Home / Animais / Como Criar Filhotes de Pavões?

Como Criar Filhotes de Pavões?

Os pavões são mantidos em jardins e parques por humanos há séculos. Existem três espécies diferentes de pavão: o pavão azul ou indiano (pavo cristatus), o pavão verde ou java (pavo muticus), e o pavão do congo (afropavo congensis). Começar a criação por filhotes é, como em todas as espécies, mais recomendadas porque o vínculo e interação entre o animal e seu dono ficam mais fortes. Além disso, os riscos com instintos violentos do animal em cativeiro é significativamente menos quando adquirido ainda filhotinho.

Criação de Pavões
Criação de Pavões

Como todos os animais, a criação dos pavões requerem cuidados específicos se você quiser que eles permaneçam saudáveis e felizes. Independentemente de qual espécie será seu favorito, neste artigo vamos passar por algumas orientações e dicas que você deve considerar se quiser manter os pavões como animais de estimação.

Os Pavões de Java Como Animais de Estimação

Os pavões verdes ou de java são nativos do sudeste da Ásia, incluindo a ilha de Java. É reconhecível por suas penas verde claro, azul e bronze; ao contrário do pavão azul, os pavões verdes masculinos e femininos parecem bastante semelhantes. O pavão verde selvagem vive em florestas tropicais e, como espécie, não responde bem ao frio; portanto, recomendamos muito cuidado e consideração antes de pesquisar como adotar um.

Esta espécie pode ser mais agressiva que o pavão azul, e no cativeiro, os machos devem ser mantidos separados por causa de suas esporas de combate. Devido à destruição do habitat, o pavão verde é uma espécie em extinção.

Como tal, não recomendamos mantê-los como animais de estimação. Na verdade, você deve verificar a legislação de sua região para garantir que você não esteja participando do comércio ilegal de animais.

Os Pavões Indianos Como Animais de Estimação

O pavão azul ou indiano pode ser visto em todo o mundo, tendo sido introduzido em muitos países para decorar parques e jardins. Este pavão tem suas origens no subcontinente indiano e é a ave nacional da Índia. Se você quiser manter os pavões indianos como animais de estimação, esta é a espécie recomendável. O pavão azul se adapta em regiões diversas e é mais manso e menos agressivo que seu primo de java.

Os pavões azuis têm cerca de um metro de comprimento e os machos têm uma cauda longa que pode superar os dois metros. Ambos os sexos têm cristas, sendo o da fêmea marrom, enquanto o do macho é azul esverdeado. Existem variações nas cores do pavão indiano ou azul, incluindo uma rara variedade branca.

Os Pavões do Congo como Animais de Estimação

Encontrado nas florestas tropicais da República Democrática do Congo, esse pavão está em iminente extinção devido a caça excessiva e destruição de habitats (mineração, agricultura, extração de madeira).

Pouco se sabe sobre o pavão do Congo. Só há apenas cerca de 5000 espécies com continuada reprodução em cativeiro controlado por zoólogos autorizados. Como tal, não recomendamos mantê-los como animais de estimação. Na verdade, você deve verificar a legislação de sua região para garantir que você não esteja participando do comércio ilegal de animais.

Um lugar Seguro Para o Pavão

Coiotes, cães e raposas são a principal preocupação das pessoas que mantêm pavões em sua propriedade. Casas na árvore são a melhor ideia se você quiser proteger esses animais dos predadores. Pavão requer uma área grande para forragear, então você precisará fornecer muito espaço se você quiser manter os pavões como animais de estimação.

Um mínimo de 25 metros quadrados por ave é o ideal para prevenir doenças, brigas ou ferimentos nas aves. Para um pavão macho,você precisa de uma cobertura alta o suficiente para que ele exiba o trem (a cauda) sem danos ou ferimentos. Os pavões domésticos devem ser áreas com telhados de, pelo menos, 2,5 metros de altura ou mais, facilitando o voo e o abanar da cauda com facilidade. O grito alto e estridente do pavão pode incomodar os vizinhos (nem pense em criar pavões em vilas ou apartamentos).

O melhor lugar para manter pavões é em um abrigo de madeira, como celeiros ou galpões. A área de repouso ou nidificação deve ter luz de aquecimento e um colchão de palha. Condições enlameadas ou molhadas podem fazer com que as penas da cauda quebrem ou até causem doenças.

Um galinheiro também é uma boa ideia, embora deva tomar cuidado para proteger a galinha e os ovos. Um galinheiro pode manter os pavões a salvo dos predadores e garantir sua liberdade também. A área inteira deve ser protegida não apenas contra predadores, mas também contra pragas menores.

Temperatura Ambiente e Alimentação

Pavões são criaturas que podem resistir a temperaturas extremas, desde o calor indiano até as temperaturas baixas do sul brasileiro. No entanto, certifique-se de proteger seu pavão de estimação do frio extremo, especialmente se ele foi criado em um clima tropical.

Se começou criando filhotinhos, procure mantê-los em uma área aquecida durante 4 ou 6 semanas após a eclosão. Mantenha a temperatura acima de 35ºC e a temperatura mais baixa em no mínimo 2ºC a cada semana. Verifique a linguagem corporal do seu filhote de pavão para discernir se estão confortáveis.

Mantenha sempre água fresca para o seu pavão. Pode ser com um recipiente pendurado em um poleiro, desde que seja baixo o suficiente para eles alcançarem. Para filhotes, use calhas mais rasas para evitar o afogamento acidental. Para a comida do pavão, use pratos pendurados para evitar que os ratos comam o grão.

O pavão adulto deve ser alimentado com dois punhados de grãos misturados todos os dias. Procure rações específicas para a espécie. Você também pode usar restos de aves de caça, como rações para perus, frangos ou faisões, misturando a metade ou dois terços dessa variedade em sua ração específica.

5 a 10% da dieta de um pavão doméstico deve ser amendoim ou sementes de girassol. Complemente esta dieta com vegetais verdes como repolho e couve, e pode dar também pãezinhos ou frutas como um deleite. Nunca dê ossos ao pavão, pois eles podem sufocar. Use terra diatomácea com a comida ou um produto herbário para obter melhores resultados na qualidade de sua saúde.

Sugerimos que tenha uma atenção especial com a alimentação dos pavões especialmente a noite. Essas aves podem ser aventureiras e, se não quiser correr o risco de perdê-las por aí, deixe comida suficiente pra seu pavão antes de você ir dormir. A alimentação insuficiente é um problema que pode levar os pavões a procurar comida em outro lugar e alarmar os vizinhos, por isso certifique-se de que seu pássaro esteja bem alimentado.

Os filhotes de pavões devem ficar pelo menos dois meses com a mãe, mas se você estiver criando filhotes órfãos, pode usar fórmulas de passarinhos. Sua dieta deve ser rica em proteínas por pelo menos três meses; à medida que envelhecem, o conteúdo de proteína deve ser diminuído ou o pavãozinho de estimação pode desenvolver problemas nas pernas.

Atenção Especial ao Filhote e a Saúde em Geral

Cuidar de pavõezinhos de estimação é semelhante a cuidar de pintinhos. Os filhotinhos de pavão devem ser colocados em uma chocadeira até que suas penas apareçam. Use um abrigo coberto e garanta que os filhotes não sejam misturados aos adultos até amadurecerem. Os filhotes de pavões também precisam ter acesso a alimentos e água limpa.

Cuidados com a saúde são muito importantes quando você adota um pavão de estimação e é essencial prevenir doenças comuns. Você terá que combater parasitas em seu pavão uma vez a cada dois meses. Oriente-se com especialistas em sua região.

Verifique se há parasitas externos, como piolhos ou ácaros. Pavões tendem a sofrer de infecções causadas por organismos unicelulares de protozoários, como coccidiose, histomonose e leucocitozoonose. Algumas infecções afetam os glóbulos brancos, o que pode causar anemia.

Não existe um calendário de vacinas estabelecido para os pavões, já que eles não são animais de estimação populares ou animais de fazenda comuns. A varíola aviária é uma preocupação, assim como a doença do cravo. Sempre pergunte ao seu veterinário para obter conselhos sobre como prevenir e tratar doenças.

Como vimos, você pode manter pavões como animais de estimação, desde que verifique rotineiramente todos os aspectos de seus cuidados, desde o estado da penugem e das penas até a digestão. Você deve garantir que seu pavão de estimação continue sendo um pássaro saudável e feliz de dentro para fora.

Veja também

Tipos De Abelhas Sem Ferrão

Você possui algum tipo de alergia? É provável que você possua pelo menos uma, mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *