Home / Animais / Como Ensinar o Cachorro a Ficar no Quintal?

Como Ensinar o Cachorro a Ficar no Quintal?

Os cães tendem a ser bastante importantes na vida das pessoas. Dessa maneira, há muitos donos que desejam ensinar os cachorros a executar algum tipo de tarefa. Adestrar o animal, na realidade, é algo que acontece já há centenas de anos e sempre ganha novas ferramentas. No passado, os cachorros eram mais usados para a caça e, dessa maneira, se viam treinados a caçar. Assim, aquela era uma maneira de adestrar o cãozinho para fazer o desejado.

Ainda no passado, os cachorros poderiam ser treinados para guiar o gado ou as ovelhas. O grande ponto é que o treino já existia, mas apenas com objetivos diferentes. Pois atualmente as pessoas querem que o cachorro faça coisas mais simples, como aprender a fazer cocô no local correto ou, então, parar de roer os móveis da casa.

Todavia, para fazer isso é preciso ter as técnicas corretas de adestramento. Muitos querem que o cão aprenda a ficar no quintal, por exemplo, mas não sabem como fazê-lo. Embora isso pareça simples, algumas informações podem ajudar muito no processo. Veja abaixo as principais formas de fazer com que o seu cão aprenda a se manter no quintal quando ordenado.

Ensinando o Cachorro a Ficar no Quintal

Ensinar o cachorro a ficar no quintal é um processo que parece simples e realmente não possui tantas complexidades. Porém, vale conhecer as principais formas de fazer isso para trilhar o caminho adequado. No caso, uma dessas envolve ensinar o cachorro a ficar parado. Não necessariamente no quintal, mas em um local específico. Para tal, coloque o cão sentado e mande-o “ficar”.

Caso ele saia, o repreenda e mande-o ficar novamente. Pode ser que o o cão demore um pouco a assimilar a ordem, mas ao longo dos dias você poderá ver a evolução. Algo importante é nunca treinar mais de 10 minutos por dia, pois a atenção do cachorro será perdida caso você tente prolongar a sessão de adestramento.

Cachorro no Quintal

Quando o animal fizer o procedimento correto, permanecendo sentado quando você ordena, trate de oferecer um biscoito para cachorros ou qualquer outro tipo de petisco. Caso o objetivo seja treinar o cachorro para ficar no quintal, basta fazer todo o processo no lado de fora da casa, impedindo que o animal possa entrar. Você verá que, com o tempo, o cão fará tudo o que você deseja.

Ensinando o Cachorro a Defecar no Local Certo

Ensinar um cachorro a fazer cocô no local adequado pode ser uma tarefa dura. Nesse sentido, é bastante positivo que você tenha paciência e saiba que o animal não quer gerar estresse em você. Antes de tudo, escolha um cantinho para o cachorro defecar. O objetivo é fazer com que o animal passe e realizar suas necessidades fisiológicas ali.

Coloque alguns jornais no local que deseja vê-lo defecar, pois essa é uma forma de o cão entender o que fazer. Caso o animal faça cocô no local indicado, você deve dar parabéns a ele, se possível com um petisco. Essa é uma forma de criar uma rotina positiva com o animal, para que ele possa entender onde defecar.

Caso o cão faça cocô no lugar errado, brigue com ele e mostre que aquilo foi errado. Faça esse procedimento até que o seu cachorro já seja capaz de entender ao certo onde deve defecar e onde não pode fazê-lo. Seguindo tudo corretamente, é provável que você tenha muito sucesso naquilo que pretende. Lembre-se de que a repetição é parte essencial de qualquer processo de aprendizagem, então a paciência deve acompanhar quem deseja adestrar um cão.

Fazendo o Cachorro Sentar

Fazer o cachorro sentar pode parecer a coisa mais simples do mundo, mas até para isso há uma técnica. A melhor maneira de fazê-lo é ter um petisco nas mãos, de forma a incentivar o seu animal a desejar fazer o treinamento. Coloque o petisco acima da cabeça do cachorro e diga “senta”. Assim que ele sentar, dê a comida e parabenize o animal. Se ele demorar a sentar, não dê o petisco.

Sempre se lembre de dar a ordem “senta”, pois esse é o comando que, no futuro, fará com que o cachorro possa se sentar ao ouvir a ordem. Outras técnicas podem ser usas para ajudar os cachorros no processo de aprender novos truques, tal como sentar, deitar ou dar a patinha.

O importante é que você escolha uma delas e a siga de maneira intensa, se fugir daquilo que foi proposto. Ao fazer isso, com repetições em curtos espaços de tempo, você poderá criar um cenário ideal para que o animal realmente aprenda todo o necessário. Lembre-se, você deve ter a atenção do cachorro ao fazer o treino, então não o faça logo depois de dar comida a ele ou de brincar. Escolha o momento certo.

Reforço Positivo e Negativo

Ao adestrar um animal, pode-se optar pelo reforço negativo ou, então, pelo reforço positivo. O negativo, basicamente, envolve brigar muito com o animal quando ele fizer aquilo que não deve. Se o treino for para sentar, por exemplo, você deverá brigar com o cachorro que permanecer de pé. Já se o treinamento for voltado para dar a patinha, você deve repreender o animal sempre que ele não cumprir o desejado. Esse tipo de adestramento pode mexer muito com o sistema emocional do cachorro, mas costuma ser mais eficiente no curto prazo.

Porém, pelos riscos de traumas emocionais, o mais comum é optar pelo reforço positivo. Nele, o animal ganha presentes, petiscos, carinho e muita festa ao fazer o que deve. Se o treino for de sentar o cão fizer tudo corretamente, ele receberá carinho e comida. Já se o treino for de ficar parado e ele realmente não te seguir, também ganhará mais petiscos.

Esse tipo de adestramento tende a ser mais comum, sobretudo quando o dono é quem treina o animal. Ademais, esse treino tende a funcionar mais para o longo prazo, não sendo uma opção tão rápida. Todavia, fazendo tudo de maneira correta, é provável que você veja os frutos consistentes do seu trabalho em um espaço de tempo considerável.

Veja também

Cachorro Passando a Pata no Rosto e no Focinho: o Que Fazer?

Você é capaz de analisar como seu cachorro está se comportando? Algumas condutas podem indicar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *