Fezes ao Ar Livre
Cachorro Fazendo Fezes ao Ar Livre

Uma limpeza ao ar livre é o melhor cenário para todos os envolvidos, mas isso ainda significa que você deve ser cuidadoso ao remover as fezes. Se for possível, estimule que o cão defeque  na areia ou na grama, já que é o mais fácil de limpar e a ameaça de doenças transmitidas é diminuída.

Se na areia ou grama, use um saco plástico grosso para cobrir as fezes e prendê-lo, em seguida, vire o saco de dentro para fora imediatamente, prendendo as fezes no saco.  Amarre a extremidade aberta da bolsa e descarte-a em uma lixeira o mais rápido possível. Algumas bolsas ainda têm recursos adicionais que fornecem proteção como camadas duplas na ponta em contato com as fezes, e fechamento de cordas.

Fezes Na Calçada

Fezes Na Calçada
Fezes Na Calçada

É claro que areia ou grama nem sempre estão prontamente disponíveis para fins de cocô, então se o cão defecar  em outro tipo de superfície (cascalho ou asfalto, por exemplo), e é uma área freqüentada por pessoas (especialmente crianças), remova as fezes da mesma maneira que acima e considere lavar a superfície com água e alvejante diluído, se possível, para matar qualquer bactéria ou protozoário , e depois esfregar a área com uma escova de metal. Se estiver em uma área aberta, no entanto – como no meio de uma rua movimentada – remova o cocô de cachorro, mas provavelmente não é necessário esfregar com alvejante, pois as bactérias eventualmente morrerão sozinhas sem o risco potencial de ser tocadas por pessoas.

Fezes Dentro de Casa

Limpar fezes de cachorro no carpete ou no sofá é um desafio, mas nem tudo está perdido. Se o cão estiver com diarreia  sugere-se  tirar o máximo possível das fezes e depois secá-lo durante a noite.  No dia seguinte, limpe de novo.  Em seguida, use uma solução de 2-3 gotas de detergente, 100 ml. de vinagre branco e 500 ml. de agua. Despeje a solução diretamente sobre a mancha e deixe-a descansar por três minutos antes de colocar uma toalha dobrada na parte superior e secar conforme necessário.  Talvez seja necessário repetir a solução outra vez para garantir que o cheiro seja totalmente eliminado.

Fezes de Cachorro Dentro de Casa
Fezes de Cachorro Dentro de Casa

Limpar fezes mais consistentes sugere-se usar uma solução de vinagre branco e água misturada meio a meio, depois de retirar as fezes e limpar a área, para evitar que a mancha não se torne marrom ao secar, além de matar o germe por causa da ação do vinagre. Finalmente, quando a bagunça estiver limpa, a aplicação de um spray desodorizante aplicado com moderação vai fazer retornar o aroma agradável.

Fezes Agarrada no Pelo

Deve-se administrar um banho com água morna e xampu para cães, ou um shampoo para bebes. A maior parte da área de bactérias é morta com sabão e água morna. É imprescindível o uso de luvas – como luvas de lavar louça, por exemplo –  é uma precaução absolutamente necessária.

Controle Fisiológico

Cães saudáveis ​​e limpos produzem fezes saudáveis ​​e formadas, que são mais seguras e fáceis de limpar.  A melhor maneira de reduzir qualquer risco de limpar as fezes de seu cachorro é alimentá-lo com uma dieta de alta qualidade que não seja contaminada, para manter seu cão em boa saúde e monitorar sua consistência fecal.

Muitos donos de cães provavelmente acham que coletar as fezes de cachorro é um mal necessário, mas limpar suas sobras não é uma perspectiva divertida. Apesar do constrangimento e do cheiro de pegar o rejeito do seu cão, limpá-lo é um componente importante para manter todo o ambiente limpo – não apenas o seu quintal. Precisa ser feito, no entanto, para proteger seus cães, seus filhos e você mesmo da bagunça e doenças que podem acompanhá-lo.

Como Adestrar seu Cão

É preciso usar uma coleira para direcionar o seu cão para o local adequado para defecar.  Além disso, certifique-se de ter em mãos uma oferta de guloseimas especiais especificamente para treinar seu cão.  Tenha sua área de cocô designada já planejada e decidida antes de começar este treinamento, para que você não confunda seu cão alterando os espaços no meio do treinamento. Se você está treinando um novo filhote, isso pode levar até seis semanas para treinar seu cão. No entanto, parte do processo de treinamento da casa incluirá o uso deste espaço designado especificamente para ir ao banheiro;

Depois de ter escolhido o seu local de cocô designado para o seu cão, coloque uma colher de cocô do seu cão naquele local e deixe-o na área. Certifique-se de que outras áreas do seu quintal ou o espaço onde o seu cão irá freqüentar para brincar estejam limpas de urina e cocô;  Leve o seu cão para o local em que você deixou o cocô e use-o como “vá ao banheiro”.

Se o seu cão começar a farejar, recompense-o com elogios, repetindo o comando “ir ao banheiro”. Evite deixar seu cão brincar nesta área e evite deixar seu cão entrar em outras áreas até que ele tenha feito cocô. Com o cheiro do cocô que você deixou na área, seu cão deve começar a farejar com interesse e potencialmente cocô lá também.

Veja também

Quais São os Sintomas da Doença do Carrapato?

Carrapatos, um parasita amplamente distribuído em muitos ambientes naturais e com o qual os caminhantes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *